Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Em Foco
  4. /
  5. Michelin pega carona nos lançamentos de SUVs compactos e apresenta pneu de uso misto

Michelin pega carona nos lançamentos de SUVs compactos e apresenta pneu de uso misto

LTX Force é o mais importante lançamento da fabricante em 2015 e garante melhor frenagem e estabilidade em piso molhado

Vinícius Montoia
15 de junho de 2015

Os concorrentes utilizados para comparação foram das marcas Bridgestone, Goodyear e Pirelli

Pneu LTX Force

As novidades na linha de SUVs compactos estão agitando o mercado nacional, com o lançamento de Renault Duster, Jeep Renegade e Peugeot 2008. É pensando nesse público crescente que a Michelin resolveu lançar um pneu apropriado para o condutor que vive na cidade durante a semana, mas que não dispensa uma aventura leve durante os dias de folga, encarando trechos sem asfalto com o próprio carro. Segundo a fabricante, esse é o seu lançamento mais importante para o ano de 2015. Para apresentação do produto foi organizado um evento para coincidir com a Semana Internacional de Segurança no Trânsito, promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas), de 3 a 9 de maio, em Buenos Aires, na Argentina. Lá, pudemos conversar com os dirigentes da marca e entender um pouco mais sobre o mercado de utilitários do segmento B.

De acordo com Anoildo Mattos, gerente de marketing da Michelin, os países da América do Sul apresentaram crescimento do agronegócio nos últimos anos e eles já somam 30% do PIB do continente. Com a saturação da vida na cidade, muitas pessoas buscam refúgio no campo: “É nesse espaço que se vê a necessidade de ter um pneu de uso misto, o que traz maior mobilidade para quem trafega tanto na cidade quanto em estradas de terra”, argumenta o gerente.

Os concorrentes utilizados para comparação foram das marcas Bridgestone, Goodyear e PirelliSegundo Ruy Ferreira, diretor comercial de pneus de passeio e caminhonete da Michelin América do Sul, “esta demanda foi impulsionada por sua versatilidade, ou seja, por estes tipos de veículos serem fortes, robustos e adaptáveis a qualquer tipo de terreno”. Anoildo Mattos completa: “até 2018, após conversas com as montadoras, teremos lançamento de 18 carros de passeio (Crossovers) que vão precisar desse tipo de pneu e mais 30 caminhonetes e SUVs. Aproximadamente 50% das vendas de SUVs no Brasil são de versões aventureiras”. O gerente de marketing ressaltou a importância do reparador no momento de apresentar o melhor produto ao consumidor: “É importante que o reparador saiba para qual utilização será esse pneu. Muitas vezes o proprietário tem no seu carro pneus de utilização apenas para situações de pista pavimentada, pois muitos carros saem de fábrica com esses pneus. Para o dono do carro que tem um tipo de estilo de vida que vai buscar lazer fora da cidade, um pneu desse não vai atender à suas necessidades. Quando o reparador conhece o cliente, ele pode orientar o consumidor a comprar o pneu mais adequado para o carro.”

Ao lado, tecnologia Compactread, que reforça os blocos de borracha, evitando a deformação no momento da frenagemO pneu foi desenvolvido trazendo todo o conhecimento que a marca adquiriu em competições que participa, como o Rally Dakar e Rali WRC (World Rally Championship) calçando os veículos de algumas escuderias. Graças a isso o pneu tem sulcos que avançam nas suas laterais, reforçando-o, proporcionando maior robustez e tração. A tecnologia Compactread é a responsável por tais características, pois ela contém reforço entre os blocos de borracha que minimizam a deformação, aumentando a área de contato com o solo e maximizando a aderência no molhado. Assim, o Michelin LTX Force dura 35% mais que a média dos concorrentes.

Além disso, a Michelin comprovou que seu pneu consegue frear até dois metros antes que a média dos concorrentes em piso molhado: “Os testes realizados foram feitos com pneus com o mesmo tipo de utilização (mista) e os concorrentes foram Bridgestone, Pirelli e Goodyear”, disse Anoildo Mattos. Em situações de aquaplanagem em curva o pneu também se mostrou mais eficiente. Para tal, a marca disponibilizou duas picapes Toyota Hilux para o teste. Uma estava equipada com pneus LTX Force e a outra com pneus Goodyear.

Os testes certificados pelos institutos Dekra e TÜV SÜD utilizaram pneus na dimensão 265/70 R16 112T. Confira os gráficos abaixo:

O LTX Force dura 35% mais que os concorrentes Pirelli Scorpion ATR e Goodyear Wrangler Adventure. Teste certificado pelo instituto Dekra

Segundo o Instituto TÜV SÜD Automotive, o pneu da Michelin freia dois metros antes que os produtos da concorrência em piso molhado de 80 km/h a 0 km/h

Em aquaplanagem o LTX Force fornece 66% mais controle que os concorrentes. O teste foi feito medindo a potência de aderência lateral (integração de aceleração lateral em função da velocidade) sobre piso molhado com 7 mm de água, em curva de raio de 100 metros

NA PRÁTICA
A Michelin nos convidou para comprovar as qualidades do novo pneu no Autódromo Roberto José Mouras, próximo a Buenos Aires, na Argentina. Havia uma pista molhada com 1 mm de água para demonstrar a frenagem nessas condições com uma VW Amarok cabine simples. Primeiramente foram feitas as frenagens com o pneumático Bridgestone e depois foi feita a troca dos quatro pneus para o LTX Force, para que se estabelecesse uma comparação utilizando a mesma picape. Confira os números de 80 km/h a 5 km/h na tabela ao lado:

Com isso é possível perceber que em situações de risco o pneu Michelin consegue ser, na média, 2,8 metros mais eficiente que o Bridgestone.

Já para medir a aquaplanagem em curva, diferentemente do que é comum de se ver em testes (na reta), a pista foi molhada e criou-se uma camada de 7mm de água. A curva com raio de 100 metros foi pintada para dar referência de como o pneu Michelin conseguia fazer a curva a 80 km/h sem perder o contato com o solo, enquanto que o pneu Goodyear perdia o contato e quase saia da pista.

Para avaliação do pneu a Michelin escolheu um trecho de terra com pouco grau de dificuldade

As duas Toyota Hilux utilizadas para essa prova eram aparentemente idênticas e os pneus estavam em boas condições de uso, conforme pudemos verificar. Os pilotos trocavam de carro, para não se ter a impressão de que um foi treinado para fazer o veículo sair da pista e o outro não. Além disso, a velocidade era a mesma: 80 km/h para os dois carros.

A empresa não programou os testes em pista seca pois, segundo Flávio Santana, engenheiro e gerente de produtos da Michelin para América do Sul, o LTX Force permanece na média de eficiência dos concorrentes. Normalmente, pneus mistos proporcionam mais ruído do que pneus apenas para uso urbano, por conta dos sulcos maiores. Perguntado sobre o barulho, Santana respondeu: “são 72 dB a 80 km/h quando se está fora do veículo. Ou seja, estamos na média do mercado”.

Os veículos que sairão de fábrica com o LTX Force no segundo semestre são: VW Amarok, Chevrolet S-10 e Trailblazer e Ford EcoSport

Os pneus começaram a ser vendidos no mês passado, mas em poucas aplicações: “serão quatro dimensões. Até o final do ano disponibilizaremos para o mercado 20 tamanhos, ou seja, 90% da oferta”, disse Anoildo Mattos. Das 26 medidas, 21 serão fabricadas no Brasil e cinco serão importadas da Tailândia. As larguras serão de 205 a 265/31. As séries de 60 a 80 e os aros de 15” a 18”. Quanto aos preços, a Michelin afirma que eles variam de acordo com região. Para as montadoras a novidade equipará, de fábrica, a VW Amarok, os Chevrolet S-10 e Trailblazer e o Ford EcoSport a partir do segundo semestre de 2015. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em Foco
Em Foco
ZF Aftermarket amplia portifólio e lança novos amortecedores de cabine SACHS para linha pesada.
Em Foco
Em Foco
Jovens brasileiros disputam vagas na WorldSkills, o maior campeonato de educação profissional do mundo
Em Foco
Em Foco
Ram 3500 e 1500 registram alta nos emplacamentos em agosto