Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Em Foco
  4. /
  5. Importância da homologação dos engates, multa pode chegar a 30 mil reais

Importância da homologação dos engates, multa pode chegar a 30 mil reais

Fiscalização é obrigatória desde julho de 2008, feita pelo IPEM-SP e dirigida a fabricantes, importadores, distribuidores e comércio varejista, sua homologação garante a resistência do produto à constante tração a que é submetido

Da Redação
13 de março de 2015

Os usuários de engate não são fiscalizados, mas devem atentar ao adquirir o acessório que possa suportar o peso do veículo rebocado.O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) por meio da Portaria nº. 215, homologa a obrigatoriedade da fiscalização do engate em sua comercialização, já que se trata de um acessório automotivo de esforço e tração. “Sua homologação é importante porque é justamente o que irá garantir que o produto resista à constante tração à qual é submetido e não colocará em risco os usuários ou terceiros durante a utilização do acessório”, explica Éder Rasso, gerente de engenharia de produtos da Engetran, marca do Grupo Cequent. 

A fiscalização é obrigatória desde julho de 2008, é feita pelo IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), o valor das multas depende de fatores como índice de irregularidade, reincidência, porte da empresa ou tipo de irregularidade, mas pode variar entre R$ 800 a R$ 30 mil. Cada caso passa por avaliação após a autuação. Desde 2009 já foram realizadas 62 ações fiscalizatórias pelo IPEM-SP, totalizando 14 autuações desde que a legislação entrou em vigor.

Os fabricantes de engates também passam por auditorias de processo realizadas pelo IPEM. “A auditoria, que é válida por 18 meses e passível de manutenção a cada seis meses, é importante para verificar se o processo de produção dos acessórios atenderá aos requisitos de projeto do produto e se está em conformidade com a portaria do INMETRO”, explica o gerente de engenharia de produtos da Engetran, cujo número de registro no Inmetro é 001. Apesar dos usuários de engate não serem fiscalizados, os mesmos devem se atentar ao adquirir o acessório. Engates sem homologação podem não resistir ao peso do veículo rebocado determinado pela CMT (Capacidade Máxima de Tração) de cada veículo e causar graves acidentes. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em Foco
Em Foco
ZF Aftermarket amplia portifólio e lança novos amortecedores de cabine SACHS para linha pesada.
Em Foco
Em Foco
Jovens brasileiros disputam vagas na WorldSkills, o maior campeonato de educação profissional do mundo
Em Foco
Em Foco
Ram 3500 e 1500 registram alta nos emplacamentos em agosto