Boa tarde pessoal!
Estou com um Gol G5 aqui na oficina que está queimando constantemente a resistência do eletroventilador. Já verifiquei fusíveis, testei relés, verifiquei a tensão que chega na resistência, e está tudo aparentemente ok. O detalhe é que ele também já trocou o motor do eletroventilador, suspeitando que pudesse ser um curto, mas a resistência continua queimando. Alguém já pegou esse tipo de defeito?
Respostas:
Verificou o resfriamento da mesma está funcionando, pois ela capta o ar forçado do próprio eletroventilador.
Olá,
Qual o ano e motorização desse Gol?
Verificou o módulo de acionamento do eletroventilador ( caso tenha ) ?
As peças que foram trocadas são as de correta aplicação para esse sistema e modelo do veículo?
Como disse o colega, verificou se a peça está bem fixada no defletor do radiador?
resizsoa noite amigo!
Siga as dicas dos colegas !
Me tire uma dúvida , queima o resistor ou queima os terminais de entrada do resistor?
Prezados, boa tarde!
Acredito ter descoberto o problema. As duas vezes que o cliente substituiu o eletroventilador, ele colocou outros já usados (comprou de ferro velho). Primeiramente vi aqui que o fusível "chapinha" de 40A que fica no conjunto de fusíveis no polo positivo da bateria estava queimado (interrompido). Substitui ele, coloquei um eletrovetilador novo e uma resistência nova de teste. Como o cliente alegou que a resistência ficava com aquecimento muito elevado, e coincidentemente chegou um FOX aqui com o mesmo sistema, medi a tensão de entrada e a temperatura que as resistências de ambos os carros, e constatei que estão normais. Resumindo, acredito que o segundo eletroventilador que ele colocou estava em curto, o que estava causando a queima do fusível e consequentemente, a queima da resistência. Respondendo as perguntas, verifiquei sim o módulo de acionamento, e a resistência estava sim bem fixada no defletor. Agradeço a ajuda de todos, e rezo para que seja só isso que eu estou imaginando. kkkk
valeu pelo retorno, qualquer novidade posta para nós ajudarmos a desvendar esse mistério, mas tomara que ocorra tudo bem!
Acredito que esse veículo não vai mais apresentar defeito.
Qualidade e correta aplicação de peças são imprescindíveis.
Agradecemos pelo retorno.
Abraço.