ao colocar a ponta de prova do multimetro na carcaça da ecu mostra 12v, nunca peguei algo deste tipo. algum companheiro pode me diser se e normal ou defeito.
Respostas:
amigo desde de ja obrigado pelo seu contato,bom vou explicar melhor. quando ligo aigniçao a caixa de aluminio da ecu , aparte externa fica energizada testado c om multimetro e todos os fios do conector da ecu referentes a massa estao mostrando positivo no multimetro e com caneta de polaridade, por isso que achei que nao e normal. este carro veio de tres oficinas e nao estava funcionando, ao começar a busca pelo defeito constatei bobina rachada e modulo de igniçao com defeito, continuei os testes e ao checar os fio correspondentes aos massa percebi que todos davao positivo sem escessao de nenhum. so descobri que a caixa de aluminio da ecu estava energisada porque a ponta de prova do multimetro esbarrou nela , ai encostei novamente e comprovei que realmente tinha 12 volts na parte externa. se puder me dar uma dica fico grato.
ME PARECE QUE HÁ FALTA TOTAL DE MASSA NA ECU, ISSO ACONTECE COM IGNIÇÃO LIGADA OU DESLIGADA, COM A ECU CONECTADA OU DESCONECTADA? SEM ELA ESTIVER CONECTADA, DESCONECTE E REFAÇA O TESTE DE MASSA!
vou faser este teste e entro em contato, muito obrigado e se precisar de alguma coisa tenho alguns materiais para compartilhar com companheiros.
amigo boa noite, fiz o teste do jeito que voce mandou, ecu desconectada e apresentou aterramento testando com caneta de polaridade, quando conecto a ecu perde aterramento e apresenta sinal de positivo. voce sabe me diser se embaixo do painel esiste algum fio de distribuiçao de aterramento?
so acontece quando esta conectada, desconectada mostra aterramento normal, amanha vou procurar embaixo do painel o aterramento principal . na sua opiniao pode ser falta total por isso vou verificar. se resolver ai entro en contato se nao resolver se me permitir faço mais algumas perguntas.