Ola colegas venho novamente relatar um probleminha que estou passando com uma s10 2.4 flex ano 2012 motor ecotec. Ha cerca de dois meses foi feito revisão neste veiculo, trocado velas, cabos de velas, filtro e limpeza dos injetores. Ate ai tudo certo veiculo funcionando perfeitamente.
O problema se iniciou apos mandarem lavar o veiculo, que chegou na oficina falhando e com excesso de combustível. Ao verificar as velas notei que uma vela estava quebrada, acredito que o curioso do lava jato foi mexer onde não deve e acabou quebrando a vela. Novamente substitui o jogo de velas ate então o veiculo passou a funcionar normalmente. No outro dia la vem o cliente relatando que o veiculo ficou com dificuldade de funcionar pela manha e ficava com forte cheiro de combustível.
Com o Scanner conectado observei que a relação ar/combustível (A/F) permanecia em 1.0 que acredito ser o correto para gasolina, ao desligar o veiculo mesmo quente e aguardando alguns instantes monitorando a relação ar/combustível ao ligar a chave novamente o A/F mudava para cerca de 0,38 ou 0,42, e apos o veiculo entrar em funcionamento esta relação ia mudando ate retornar novamente a 1.0. Retirei as duas sondas, que estavam bastante carbonizadas, efetuei limpeza e montei novamente, retirei os bicos injetores pra ver se algum estava gotejando, mais não estavam, gostaria da ajuda dos senhores para tentar resolver o problema, detalhe veiculo sem codigos de falha na memoria da uce.
Bomba de combustivel ok, pressão 4 bar, fusiveis todos ok, bicos ok (não gotejam e vazão igual) velas e cabos novos ngk, coloquei a sonda 1 nova pra teste mas ficou do mesmo jeito.
Respostas:
sondas com resistência ok, sendo alimentadas perfeitamente, tempo de injeção fica dentro da faixa normal, sem avarias no scaner
C:\fakepath\Screenshot_2014-10-31-16-35-19.png
colega ,vou te dar uma sugestão
você passou alguns valores ,1.0 0.38 0.42, estes valores não são AF
primeira coisa ai é saber realmente qual o valor de AF que o sistema esta trabalhando no momento
tipo 100% 50% 20% etc ou dependendo do scanner
13.4 11.4 9.0 OK
boa noite colega, posso te dar uma sugestão, verifique o modulo de injeção quanto à humidade já que o problema começou com a lavagem do motor.
Ok colegas ja verifiquei umidade na ecu, esta tudo certo, a sonda funciona normalmente, quando eu desligo a camionete, o A/f dela permanece na gasolina, apos um ou dois minutos quando vou religa-la novamente que ocorre a mudança do A/F, quando liga a chave ela ja muda instantaneamente. Quando o veiculo esta frio entao e um sacrificio pra funcionar, tem que dar em torno de cinco a seis partidas pra firmar a aceleração.
Utilizo Rasther box, tentei postar a imagem mas nao ta dando certo, o formato do arquivo nao e aceito.
Pra desencargo veja se tem positivo constante na ecu,ja que o problema acontece apos desligar,esses flex da gm mais novos mudam o af muito rapido,so a sonda indicar mistura pobre poucos segundos que o sistema ja vai alterando o af..to com um celta aqui com o mesmo bo...so falta trocar uce...
ja troquei sonda , inverti a primeira com a segunda pra teste, fiz uma limpeza nos aterramentos e deu uma melhorada mas ainda esta ruim, hoje pela manha ela funcionou na primeira partida porem ficou com funcionamento muito irregular. a sonda recebe alimentação normalmente. meus cabelos ja estão ficando brancos .
Ahh estou com dificuldades pois nao tenho o esquema eletrico, ate pensei em alimentação linha 30 na ecu, verifiquei todos os fusiveis e esta tudo certo.
>ja troquei sonda , inverti a primeira com a segunda pra teste, fiz uma limpeza nos aterramentos e deu uma melhorada mas ainda esta ruim, hoje pela manha ela funcionou na primeira partida porem ficou com funcionamento muito irregular. a sonda recebe alimentação normalmente. meus cabelos ja estão ficando brancos .
Ahh estou com dificuldades pois nao tenho o esquema eletrico, ate pensei em alimentação linha 30 na ecu, verifiquei todos os fusiveis e esta tudo certo.
o q pode estar ocorrendo é dificuldade de fixação do af . este só ocorre em determinados momentos, chamados de janéla de programação.
Como vc já removeu a central; tenta rodar com ela por alguns km desligue aguarde 1 minuto religue verifica, c estiver igual, abastecê uns 10 litros e rode uns 15km observe af novamente. posta os resultados.
A tempos atras recebi uma S10 com o mesmo defeito, a pessoa tinha
trocado tudo, já estava querendo trocar o motor e era uma coisa muito
simples, por isso sugiro começar tudo passo a passo que vai achar
a solução.
Eu até postei solução deste diagnóstico no meu BLOGG
http://paulo-jovino.blogspot.com.br/
da uma olhada lá quem sabe te ajude.
então jovino, eu desmontei e conferi o sincronismo da correia dentada, a principio esta ok,, acho que vou desmontar novamente e conferir a integridade da chaveta da engrenagem que não conferi.Caso esteja ok irei fazer os procedimentos citados pelo chico e ver o que acontece. obrigado pela ajuda.
pessoal como foram varias as tentativas, fiz teste de rodagem com esse veiculo e nao ficou legal pedi ao cliente para completar o tanque com alcool e rodar por uns dias para depois voltar a usar gasolina novamente. liberei o veiculo e ate agora nao retornou. obtendo mais informaçoes postarei aqui.
>pessoal como foram varias as tentativas, fiz teste de rodagem com esse veiculo e nao ficou legal pedi ao cliente para completar o tanque com alcool e rodar por uns dias para depois voltar a usar gasolina novamente. liberei o veiculo e ate agora nao retornou. obtendo mais informaçoes postarei aqui.
só uma deixa nunca esqueça de recomendar a quilometraguem minima q deve ser percorrida pelo cliente, tive alguns cabeça dura q me deu trabalho até comvence-los e o problema era a pessa atra do volante.
Bom dia, em alguns sistemas da Bosch para dar um reset na relação ar/combustível basta na hora da partida, pisar ao mesmo tempo no freio e acelerador. E se o interruptor de freio estiver contando uma mentira para o módulo? Abraço!