Recebi uma S-10 4x4 intercooler, 2.8 - modelo 2002, para trocar o retentor do volante do motor.Verifiquei que o volante era novo e tinha sido trocado em outra oficina conforme confirmou o proprietario da camionete. Feito isso, o proprietário reportou a dificuldade em engatar a 1a e a ré. Fiz então verificação da bomba hidraulica que estava ok e troquei o fluido hidraulico Dot-4 extraindo o ar. A anormalidade continua. Com o motor desligado, as marchas engatam normalmente, porem quando se liga o motor, aparece o problema. Não há vazamento de fluido hidráulico pelo atuador da embreagem ( o que fica dentro da caixa). Após se conseguir engatar a 1a. marcha as demais funcionam normalmente, sem problemas. Se alguem puder contribuir, fico agradecido pelas dicas.
Respostas:
Ta fasiu de ser solusionado o seu problema ai paulo, com sertesa tem uma defisiençia no sistema de embreagen.
comessi verificando atuador, cilindro, possivelmente ela ainda tem ar no sistema.
A autura da embreagem ta boa? se tiver vai ter q deser o cambio e comferi a mesma, aproveita p dar uma olhada
no rolamento da ponta do eixo piloto. se tiver estourado ta la o defeito. flw um abraço.
Como disse, revisei o circuito hidraulico (extrair o ar do sistema, verifiquei o funcionamento normal da bomba do pedal da embreagem). A altura da embreagem quando funciona está boa, agora tem instantes que mesmo com o motor funcionando há certa dificuldade em passar as marchas. O rolamento que voce se refere (da ponta do eixo), aparentemente está normal. Quanto as demais partes da embreagem, acredito estarem boas, visto que as marchas encaixam com facilidade, quando o problema se normaliza. Agradeço sua atenção João.
para este caso tente verificar o tipo de oleo utilizado, pois se não for colocado o oleo ACDELCO vendido nas concessionarias, o mesmo cambio apresenta problema similar ao relatado pelo sr. Caso substituindo o oleo e não relover o problema, troque o sincronizado da 1ª marcha que resolverá o problema, pois ele não freia a engrenagem em rotação baixa, dificultando ao engate da marcha.
Discupe igor mas eu descordo, e no casso da ré q n tem sincronizado?
esse defeito de dificuldade de engate da 1 e ré com o motor em fucionamenro e tipico da deficiencia de embreagem ou embreagem baixa.
Boa noite
Caso o volante que foi trocado esteja certo (c/amortecedor de inércia), verifique a placa de pressão de regulagem automática do platô.