Os eletroinjetores, também conhecidos como bicos, são pequenos componentes de acionamento elétrico responsáveis pela dosagem do combustível. E, apesar de pequenos, são de grande importância para o correto funcionamento do motor.
Mas para que o motor funcione realmente bem, é preciso que o combustível seja injetado no formato de minúsculas gotículas. Isso exige que os orifícios na extremidade do injetor sejam muito pequenos. Tão pequenos que uma simples sujeira, da espessura de um fio de cabelo, pode obstruí-los.
Essas impurezas entopem, total ou parcialmente, os injetores prejudicando a vazão do combustível para o motor. Isso acarreta aumento no consumo, falhas na aceleração e perda de potência.
Mas afinal, de onde vêm as impurezas? A resposta é: do próprio combustível !! Isso mesmo, o maior inimigo do injetor é o combustível que você usa no seu carro. Não. Não estamos falando de combustível adulterado. Estamos na verdade nos referindo a um resíduo existente na composição da gasolina nacional conhecido como Goma é o principal responsável pelo problema.
A Goma é resultante de deficiências no processo de destilação da Gasolina, e quando exposto às altas temperaturas no interior do motor transforma-se em Borra, que é aquela incrustação escura que você observa na extremidade do injetor.
Observe que a Goma está presente tanto na Gasolina Comum, quanto na Aditivada. Portanto, o correto é realizar, de forma preventiva, a limpeza dos injetores por ultra-som a cada 10 ou 15 mil quilômetros. Não podendo esquecer também do cuidado com a qualidade da Gasolina utilizada, além de substituir o filtro de combustível regularmente.
olà jà lir varias revista dizendo que bicos injetores
nuca se limpa eu agredito que está faltando com a verdade
sempre que faço uma manutensâo em um veiculo e retiro os bicos injetores
e o mesmo està obistruindo sempre recomendo ao meus clientes gas. comum
e faça uma limpeza acada 6 meses ou 20 mil km todos bicos injetores gas. tem
um prè filtro recomendo sempre que fiser uma limpeza que troque