Amigos, bom dia.
Recebi quarta-feira a tarde em minha oficina uma Renault Mégane GrandeTour 2.0 16V Automática ano 2009. O carro chegou aqui com superaquecimento. Fiz a troca do líquido do radiador e a substituição da junta do cabeçote.
Agora, o carro apresenta dois problemas: saímos para testar ontem, depois de uma hora de rodar com ele, começou a vazar água pelo cabeçote e é possível notar que, em marcha lenta, o reservatório de expansão fica borbulhando.
Será que esse cabeçote foi pro espaço? Ou será que fiz algum procedimento errado?
Infelizmente, não tenho manual de montagem deste motor. Então, apertei o cabeçote como faço com os Scenic 2.0, seguindo o manual da dana:
1 - Aperto de 30Nm
2 - Aperto de 100° (quase um terço de volta)
3 - Aguardo 5 minutos
4 - Solto os 2 parafusos centrais em meia volta e aperto com 25 Nm + 215º
5 - Solto e reaperto os outros parafusos da mesma forma
Este é o jeito correto?
Obrigado a todos que me ajudarem
Foi trocada a valvula termostatica?
Foi faceado o cabeçote?
bom dia amigo esse motor é um f4r , a sequencia esta na 3 pagina do link , obs troque sempre os parafusos
espero que resolva!! http://www.ciccarelli.com.ar/tecnica/Renault.pdf
Este cabecote foi enviado para retifica ou apenas foi substiuido apenas a junta.
>bom dia amigo esse motor é um f4r , a sequencia esta na 3 pagina do link , obs troque sempre os parafusos
espero que resolva!! http://www.ciccarelli.com.ar/tecnica/Renault.pdf
Caro colega tentei abrir o linck acima e não consegui, esta dando erro, abaixo tem meu email pode me mandar o linck correto, ou confirmar o mesmo, obrigado
ABRAÇOS.
Cafb, não fiz a troca da válvula termostática pois, testando em água quente, ele abre em 88º. Então acredito que esteja funcionando.
karecar, obrigado pelo link. Pelo visto, meu aperto está correto.
jeronimo50, não fiz a retífica deste cabeçote pois, quando coloquei um cordão de luz para ver se estava empenado, não vi nenhuma folga. Mesmo assim, irei fazer a medição das alturas. Se eu encontrar mais de 0,1mm, posso considerar o cabeçote empenado, certo?
Obrigado
Amigo o link esta correto vc tem que saber se o teu pc lê arquivos em pdf de qualquer forma vou enviar para o seu emai
Se o link não estiver funcionando, faça o seguinte:
Clique no link com o botão direito do mouse e selecione "Salvar link como..."
Aqui também não conseguia acessar, salvei o arquivo desta forma e agora consigo abrir.
Abraços
Amigos, bom dia
Consegui resolver o problema do Megane. O cabeçote realmente estava danificado, havia uma micro-trinca, mas só foi possível identificar o problema em um ensaio com LP (líquido penetrante).
Agora pela manhã entramos em contato com a concessionária Open aqui em Foz e encomendamos o cabeçote, junta de cabeçote e algumas outras peças. Amanhã a tarde iremos buscar.
Acredito que iremos resolver o problema. Se voltar a vazar, aviso vocês.
Um abraço e boa semana de trabalho a todos.
estive lendo isso e pensei, da hora que o carro entrou e a hora que estava pronto è aquele serviço que a gente faz com a
maior boa vontade, è uma pena que as vezes nossa boa vontade da uns frutos amargos, mas è isso ai boa vontade è
uma virtude nossa.