temos aqui no momento o seguinte caso honda civic 1.6 16 v andou sem agua devido a vazamento na bomba dagua e chegou a derreter as proteçoes da dentada estourou a parte de cima do radiador e trincou o coletor dai o cara so parou porque plasticos derretidos adentraram na correia e empenou as valvulas
bom o cabeçote foi a plaina e a junta foi colocada a de cortiça pois houve o receio de haver minusculas frestas que poderiam dar vazao de gases para o sistema de agua emas durante o trabalho ficou verificado que haviam puxados tres roscas no bloco e nao aguentou o torque então os torneiros instalaram tuchos e reapertamos mas restou um problema
a todo instante que esquenta inicia um pequeno vazamento pela tampa do radiador e saindo pelo ladrão instalei o manômetro de pressão ligado no ladrão e coloquei a mangueira com o manômetro dentro do carro andando e pude ver ate 1.5 bar em acelerações fortes daí fiquei sem resolver porque a tampa dele e de 1,1 bar portanto já não,sei o que fazer com certeza
já esta sem thermostatica pra teste e nada de resolver então converçando com colegas aqui da região me disseram que este motor e cosquento no item temperatura o que me deixou ainda mais intrigado e curioso com relação a causa venho aqui questionar se alguém tem uma pista ...! lembrando que a temperatura permanece normal obrigado por enquanto moçada nao sabemos onde erramos ou se deixamos de fazer algum procedimento no caso dessa fritura ocorrida
a tampa aguenta até 1.1 bar porque isso é o máximo que pode haver de pressão no sistema em condições normais. o sistema não deve ultrapassar esse patamar.
em minha opinião deve ser feita nova sangria no sistema o que só não vai resolver se a junta do cabeçote estiver queimada. agora deixar o motor chegar a esse ponto hein...esse merece uma surra.
resolvido amigos
andei so lamentando e imaginando o que dizer ao proprietario sortudo
mas imaginei o seguinte por mais aceleraçao que eu dei nele e nao levantou ponteiro acima de 1,5 bar e o ponteiro nao oscilava imaginei que fosse uma fresta microscopica
dai acordei hoje cedo levantei capo retirei a tampa de valvulas e téc téc téc téc em todos os parafuzos sem dó e sem usar o torquimetro pensei ou para de vazar ou repuxa tudo
cara e nao e que parou o vazamento
ficou bala a junta acentou finalmente
muito obrigado a todos
so um detalhe o motor com o bloco em aluminio e com a temperatura tao alta que o bloco expandiu e nao colou aneis nem saias nem ao menos marcou com cores escuras
nota 10 ao bloco
>so um detalhe o motor com o bloco em aluminio e com a temperatura tao alta que o bloco expandiu e nao colou aneis nem saias nem ao menos marcou com cores escuras
nota 10 ao bloco
Engenharia japonesa...
se você bebe,pode tomar uma caixa de cerveja pra comemorar porque outra dessa vai ser difícil...uma junta já queimada voltar a assentar ??? ah e faz o dono do carro pagar a bebida tá !!!
concordo plenamente com você...o dono desse carro é relaxado porém sortudo.
nao senhores houve um mal entendido ai acima eu disse que fritou o motor veio no guincho e apos toda a manutençao ficou pingando gotas de agua e pressao alterada ate 1,5 no tubo ladrao do radiador e apos um torque excessivo colocado por mim dois dias depois ai sim parou de vazar e ta tudo normal novamente mas foi feito tudo novo menos a parte de baixo