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<t><p>temos aqui no momento o seguinte caso honda civic 1.6 16 v andou sem agua devido a vazamento na bomba dagua e chegou a derreter as proteçoes da dentada estourou a parte de cima do radiador e trincou o coletor dai o cara so parou porque plasticos derretidos adentraram na correia e empenou as valvulas </p> <p>bom o cabeçote foi a plaina e a junta foi colocada a de cortiça pois houve o receio de haver minusculas frestas que poderiam dar vazao de gases para o sistema de agua emas durante o trabalho ficou verificado que haviam puxados tres roscas no bloco e nao aguentou o torque então os torneiros instalaram tuchos e reapertamos mas restou um problema </p> <p>a todo instante que esquenta inicia um pequeno vazamento pela tampa do radiador e saindo pelo ladrão instalei o manômetro de pressão ligado no ladrão e coloquei a mangueira com o manômetro dentro do carro andando e pude ver ate 1.5 bar em acelerações fortes daí fiquei sem resolver porque a tampa dele e de 1,1 bar portanto já não,sei o que fazer com certeza </p> <p>já esta sem thermostatica pra teste e nada de resolver então converçando com colegas aqui da região me disseram que este motor e cosquento no item temperatura o que me deixou ainda mais intrigado e curioso com relação a causa venho aqui questionar se alguém tem uma pista ...! lembrando que a temperatura permanece normal obrigado por enquanto moçada nao sabemos onde erramos ou se deixamos de fazer algum procedimento no caso dessa fritura ocorrida</p></t>
<t><p>a tampa aguenta até 1.1 bar porque isso é o máximo que pode haver de pressão no sistema em condições normais. o sistema não deve ultrapassar esse patamar. </p> <p>em minha opinião deve ser feita nova sangria no sistema o que só não vai resolver se a junta do cabeçote estiver queimada. agora deixar o motor chegar a esse ponto hein...esse merece uma surra.</p></t>
<t><p>Do jeito que foi até o bloco deve ter empenado</p></t>
<t><p>resolvido amigos </p> <p>andei so lamentando e imaginando o que dizer ao proprietario sortudo </p> <p>mas imaginei o seguinte por mais aceleraçao que eu dei nele e nao levantou ponteiro acima de 1,5 bar e o ponteiro nao oscilava imaginei que fosse uma fresta microscopica </p> <p>dai acordei hoje cedo levantei capo retirei a tampa de valvulas e téc téc téc téc em todos os parafuzos sem dó e sem usar o torquimetro pensei ou para de vazar ou repuxa tudo </p> <p>cara e nao e que parou o vazamento </p> <p>ficou bala a junta acentou finalmente </p> <p>muito obrigado a todos</p></t>
<t><p>so um detalhe o motor com o bloco em aluminio e com a temperatura tao alta que o bloco expandiu e nao colou aneis nem saias nem ao menos marcou com cores escuras </p> <p>nota 10 ao bloco</p></t>
<t><p>Engenharia japonesa é outra coisa.</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>so um detalhe o motor com o bloco em aluminio e com a temperatura tao alta que o bloco expandiu e nao colou aneis nem saias nem ao menos marcou com cores escuras </p> <p>nota 10 ao bloco</QUOTE> </p> <p>Engenharia japonesa...</p></r>
<t><p>se você bebe,pode tomar uma caixa de cerveja pra comemorar porque outra dessa vai ser difícil...uma junta já queimada voltar a assentar ??? ah e faz o dono do carro pagar a bebida tá !!! </p> <p>[email protected]</p></t>
<t><p>concordo plenamente com você...o dono desse carro é relaxado porém sortudo.</p></t>
<t><p>nao senhores houve um mal entendido ai acima eu disse que fritou o motor veio no guincho e apos toda a manutençao ficou pingando gotas de agua e pressao alterada ate 1,5 no tubo ladrao do radiador e apos um torque excessivo colocado por mim dois dias depois ai sim parou de vazar e ta tudo normal novamente mas foi feito tudo novo menos a parte de baixo</p></t>