Em relação a pressão de oleo acredito não chegar a 7 bar,visto a valvula de by-pass da bomba abrir (padrão)com 6 bar quando motor frio e aquecido acho que nem abre poís oleo afina e deve ficar com rotação do motor mais elevada, maximo de 4,5 bar.
Ótimo tópico proauto. Tambem já peguei uma saveiro com má vedação de valvulas com menos de 25000 km,e mais, depois que abri tambem precisei substituir o comando pois estava todo riscado. Portanto se o carro não tivesse apresentado o problema de compressão, logo logo iria começar a bater tucho.
Abraço!
Bom dia, o motor EA 111 acabou manchando a VW pois trabalhei numa concessionaria em que mais se trocava motores do que se fazia revisão, o que acontece é que esse motor "descartável" todos eles sairam de fabrica com folga excessiva, e aqueles que não deram problema enquanto estava na garantia, agora estão fazendo uma visitinha em nossas oficinas!!!
De fato a Volks se ferrou com esse motor ,inclusive colocando a culpa no oleo usado.
Mas como dava muito desgaste no 1º mancal ficou-se comentando que seria a correia elastica que forçava muito, ocasionando tal desgaste.
BOA TARDE MEUS AMIGOS MUITO BOA ESSA DO EA 111..BEM FOI UMA MANCADA DA VOLKS ESSE MOTOR FICOU DIFICIL COMO VOCE DISSE ATÉ FAZER SERVIÇO DE RETIFICA NESSES MOTORES POR QUE NÃO SABEMOS AINDA SE FOI PROBLEMA COM MATERIAL DE MA QUALIDADE POR QUE SE FOR O QUE VAMOS FAZER COM A GARANTIA QUE SOMOS OBRIGADOS A FORNECER AO CLIENTE .AQUI TEM MUITA GENTE ENTRANDO COM AÇÃO CONTRA A VOLKS PARA FAZER SUBST DESSES MOTORES ..E AGORA VEM ELES PARA TENTAR SE ERGUER COM ESSE MOTOR 3 CILINDROS DO FOX SERA QUE VAI SER OUTRA BUCHA VAMOS AGUARDAR..DEUS ABENÇOE A TODOS..
Eu fiz um video até e expliquei num outro tópico daqui sobre esse motor e sua causa disso acontecer veja.
Lembrando que minha tese não é nada provada, é apenas uma tese de raiz ou causa do problema.
Se você notar os colos das bielas estão muito pequenos perto dos colos do eixo, se tivermos folgas não temos pressão no sistema causando o problema.
http://www.youtube.com/watch?v=xsMr_bRyzac
Conversando com um amigo mecânico que é Português, ele me disse que na Europa, esses motores de 3 cilindros, já saíram de linha por lá por conta de vários problemas que davam. Então eu penso que se não for uma nova geração de motores, vai dar dor de cabeça a nós no Brasil, com certeza.
Sendo má qualidade de material,em caso de retifica seria após retificar colos mandar fazer banho cromo duro.