°°Colega:
Em minha oficina tenho 3 scanner
1° Launch X431 ........................$3.600,00
2° Rasther..................................$17.500,00
3° Napro....................................$ 4.400.00
....................Total de Aparelho $ 25.500,00 somente de scanner, eu não sou associação filantrópica para fazer de graça sem contar o tempo de serviço, mais riscos de danos no aparelho.
Valores:
Carro pequeno..................................$120,00 caso execute o serviço 30% de desconto sobre o valor de rastrear
Carro médio......................................$150,00 caso execute o serviço 30% de desconto sobre o valor de rastrear
Temos outros testes que são cobrados, caso não seja aprovado a liberação do serviço pelo cliente.
Teste de vedação sistema de arrefecimento
Teste de vazão de cilindros
Teste de compressão
Teste de pressão e vazão sistema de combustível
E outros testes,
Att. Diaz
Meu nobre marcos o custo operacional pra se manter 1 oficina aberta toda legalisada e alto por isso sigo o racicinio,do,Diaz.
TENHO,3 SCANNERS,PDL4000,RASTER3,EXTRA FLEX MAGNET MARELL,JA AVISO LOGO SE CAIR DE PARA QUEDAS.
o SIMPLES RASTREAMENTO,PODERA APAGAR,A LAMPADA ENAO COSERTAR,O VVEICULO,VALORES,VARIAVEIS.
pORQUE VAREA,ESTADO,QUE SE ENCONTRAR A CONSERVAÇAO OVEICULO,O PROPRIETARIO TEM,DIREITO A NOVO RASTRMENTO,NO,PRAZO DE 30 DIAS SEM ONUS SE NESSESSARIO,USO ESTA NORMA PARA TODOS OS CLIENTES.
aqui na oficina ,clientesquando precisam de diagnostico eletronico,normalmente não são cobrados serviços de scanner,mesmo porque são veiculos que a gente ja conhece,e os clientes normalmente nem perguntam que instrumento vai ser usado,eles deixam a chave e só vem retirar depois de pronto
agora para novos clientes, quando a reclamação é com relação a falhas e luz injeção acessa ,o scanner não é cobrado, mesmo porque não vendo este tipo de serviço,, cobro 2 horas tecnicas para elaborar o orçamento, caso cliente não queira consertar o carro, ele paga apenas as 2 horas, ( aqui na oficina a hora tecnica é 150 reais,foi aumentada em fevereiro)
isso tem que ser avisado para cliente ja no primeiro atendimento, 50% dos carros nesta entrevista vão embora,isso ajuda muito porque evita a nossa oficina virar garagem para carros com panes, a rotatividade de veiculos é maior, tudo melhora no dia dia de oficina
vou fazer um comentario e espero que ninguem se ofenda
esse negocio de diagnostico não é tão simples como se parace, qualquer atitude com relação a cobrança de valores do cliente, tem que ser com base na capacidade tecnica do reparador, porque o que tem de carro que vira novela na oficina não é brincadeira, muitas das veses o cliente deixa em uma oficina que o profissional mau sabe ler o scanner e intepreta-lo
ai vira uma novela o diagnostico, pega peças de um carroo, tira de outro,isso não é bom
ai o carro fica 3 meses na oficina, e ai sera que o cliente vai entender se for cobrado por hora, é complicado
>E quando o cliente pede um ORÇAMENTO de INJEÇãO? O que você fazem? Porque orçamento de injeção é COMPLICADO, normalmente a gente tem que resolver o problema para descobrir o defeito. Impossível calcular isso em horas. Vocês já devem ter passado várias vezes por situações em que o cliente fala: Queria deixar o carro só pra você ver o que é!! Eu respondo: Mas ver o que é, é que é o PROBLEMA, depois de descoberto, qualquer um resolve. Eu entendo o lado do cliente em querer saber + ou - quanto vai gastar, até pra ele saber se vai poder pagar. Mas como cobrar um ORÇAMENTO de INJEÇãO?? Sempre tive muito problema com isso, PRINCIPALMENTE com clientes NOVOS. Como vocês fazem?
Principalmente para clientes novos, já aviso que o custo do scanner será cobrado independente, de fazer ou não o serviço. Se for fazer outros testes, como compressão ou vazão de cililndros, cobro a parte. Aqui cobro R$ 70,00, do scanner dependendo do orçamento até é pouco, mas pelo menos não trabalho quase uma hora de graça.
Ah, na região tem uns, q passam scanner sem cobrar...
Eu cobro R$ 60,00 só pra scanear. Caso o serviço seja feito comigo após o diagnóstico e orçamento não cobro nada.
Na maioria das vezes em que falo que se o serviço não for executado em minha oficina será cobrado independente de ter códigos de defeito ou não, o cara vai embora.
Todos estão corretos em cobrar, afinal somos profissionais quem tem carro tem que ter condições de arcar com os custos do mesmo, eu cobro em média 80,00 para escanear e como o Diaz faz eu cobro TODOS os testes individuais separados, pois acredito que os participantes deste fórum não são trocadores de peças, somos profissionais então temos que executar vários testes para que o serviço final do veiculo não fique em um valor exorbitante, eu sempre pergunto ao cliente se ele quer um serviço de qualidade executando os testes cabíveis, ou se ele quer que troque tudo sem necessidade, ai vocês já sabem qual a resposta.
Também cobro na Oficina, para como vc mencionou o cliente levar o Diagnóstico pronto para levar para a concorrência assim não acontece isso... Como o amigo mencionou se não está no orçamento não cobrar ou pode cobrar um R$ simbólico. Geralmente colocamos em todos os serviços... temos um código da peças Regulagem Eletrônica assim nós fizemos... Se não cobrar como vc vai tirar R$ para comprar os Pacotes de Liberação do sistema o equipamento tem que se PAGAR também assim não tem retorno.
Att,
Rodrigo
Tem cara que não quer fazer o serviço, quer só scannear e consertar em casa.....tá cheio disso hoje em dia.
Então cobro de 100 a 150 só pra escannnear o veículo, dependendo do tipo de veículo ,se for importado TOP cobro mais (BMW, Land Rover, Mercedes)
Se quiser scanner e aprovar orçamento com o meu diagnóstico, não cobro o rastreamento.....pois já está incluso na mão de obra, no valor minimo que coloco de mão de obra. É é um incentivo a que feche o orçamento!
No orçamento se inclui as horas perdidas pra fazer o orçamento e a manutenção e o valor de 100,00 por scannear .
Dou o valor total do serviço pro cliente e o valor total das peças.....
Se quiser trazer as peças, meu serviço tá ali.....só paga o serviço, se quiser que eu compre as peças, é o preço das peças + 5% pelo tempo que eu ou alguem perderá pra compra-las.
Como assim não cobrar nada para passar scanner !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quando eu precisei e meu scanner não fazia o tal modelo de veículo a concessionária me cobrou R$ 200,00 pila .
Quem é que paga as atualizações futuras para você ?
Em média as atualizações de scanners estão entre R$ 1.000 e 1300 conforme a empresa.
Os gastos com cursos que você faz, teu conhecimento, tua experiência, isso não vale nada ?
Passar scanner + Hora de serviço, preço para Oficina particular de médio porte , cobre R$ 120,00 no mínimo.
Colega:
Respondi a sua primeira pergunta e fez outra sobre orçamento.
Não sei o porte de sua oficina e qual o método que você trabalha em relação a serviço e valores.
Mas talvez o meu método sirva para você ou alguém que apreciar.
1° Etapa carro chega a oficina, então fazemos um pré orçamento uma estimativa de valor, deixando claro para o cliente que o valor pode oscilar para baixar ou acima mas que não extrapole. ( No pré orçamento você passa o valor total e não precisa detalhar o que vai ser feito )
2° Etapa orçamento que pode ser cobrado por Lei . então e detalhado. mas o cliente na maioria das vezes aprova na 1° Etapa
3° Etapa conclusão do serviço , e liberação do veículo com nota da oficina Peças e Mão de Obra, não anexar notas de retifica ou peças que precisou para o veículo.
Serviços elétrico e eletrônico esclareça ao cliente que, devido a complexidade e difícil determinar sem desmontagens, então faça uma previa o custo mais baixo até o mais alto que poderá acontecer.
Deixe bem claro para você vender os serviços e não ter surpresas desagradáveis com o seu cliente.
Ao receber o veículo avalie a lataria e condições internas bancos, teto e paineis quebrado.E fique com o Documento do veículo.
Detalhe importante, lembre se que você está com um comercio aberto , não está ali aprendendo a trabalhar, tenha pulso valorize sua oficina,e seus técnicos de o valor justo ( Adquira um Tempario vai ajudar nos orçamentos ).
Boa Noite, meus amigos.
A fim de se evitar "pedido de favores relacionados à Scanners", para cada veículo que chega ao estabelecimento é registrada uma Nota de Serviço pelos atendentes, com todos os dados do Cliente. Se o carro chega a um Estabelecimento de Reparação é porque está com problemas. Se estamos alí para resolvê-los é porque estamos em dia com impostos, alvarás, CNPJ, Contadores, Equipamentos de Diagnósticos, Normas, Ferramentais de serviço e em dia com o pagamento de funcionários, concordam?
Claro, existem casos e casos, mas cobrarmos por nossos serviços, além de sermos justos, também mostramos o quanto somos Profissionais e levamos à sério nosso ofício.
Muitos qestionam: e a camaradagem? Eu sempre respondo que a camaradagem está na excelência do serviço que estarei prestando, oras.
Outro dia ocorreu um caso interessante. Surgiu-me uma Santa Fé que morria esporadicamente. Verifiquei o sensor de rotação com o Osciloscópio e descobri uma falha entre os sinais, proveniente do sensor de rotação. Troquei-o e cobrei e cobrei R$750,00 . Neste momento escutei do proprietário "isso que é ganhar a vida fácil, hein companheiro". Sem hesitar respondi: "Desculpe. O que eu diagnostiquei em 20 minutos o Senhor levaria toda sua vida e não chegaria à conclusão nenhuma'.
Um forte abraço a todos.
>Boa Noite, meus amigos.
A fim de se evitar "pedido de favores relacionados à Scanners", para cada veículo que chega ao estabelecimento é registrada uma Nota de Serviço pelos atendentes, com todos os dados do Cliente. Se o carro chega a um Estabelecimento de Reparação é porque está com problemas. Se estamos alí para resolvê-los é porque estamos em dia com impostos, alvarás, CNPJ, Contadores, Equipamentos de Diagnósticos, Normas, Ferramentais de serviço e em dia com o pagamento de funcionários, concordam?
Claro, existem casos e casos, mas cobrarmos por nossos serviços, além de sermos justos, também mostramos o quanto somos Profissionais e levamos à sério nosso ofício.
Muitos qestionam: e a camaradagem? Eu sempre respondo que a camaradagem está na excelência do serviço que estarei prestando, oras.
Outro dia ocorreu um caso interessante. Surgiu-me uma Santa Fé que morria esporadicamente. Verifiquei o sensor de rotação com o Osciloscópio e descobri uma falha entre os sinais, proveniente do sensor de rotação. Troquei-o e cobrei e cobrei R$750,00 . Neste momento escutei do proprietário "isso que é ganhar a vida fácil, hein companheiro". Sem hesitar respondi: "Desculpe. O que eu diagnostiquei em 20 minutos o Senhor levaria toda sua vida e não chegaria à conclusão nenhuma'.
Um forte abraço a todos.
Sabias palavras leandro .
toda vez q vejo este questionamento me vem uma história na cabeça, essa q vou compartilhar aqui e talvez vcs até já tenha ouvido uma versão da mesma.
certa vez um empresario modernizou e automatizou sua fabrica, em um determinado dia, uma pane e tudo parou, seus técnicos não tinhão conhecimento para repará-la, e um técnico foi chamado para resolver o problema, foi atendido de prontidão em alguns minutos o técnico localizou o defeito apertou um parafuso e tudo voltou a funcionar.
na hora do acerto: Quanto custou perguntou o proprietariado, 1000 dólares, respondeu o técnico, o proprietário exclamou, mas tudo isso para apertar um parafuso! como seus técnicos levarão muito tempo e não o tinha resolvido pagou mediante uma exigência. Quero uma nota descritiva do q foi feito, pensando este vou polo em apuros 1000 dólares para apertar um parafuso. tudo bem respondeu o técnico.e assim o fez a descrição
apertar um parafuso.......................................$1
saber qual parafuso apertar.................................$999
total..........................................................................$1000
penso da seguinte fôrma nos especializamos para saber qual parafuso apertar.