Bom dia, será mesmo que essa diferença de apenas 100 rotações na marcha lenta será o seu defeito ? as vezes você esta se concentrando nessa diferença de marcha lenta, apenas porque "aparentemente" ela resolve o problema da luz de óleo, pois com mais giro a pressão sobe um pouco e apaga a luz, mais, nesse caso, não sei, talvez seria valido avaliar alguma pequena perda de pressão de óleo em algum ponto do motor.
Olá meu nobre amigo na minha modesta opinião está pressão de óleo está OK o B.O aí está nessa marcha lenta baixa o ideal era está de 800 a 900 rpm.. boa sorte aí no serviço meu nobre amigo
Boa noite amigo.
Esse veículo se encontra com a pressão de óleo do motor baixa.
Se totalmente frio, ele liga com apenas 3 bar, já é um indício disso. O normal é motores ligarem com pressão superior a 4 bar quando estão totalmente frio. Então temos um primeiro ponto.
O segundo ponto é com relação à pressão de óleo na marcha lenta, você informou que ela cai para 1 bar na lenta depois de quente. As tabelas que eu tenho aqui informam que a pressão na marcha lenta desse motor é de 2,5 bar na lenta e 4,1 bar a 1400 rpm. Mas vamos só raciocinar em cima desse 1 bar de pressão que você encontrou. Você mediu isso com o carro parado, motor ligado sem nenhuma carga, nenhum esforço. Se você fizer um teste de deixar ele acelerado nuns 4 mil rpm por uns 5 minutos seguidos e depois deixar esse motor na lenta, a pressão na lenta com certeza será inferior aos 1 bar que você encontrou, isso porque o óleo aquece mais e quanto mais quente ele está, menor é a pressão de óleo. E pior ainda seria numa situação onde o carro está rodando, onde a carga no motor aquece mais ainda o óleo. Então, sem medo de errar, esse motor que em repouso está gerando 1 bar, cairia essa pressão pra 0,7 bar ou até menos em condições de uso normal. Então temos um segundo ponto aqui.
O terceiro ponto, eu entrei no site da 3RHO e vi que o interruptor de pressão de óleo é calibrado para 0,4 bar então em condições de uso normal, essa pressão está chegando nesse patamar sim, por isso está acendendo a luz de óleo.
Então com certeza esse motor já tem desgaste interno que reflete numa pressão de óleo baixa.
E lembrando, o interruptor de pressão de óleo arma com 0,4 bar, se ele tá acendendo a luz, então está atingindo esse 0,4 bar.