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<t><p>Boa noite amigos . Estou com uma Captiva 3.6 v6 ano 08/09, luz de anomalia acessa e código de falhas P069E sem descrição, pela minha pesquisa o código esta relacionado ao módulo de controle de combustível. Tenho duvidas, pois não sei como medir a pressão desta bomba de combustível e qual a pressão de trabalho. </p> <p>Sintomas apresentado pelo veiculo é: falta de desempenho em altas rotações, não passa de 60km/h sintomas de pressão de combustível baixa. </p> <p>Se puderem me ajudar ficarei muito grato.</p></t>
<t><p>O modulo da bomba de baixa enviou um sinal pra ECU que tem algum problema com a pressao de bomba de baixa,a pressao varia de 3 a 5 ou 6 bar(variavel conforme o motor nescessitar).O modulo que controla a bomba vai no porta malas,o sensor fica na curva da parede corta fogo,lado externo esquerdo,segue a mangueira... </p> <p>Exemplos de veículos, equipados com uma FPCM incluem: </p> <p>2008-09 Hummer H2 2008-09 Hummer H2 </p> <p>2008-09 Saturn Vue 2008-09 Saturn Vue </p> <p>2008-09 C/K trucks (most engines) 2008-09 C / K caminhões (a maioria dos motores) </p> <p>2009 Chevrolet Corvette ZR1 (manual transmission) 2009 Chevrolet Corvette ZR1 (transmissão manual) </p> <p>With the increase in electronic returnless fuel systems (ERFS), it is important to know that there is a new module associated with ERFS. Com o aumento em sistemas de combustível electrónicos (returnless ERFS), é importante saber que há um novo módulo associado com ERFS. The new module is called the Fuel Pump Control Module (FPCM) and it is a serviceable GMLAN device. O novo módulo é chamado de Módulo de Controle de Bomba de Combustível (FPCM) e é um dispositivo GMLAN útil. It is a microprocessor that controls the voltage supplied to the fuel pump (located within the fuel tank) to achieve the desired fuel pressure requested by the Engine Control Module (ECM). Trata-se de um microprocessador que controla a voltagem fornecida à bomba de combustível (localizado no interior do tanque de combustível) para atingir a pressão desejada de combustível requerido pelo módulo de controlo do motor (ECM). There is also a new fuel line pressure sensor, which sends a feedback signal to the FPCM, so the FPCM can determine whether the desired pressure is being achieved. Há também um novo sensor de pressão na linha de combustível, que envia um sinal de feedback para a FPCM, de modo que o FPCM pode determinar se a pressão desejada está a ser atingido. </p> <p>Fuel Pump Control Module DTC P069E Bomba de Combustível Módulo de Controle DTC P069E </p> <p>The FPCM stores diagnostic information, and if a fault is detected it will send a message to the Engine Control Module (ECM) to illuminate the malfunction indicator lamp (MIL). O FPCM armazena informações de diagnóstico e, se for detectada uma falha que vai enviar uma mensagem para o Módulo de Controle do Motor (ECM) para iluminar a lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL). When this occurs, DTC P069E will set in the ECM. Quando isso ocorre, DTC P069E irá definir no ECM. The specific faults themselves, however, are stored within the FPCM, and must be retrieved using the FPCM menu on the Tech 2 scan tool. As próprias falhas específicas, no entanto, são armazenados dentro do FPCM, e deve ser recuperada usando o menu FPCM sobre a ferramenta de verificação Tech 2. Faults may be due to issues with the electrical wiring or connectors in the FPCM circuit; or they may be due to performance issues within the FPCM module itself, the fuel line pressure sensor, the fuel pump MRA, or communications with the ECM. As avarias podem ser devido a problemas com a cablagem eléctrica ou conectores no circuito FPCM, ou que pode ser devido a problemas de desempenho no interior do próprio módulo FPCM, o sensor de pressão na linha de combustível, bomba de combustível MRA, ou as comunicações com o ECM. The FPCM also has Special Functions within the Tech 2 for controlling the Fuel Pump Duty Cycle and Fuel Rail Pressure. Â O FPCM também tem funções especiais dentro do Tech 2 para controlar a bomba Ciclo de Combustível e Pressão Rail de combustível. Â</p></t>
<t><p>ESTA BOMBA É MUITO DIFÍCIL DAR PROBLEMA, O QUE É MUITO SENSIVEL, E´O PRÉ FILTRO DO TANQUE </p> <p>JÁ PEGUEI COM ESSE PROBLEMA, SEMPRE FOI O PRÉ FILTRO, TIRA O TANQUE E FAZ A TROCA JÁ ERA.</p></t>
<t><p>Boa noite</p></t>
<t><p>Boa noite. </p> <p>Desde já agradeço a ajuda. </p> <p>Hoje fiz a medição na linha de combustível, a pressão chega cair a 1bar de pressão. </p> <p>Troquei o módulo da bomba de combustível e o problema persistiu. </p> <p>Gostaria de saber a função do sensor existente na linha de combustível próximo ao painel corta-fogo e se a causa pode ser o sensor ou a própria bomba?</p></t>
<t><p>meu amigo esse sensor se chama pressostato da linha de pressao,sua funcao de medir a pressao do combustivel para que a central fica informada da pressao do sistema,tanto central de injecao e central da bomda ,der retorno</p></t>
<t><p>O Maral deu um caminho a ser seguido,se o pre filtro estiver limpo troque a bomba...</p></t>
<t><p>Bom dia . </p> <p>Amigos desde já agradeço a todos pelas dicas, quero dizer que troquei o conjunto da bomba e o problema foi sanado. muito obrigado.</p></t>
<t><p>Pessoal, estava com um aqui na oficina com o mesmo sintoma e foi trocado o modulo de combustível na concesionária, e após um percursode 100km o defeito voltou. </p> <p>Então me encaminharam o carro. </p> <p>E realizando os testes descori que, este defeito relacionado ao sensor de pressão de combustível, está ligado ao CANISTER! </p> <p>Troquei a eletroválvula do canister o prolema ficou resolvido. </p> <p>Em alguns diagramas europeus o canistervem descrito como valvula de pressão de comustível! </p> <p>At.</p></t>
<r><p><QUOTE><i>></i>Pessoal, estava com um aqui na oficina com o mesmo sintoma e foi trocado o modulo de combustível na concesionária, e após um percursode 100km o defeito voltou.</p> <p>Então me encaminharam o carro.</p> <p>E realizando os testes descori que, este defeito relacionado ao sensor de pressão de combustível, está ligado ao CANISTER!</p> <p>Troquei a eletroválvula do canister o prolema ficou resolvido.</p> <p>Em alguns diagramas europeus o canistervem descrito como valvula de pressão de comustível!</p> <p>At.</QUOTE></p></r>