Boa tarde amigo !! que ano é o carro?? o catalizador é novo ?? você ativou ele??? Se Você tiver analisador se gases, ligue o carro ,quando o eletroventilador acionar ,acelere ate 4000rpm por 1 a 2 minutos, depois faça analise de gase na marcha lenta ,provavelmente , o co e hc vai reduzir bastante.
Catalisador longe do motor não aquece o sulficiente ,por isso a eficiêcia é baixa e o carro é reprovado.
Boa noite amigo ,a dica que eu te dei ,foi considerando o que você falou no começo, que depois de tudo feito o carro não falha e não tem problema ,so o Hc que esta alto .Pois pego muito este problema ,faço isso que falei e ja tenho idéia do que pode ser( se é o motor ou se é catalisador) . Eu perguntei o ano para saber o limite exigido pela controlar. Outra coisa ,depois de alguns testes feitos ,você tem que descontaminar e purgar com ar comprimido o analisador,se não o excesso de Hc ,causa uma falça leitura.
O carro é 2003, limite do CO é 0,50 e Hc é 200ppm .É isso que eles exigem???
HC é o que ainda? Combustível não queimado...
Tem algo preudicando a queima na marcha lenta...
verifica no analizador de gases fator lambida se e maior ou menor que 1 ,se for menor e exesso de gasolina maior e falta
O2 se e menor que 4 , quanto meno oxigenio melhor a queima e acusa escap vazando
CO2 acima de 14 e otimo , e um gas que acusa potencia da queima
Usando esse parametro no analizador de gases fica mais facil o diagnostico
colega,marca tuper eu ainda não tive a oportunidade de avaliar,
aqui na oficina usamos MASTRA, e estão com um preço legal,
o HC está alto em rotação ou na lenta?
SÓ USO MASTRA A DIFERENÇA DE PREÇO E POUCA E NÃO FICO COM DUVIDAS COM RELAÇÃO AO BOM FUNCIONAMENTO DO MESMO.
>O HCc fica alto em marcha lenta,não tinha esse problema antes da troca do catalisador.
tente empobrecer um pouco a mistura, verifique se o O2 em marcha lenta não está muito baixo
>sr_nilton troquei hoje à tarde o catalisador vou passar amanhã na maquina de um amigo meu,agora para empobrecer a mistura fica um pouco dificil pois o regulador de pressão fica dentro do tanque,como poderia proceder?
existe varias formas , já peguei casos que filtro de ar novo , porem o elemento filtrante de má qualidade, emriquecia a mistura em lenta, uma sonda muito lenta, aumenta muito HC,
o importante é, tentar o maximo deixar o veiculo regulado , para passar na controlar , no caso de mexer em regulador, é mascarar o defeito, e não é legal, nem para oficina e nem para o meio ambiente