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Respostas:
<t><p>Você se deparou essa semana com uma coisa já muito antiga. Onde fica sua oficina?</p></t>
<t><p>Oi Junior estou começando agora...fica em belfort roxo - rj......se voce puder ajudar ficarei grato....</p></t>
<t><p>Me desculpe, mas antes de começar você deveria se qualificar. O SENAI-RJ da tijuca tem vários cursos de mecânica automotivo. Tem um de básica em motores, eu inclusive fiz esse entre outros. Procure fazer uns cursos lá, é só saltar na estação de São Cristovão, fica na rua Mariz e barros, perto da universidade Veiga de Almeida.</p></t>
<t><p>Bem, que eu sabia que não iria conseguir nada com voce isso era básico...mas as vezes as pessoas mudam ....deixa para la não é só voce que tem as informações colega.....graças a internet .....voce deve ser um cara muito sozinho colega...pense nisso.... </p> <p>AJUSA, dispõe de total cobertura em parafusos do cabeçote (para apertos angulares). </p> <p>Atenção – "Em cabeçotes cujas formas de apertos são angulares, são necessários trocarem os parafusos ao montarem as juntas do cabeçote". </p> <p>APERTO POR QUILOS No aperto por KG o que medimos é a força aplicada no parafuso de cabeçote. A carga é lida através do Torquimetro. O aperto por quilos poderá acarretar um problema se as roscas dos parafusos ou alojamento dos mesmos, estiverem sujas ou danificadas; Na medição por Quilos o aperto não será uniforme e por tanto INCORRETO. </p> <p>APERTO ANGULAR OU APERTO EM GRAUS Quando realizamos um aperto angular, o que estamos medindo é o giro que efetua o parafuso. Para medir os graus temos que utilizar o Goniômetro, que é o aparelho que mede os graus. No aperto por graus sempre começamos fazendo um pequeno aperto em quilos e logo começamos a dar aperto em graus, segundo indicações do manual. </p> <p>O importante é que deve ficar muito claro que quando medimos em graus estamos medindo um ângulo, enquanto que ao medir em KG está sendo medido a força que estamos aplicando. Por tanto não existe equivalência entre graus e quilos e é fácil de entender com o seguinte exemplo: </p> <p>Se rosqueamos dois parafusos, com o sistema por KG, e um exige maior esforço do que o outro, ao aplicar-se a mesma forca em KG (TORQUE) para ambos resultará en uma diferença no aperto, ficando o parafuso que exigiu maior esforço sem o TORQUE correto. </p> <p>Pelo contrario, no aperto angular se apertamos dois parafusos , por exemplo a 90º Graus, apesar de um precisar de maior esforço que o outro, ambos serão rosqueados por igual no bloco e conseqüentemente obteremos um aperto muito mais preciso e uniforme. </p> <p>LEMBRE-SE, NÃO CORRA RISCOS DESNECESSÁRIOS: SIGA AS INSTRUÇÕES DAS MONTADORAS, TROQUE OS PARAFUSOS. </p> <p>Os parafusos por aperto angular asseguram uniformidade de aperto. </p> <p>Os materiais e processos utilizados na sua fabricação permitem uma perfeita adaptação do trabalho na ZONA PLÁSTICA. </p> <p>As elevadas tensões de trabalho produzem alongamentos e deformações permanentes, que o inutilizam para uma segunda montagem. </p> <p>Razones para trocar os parafusos de cabeçote </p> <p> </p> <p>Volta completa 360º </p> <p>Apertar -90º </p> <p>Apertar 180º </p> <p>Apertar 90º</p></t>
<t><p>Billi, esse texto é bom, porém eu poderia mostrar que este pode estar equivocado em certas afirmações, mas não vou fazê-lo, e não o faço porque o conhecimento que eu adquiri custou muitas horas em salas de aulas e de condução, sem contar leituras por conta própria. O problema é que pessoas tem certa aversão em investir em conhecimento, e com isto ficam na dependência da sorte ou de uma mão misericordiósa. Olha sou obrigado a concordar com você, eu mesmo me vejo sozinho nesta profissão, nunca tive em companhia no SENAI-RJ um só colega daqui de Campo Grande, Claro que temos aqui outras pessoas qualificadas, mas são raros os casos. Quando muitos temos mecânicos treinados, tipo aprendem a trocar o componente, e olha que apesar de treinados muitas das vezes fazem da forma errada. Só a titulo de exemplo, pouquissimos são os que sabem sobre ciclo otto, falar sobre diagrama de válvulas, cruzamento de válvulas, motores quadrados, superquadrados ou subquadrados, PMS e PMI, camara de combustão, variação de gases dentro do cilindro, relação estequiométrica, mistura rica, mistura pobre, curso do pistão, diametro de cilindros, ovalização e conicidade dos cilindros e por que ocorre, dilatação controlada dos pistões, algulo de permanência apilcada ao sistema de ignição, tensão X amperagem, grau térmico das velas de ignição,sistema de lubrificação, qual a diferença entre volume e pressão,o porque do volante de motor, volante de motor bi-massa, ordem de ignição, sincronismo mecânico, etc etc etc. Sei lá, estou ano luz de ser bom, mas ao menos posso sentar a messa e não ficar perdido quando a conversa for sobre mecânica. Então o calouro, antes de querer aparecer, faça por onde aparecer, faça cursos mais cursos, leia e leia tudo que puder, e acima de tudo observe muito um mecânico trabalhando, e se possível antes de sais tentando mexer em algum carro trabalhe um pouco ou como ajudante ou como estagiário.</p></t>
<t><p>E olha que eu achava que com o advento do aperto angular se deu por conta dos parafusos elásticos. Mui inteligente o engenheiro,KKKKKKK.</p></t>
<t><p>Eu já não estou entendendo mais nada, uma hora o engenheiro é o cara, na outra parece não entender nada. Será que o parafuso elástico é um grande engôdo? Será que os tais engenheiros falam bobagens? Parafusos elásticos existem ou não? Aquela histórinha de medir o comprimento do parafuso é lorota? Já não sei o que é verdade ou mentira, peço a ajuda dos profissionais de verdade deste espaço para maiores esclarecimentos. Por favor, me ajudem, estou confuso. </p> <p>Ps. :</p></t>
<t><p><b>Difícil....cada um tem uma opinião diferente. Uns acreditam em Engenheiro bunda mole, outros acreditam em Engenheiros, outros acreditam em mecânicos e outros como eu, acreditam naquilo que a lógica indica. Parafuso elástico...? Só se for feito de aluminio. E ainda assim, não dá prá espichar muito, porque senão ele rompe...! Aí entra o torque de aperto em mKFG, que considera a temperatura de trabalho, o índice de dilatação do parafuso, e o aperto máximo seguro, assim como, o indice de fadiga do material de construção do parafuso. : </b> </p> <p> http://tbn0.google.com/images?q=tbn://www.asaseases.com.br/imagens/produtos/1313/parafusos%2520allen%252010-32.jpg </p> <p><b>Tenta espichar um desses e vê o que acontece.....parafuso elástico existe...? :</b></p></t>
<t><p>Parafuso elástico existe? KKKKKKK não sou eu quem digo são eles. Porém já peguiei vários parafusos que "expicharam". A sabó por exemplo lançou uma linha de parafusos, e tem até uma tabelinha para conferir o cumprimento dos parafusos. Quem esta certo? KKKKK eu prefiro acreditar neles. Mas uma coisa eu concordo com o paulo, tem engenheiro bunda mole por ai mesmo. Só estou concordando com o paulo, é ele quem afirmou ter engenheirop bunda mole. Talvez dignos de pena, são pessoas sofridas pelas agruras da vida que para se manter de pé inventam muitas coisas. </p> <p>http://www.sabo.com.br/imagens/parafusos.jpg</p></t>
<t><p>Voce esta meio atrasado irmão...ou talvez meio velho....A relação entre desempenho, consumo, suavidade de funcionamento e durabilidade de um motor é influenciada, entre diversos fatores, pelo curso dos pistões. Quando o curso é muito longo, o motor tende a produzir mais torque e, em conseqüência, maior potência já a partir de rotações baixas. O conceito de quadrado, super ou sub está em desuso. Hoje fala-se em motor de curso longo e motor de curso curto. </p> <p>O que deve ser considerado são os objetivos de uso e, a partir daí, projetar o motor de acordo. É claro que se o intuito é obter a maior potência possível em relação à cilindrada, o motor terá de ser de alta rotação. Para ser de alta rotação a velocidade média dos pistões terá de ser mantida no limite que a tecnologia atual permite (a custos razoáveis), 20 metros por segundo. Define-se aí o curso dos pistões. </p> <p>Para calcular o curso máximo que resulte em 20 m/s, em um motor 2,0-litros de quatro cilindros que vá girar a 6.000 rpm, multiplica-se 20 por 30 e divide-se por 6.000, obtendo-se 0,1 metro ou 100 mm. O diâmetro dos cilindros, calculado, será de 79,8 mm. O engenheiro, então, joga com esses dados para definir o motor final. Há vários outros aspectos, como a altura do motor ficar grande demais para caber em seu compartimento, o curso muito longo exigir bielas de comprimento adequado para se conseguir relação r/l favorável, e por aí vai. </p> <p>Pode-se dizer que curso curto é um mal necessário quando se objetiva motor de alta rotação (e alta potência). Diâmetro de cilindros muito grande representa dificuldade de queima da mistura ar-combustível, pela distância entre a vela e os pontos mais distantes na câmara de combustão. É por isso que se recorre à dupla ignição hoje em dia, como no Honda Fit, Porsche 911 (nos tempos do arrefecimento a ar) e alguns Alfa Romeos -- no passado era para evitar enguiços, e nos motores de avião é por segurança. </p> <p>Esses efeitos podem ser evidenciados na comparação entre motores de mesma cilindrada (1.796 cm3) e nível tecnológico, como os 1,8-litro da General Motors -- o de curso longo do Corsa e Meriva, com diâmetro de 80,5 mm e curso de 88,2 mm, e o de curso curto do Astra, com 84,8 x 79,5 mm. </p> <p>Com o curso do Astra as bielas podem ser mais curtas e leves sem prejuízo da relação r/l. Mesmo que o Corsa usasse bielas tão longas quanto as do Astra (não usa por questão de aproveitamento de componentes dos demais motores da família, de 1,0 a 1,6 litro), teria r/l acima do limite convencionado de 0,3: exato 0,308, contra 0,277 do Astra. </p> <p>E quanto à velocidade média dos pistões? Às mesmas 6.000 rpm, os pistões do Astra percorrem 15,9 metros por segundo, e os do Corsa, 17,6 m/s. Disso resulta a tendência a maior durabilidade, nessas condições de uso, para o motor de curso curto. </p> <p>Compromisso intermediário pode ser obtido com diâmetro e curso iguais ou equivalentes, no que se costumava chamar motor quadrado: é o caso do 2,0-litros da GM (Astra), com 86 mm em ambas as medidas. Comparado ao motor Volkswagen de cilindrada equivalente (82,5 x 92,8 mm), por exemplo, o da GM possui melhor relação r/l (0,300 com bielas de 143 mm, contra 0,322 do VW, apesar das bielas pouco maiores, 144 mm) e menor velocidade média dos pistões (17,2 m/s a 6.000 rpm, ante 18,5 m/s do VW). </p> <p>Se tudo isso faz diferença? Certamente, como vimos acima, mas só até certo ponto. Tanto a distribuição de potência e torque quanto a suavidade de funcionamento podem ser afetadas por muitos outros elementos, que tornam a relação entre diâmetro e curso secundária. Falou abraços coroa</p></t>
<t><p>o seu problema junior é que voce acha que só voce entende de mecanica por aqui...eu te fiz uma simples pergunta que pelo meu ver gerou bastante polemica por aqui incluindo engenheiros e mecanicos....acho até que tu não sabe é nada fica com manuais abertos o dia inteiro numa sala de estar na sua casa colega......</p></t>
<t><p>Sem querer entrar em polemica, mas apenas tecer a minha opnião quanto aos parafusos elasticos. </p> <p>Tenho convicção de que realmente são elásticos sim, e não é difícil de perceber, existem casos de retirar o cabeçote e ver os parafusos até afinados no meio, principalmente em motores em que o cabeçote foi retirado e colocado mais de uma vez sem a troca dos parafusos.</p></t>
<t><p>Billi, não se trata de ser mais ou menos, eu apenas leio, corra atrás, veja que é você quem fez a pergunta e não eu, como acredito ter várias outras por fazer. Quanto ao motor sub, super ou quadrado realmente é coisa antiga, coisa básica, coisa que para no meu dia a dia sequer tem aplicação, mas a coisa é um somatório. Eu não fico com livros abertos, eu os leios e hoje muito de seus conteúdos esta na minha cabeça,rsrs. Se você quer aprender tem que correr atrás, como aliás já começou a fazer, é assim que se faz, se quer algo você deve fazer por onde ter. Até porque se esperar por mim.... vai ficar complicado como já devev ter percebido. Um abraço. </p> <p>Ps. Billi, o bom é que você reconhece que fez uma simples pergunta, tão simples que qualquer mecânico saberia responder.</p></t>
<t><p>Paulo Di Giorgio ( Com esse nome hum rsrs) Cadê o engenheiro bunda mole? KKKKK aqui nós se diverte muito. </p> <p>Ps. Eu não sou Di ninguém,rsrsrs e se fosse seria Di Cláudia. VCO vc tá ai? Você é Di alguém?</p></t>
<t><p>Não desejo o mal de ninguém, fico feliz que as agruras foram embora. :</p></t>
<t><p><b>Sr. Junior - Não entendi sua colocação, com respeito ao meu sobrenome. Meu nome completo é Paulo Dias Di Giorgio. Tenho inclusive familiares na cidade de São Paulo, fabricantes de instrumentos musicais, os conhecidos violões Di Giorgio. Não admito brincadeiras idiotas fazendo referência à minha pessoa. Se o sr, quizer doravante ser tratado com respeito e educação, tenha em mente que quero o mesmo tipo de tratamento. Jamais fiz brincadeiras com seu nome ou sobrenome. Quanto à Engenheiros bunda mole, eles existem sim. Principalemnte aqueles que sendo novos na profissão, pensam que sabem tudo. Assim como existem mecânicos pretenciosos e ignorantes, que de igual forma pensam que sabem tudo. </b></p></t>
<t><p>Paulo Di Giorgio,rsrs, quem dita o nível não sou eu, se você chama os outros de bunda mole quem seria você a reclamar,rsrsrs, mas tudo bem cada um tem Di que merece. </p> <p> </p> <p> Ps. Mas o assunto era sobre parafusos elásticos, será que existem ou não?KKKKKKKKKK</p></t>
<t><p>Membro: laguna O Post foi feito em quarta-feira, 19 de novembro de 2008 21 </p> <p>Total de POST: 35 </p> <p>Membro nº 6583 </p> <p>Registrado em: quarta-feira, 19 de novembro de 2008 </p> <p> SEM COMENTARIOS </p> <p> </p> <p>A Ovelha </p> <p> </p> <p> </p> <p>Um pastor de ovelhas estava cuidando de seu rebanho, quando </p> <p>surgiu pelo inóspito caminho uma Pajero 4x4 toda equipada. </p> <p>Parou na frente do velhinho e desceu um cara de não mais que </p> <p>30 anos, terno preto, camisa branca Hugo Boss, gravata italiana, </p> <p>sapatos moderníssimos bicolores, que disse: </p> <p>- Senhor, se eu adivinhar quantas ovelhas o senhor tem, o senhor me dá uma? </p> <p>- Sim, respondeu o velhinho meio desconfiado. </p> <p>Então o cara volta pra Pajero, pega um notebook, se conecta, </p> <p>via celular, à internet, baixa uma base de dados, entra no site da </p> <p>NASA, identifica a área do rebanho por satélite, calcula a média </p> <p>histórica do tamanho de uma ovelha daquela raça, baixa uma tabela do </p> <p>Excel com execução de macros personalizadas, e depois de três horas, </p> <p>diz ao velho: </p> <p>- O senhor tem 1.324 ovelhas, e quatro podem estar grávidas. O </p> <p>velhinho admitiu que sim, estava certo, e como havia prometido, </p> <p>poderia levar a ovelha. </p> <p>O cara pegou o bicho e carregou na sua Pajero. </p> <p>Quando estava saindo, o velho perguntou: </p> <p>- Desculpe, mas se eu adivinhar sua profissão, o senhor me </p> <p>devolve a ovelha? </p> <p>Duvidando que acertasse, o cara concorda. </p> <p>- O senhor é advogado ?!?! diz o velhinho... </p> <p>- Incrível! Como adivinhou? </p> <p>- Quatro razões: </p> <p>- Primeiro, pela frescura </p> <p>- Segundo, veio sem que eu o chamasse </p> <p>- Terceiro, me cobrou para dizer algo que já sei. </p> <p>- E quarto, nota-se que não entende merda nenhuma do que está </p> <p>falando: devolve já o meu cachorro</p></t>
<t><p>A turma parece marcar se encontrar aqui, agora é o Di baitola. Arrego, esse mexânico deveria ter a consciência e deixar de ser penetra. O troço ruim.</p></t>
<t><p>Hoje na maioria dos motores, são recomendados primeiro aperto torcional em NEWTON e na sequência ANGULAR. Exemplo: Aperto de capas de mancal com 50 Nm + 150º de aperto angular.</p></t>