Respostas:
boa tarde
estou com uma sprinter 311 cdi ,o cliente trouxe a van para a oficina com o motor fundido desmontamos, ocorreu que a bomba de oleo devido as desgaste do eixo perdeu pressao e fundiu a 2°biela .
fizemos o motor inteiro trocamos a bomba,colocamos tudo peça original,biela, pistao, virabrequim.
instalamos o motor pegou, so que nao funcionou 5minutos e azulo as bronzinas e grudo a 3° biela
gostaria de saber se alguem ja pegou um problema assim
desde de ja obrigado...
deve estar entupido os canais de lubrificação no girabrequin que não foram limpos apos a retifica do mesmo , o oleo entra pelo mancal no bloco e vai p as bielas pelo furo do girabrequin , pelo menos nos automoveis é assim.
Amigo,
Entre a carcaça da bomba de óleo e o bloco, existe uma válvula (plastica), de expansão. Esta válvula é responsável por manter o sistema de lubrificação abastecido, ou seja, o óleo do motor não deve retornar ou fugir por esta válvula. Se ela estiver aberta gera fuga de óleo e também não mantem o sistema abastecido, isto porque estando o sistema de lubrificação debilitado, perde se pressão e a primeira peça móvel a fundir por falta de lubrificação são as bielas e depois o restante superior do motor. Outro problema que gera este fenômeno também é o sistema de lubrificação da turbina e os jet coolers sem estanqueidade, pois no mesmo também existem válvulas de expansão.
Outro problema também de lubrificação neste motor é através do pescador ou válvula de alivio do motor e também ar no sistema de filtragem.
Bem amigo, este foram alguns dos problemas que já tivemos e através de troca de ideias chegamos a estas conclusões. Porem existem outros problemas como: Bronzinas com medidas erradas, colo do virabrequim baixo, mancal com as medidas alteradas, bloco trincado no mancal, fuga de óleo nos mancais do cabeçote e outros.