Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Motos e Serviços
  4. /
  5. Parte 2-Sensor de oxigênio Sistema PGM-FI Honda CB 300

Parte 2-Sensor de oxigênio Sistema PGM-FI Honda CB 300

Na edição anterior apresentamos o sensor de oxigênio e explicamos como proceder com os diagnósticos da peça nas motocicletas 250cc da Yamaha e seus códigos de anomalias

Paulo José de Sousa
25 de março de 2010

Agora vamos explicar o procedimento de analise do sensor lambda no sistema PGM-FI da Honda para a motocicleta CB 300 e também seus respectivos códigos de falhas.

O Sensor Lambda é composto de 4 fios sendo que dois deles correspondem a resistência de aquecimento e os demais ao próprio sensor, a peça tem como principal  função  auxiliar o ECM – Eletronic Control Module  conhecida como  “módulo de controle do motor”,   reconhecer qual a condição da mistura ar/combustível através da concentração de oxigênio no escapamento afim de proporcionar  o ajuste ideal na quantidade de combustível injetado no motor proporcionando emissões mais limpas decorrentes da queima da mistura atingindo  índices em conformidade aos estabelecidos na lei que a cada dia estão mais exigentes.

Dispositivo de testes do ECM conhecido como Caixa de pinosDe acordo com o manual de serviços do fabricante o sistema PGM-FI, é equipado com a “ função à prova de falhas “,a fim de garantir as mínimas condições de funcionamento, mesmo que ocorra algum defeito. Quando alguma anormalidade for detectada pela função ‘ autodiagnose’, a capacidade de funcionamento será mantida devido aos valores pré-estabelecidos nos mapas do programa de simulação. Um ponto importante que é levar em consideração a segurança do usuário evitando assim uma queda.

Mas fique atento, normalmente quando a luz indicadora de mau funcionamento localizada no painel da motocicleta piscar indicando um problema  relacionados ao sensor de oxigênio , ele  pode ter sido afetado, mas necessariamente não é a “causa do problema."

Apenas trocar o componente não é  a solução. O reparador responsável deve buscar a origem do problema que pode está em outro componente  da motocicleta  assim como em uma regulagem mau feita.

Dicas do manual de serviços do fabricante da motocicleta

DIAGNOSE DO PGM-FI
Antes de iniciar qualquer diagnóstico certifique-se que a bateria está em boas condições.

Se o sistema estiver funcionando corretamente sempre que a chave de ignição for ligada  a luz da injeção permanecerá acesa durante alguns segundos  e apagará posteriormente sem emitir nenhuma piscada
Para se obter o código de defeitos da memória do ECM pela quantidade de piscadas da luz indicadora do painel basta deixar o contato da ignição ligado ou deixar a moto em marcha lenta do motor. Se houver mais de um defeito serão apresentados em ordem crescente, se a rotação do motor estiver superior a 2000 rpm a luz ficará acesa sem piscar

O sistema PGM-FI ira identificar rapidamente e converter o sinal em piscadas da Luz de anomalia conhecida como MIL (Malfunction Indicator Lamp)  “21” piscadas para mau funcionamento no circuito do sensor e “23” piscadas para o aquecedor do sensor.Lembrando que uma piscada longa equivale a “10” e uma curta é igual a “1”.

Neste caso devem ser inspecionadas  todas as conexões do sistema para que seja eliminada a possibilidade de uma substituição de peça sem a devida necessidade.

Também devem ser consideradas todas as dicas apontadas na edição anterior do jornal.

LEITURA DE CÓDIGO DE DEFEITO TRAVADO
Remova o assento, e com a chave de ignição desligada remova a tampa ( normalmente é vermelha) que protege o DLC ( data link connector)  conector de dados neste modelo, localizado na rabeta.

Faça um curto-circuito entre os terminais do conector utilizando um conector apropriado ou um pedaço de fio.
Atenção para não jampear os fios errados pois a conexão deve ser feita entre os fios Azul e o Verde.

Ligue o interruptor de ignição, observe e registre o número de piscadas do Mil e veja se corresponde ao sensor.
Se houver algum código de defeito armazenado no histórico do ECM, o Mil começara a piscar.

INSPEÇÃO DO SENSOR DE OXIGÊNIO
Aqueça o motor até que a temperatura do óleo esteja com 80ºC. Faça um teste de condução  da motocicleta durante alguns minutos e veja se há indicação de defeito no Mil.

Luz indicadora de mau funcionamento - MIL/ Localização do Sensor de O2 na CB 300Verificação de curto-circuito na linha do sensor de O2.

Com a chave de ignição desligada solte  os conectores 4P ( preto) do sensor  e o conector 33P do ECM.

Veja se há continuidade entre o lado da fiação, e o terra

Se houver continuidade há um curto circuito, do contrário

Utilize o dispositivo de testes acoplando ao conector 33P do ECM.

Inspecione a continuidade entre os terminais do conector 4P, no lado da fiação, e os terminais do dispositivo de
testes correspondestes Preto/Branco pino N° 3 e Verde/Branco pino N° 4

Neste caso pode haver circuito aberto, mas se houver continuidade  substitua o sensor por um em boas condições para a execução do teste  aqueça o motor novamente até 80°C e faça o testes de rodagem da motocicleta.

E verifique se há indicação de defeitos do Mil. Se piscar 21 vezes substitua a ECM por uma em boas condições e inspecione novamente.

Se não houver indicação de defeito através do Mil a conclusão é que o sensor original está com defeito.

TESTE DO AQUECEDOR DO SENSOR
Antes de iniciar  os testes veja se o conector está perfeitamente instalado e seu conector bem encaixado e também a indicação do MIL.

Repita os procedimentos descritos anteriormente de aquecimento da motocicleta e observe se o Mil pisca “23” vezes   duas piscadas longas e três curtas.

Pode ser  falha intermitente não será indicada  ou inspecione a tensão de entrada do aquecedor do sensor.
Com a chave de ignição desligada desacople o plug do sensor, ligue a chave e meça a voltagem no lado da fiação e terra.

Conexões: Preto (+)  Terra  (-)   a voltagem verificada deve ser igual a da bateria desligue o contato da ignição e com o motor frio  meça a resistência do aquecedor do sensor no fio branco que deve ser entre 5 a 20 Ohms ( a 20ºC). valores diferentes do padrão sugerem que a peça seja substituída.
Também pode existir curto-circuito no sensor que é verificado entre o fio branco e o terra se houver é necessário substituir a peça.

Veja se há circuito aberto na linha do aquecedor do Sensor utilizando o dispositivo de testes ( caixa de pinos) checando a  continuidade entre o pino “22” e o terminal branco do conector 4P.

Como última dica verifique continuidade no aquecedor  entre o fio branco da fiação e o terra
O manual de serviços recomenda  que se não houver nenhum dos problemas relacionados a circuito aberto ou curto-circuito deve se executar todos os testes novamente utilizando uma nova ECM, se os desfeitos desaparecerem substitua o ECM.

Conector SCS - Jampeamento para limpar deitos memorizados na ECM/ Localizacao do DLC na CB 300

Se o sensor for  a substituído  é necessário  executar a limpeza da memória do ECM.

LIMPEZA DO CÓDIGO DE DEFEITO MEMORIZADO
Para a realização do processo de limpeza não há a necessidade de nenhum scanner ou ferramenta especial
Com o conector DLC aberto faça um curto-circuito entre os fios Azul e Verde, ligue a ignição e remova o curto (jamper)

O Mil permanecera aceso cerca de 5 segundos, aproveite este intervalo enquanto o Mil está aceso e faça novamente o curto-circuito nos fios Azul e Verde do DLC. A memória será apagada se o Mil começara a piscar, não desligue a ignição.

Caso não obtenha sucesso em sua tarefa execute novamente o trabalho ou certifique-se que não há problema remanescente na motocicleta.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Desvendando a complexidade do sistema elétrico da motocicleta aliado à eletrônica embarcada
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Vamos resolver? A sonda lambda da moto está com defeito e agora, como resolver com a certeza que é a sonda
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Reflexões de um mecânico de motocicletas com uma qualidade singular, partilhar conhecimento