Notícias
Vídeos

KARDIAN INAUGURA UMA NOVA FASE DA RENAULT NO BRASIL


Primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade de marca

Por: Kaic Sales - 21 de março de 2024

O slogan do Kardian é a mudança que muda tudo. E não é exagero. Afinal, o Kardian estreia a Renault Group Modular Platform (RGMP), é o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, traz o novo motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm e o novo câmbio automático de dupla embreagem úmida. O Kardian é um carro completamente novo, moderno e tecnológico, que chega para competir no segmento B-SUV, e inaugurar uma nova fase da Renault no mercado brasileiro.

O Kardian é o primeiro veículo do Renault International Game Plan 2027, o plano estratégico para os mercados internacionais, anunciado em outubro de 2023 pelo CEO global da marca, Fabrice Cambolive. Até 2027 serão lançados outros sete novos modelos.

“Com o lançamento do Kardian nós estamos ampliando a gama Renault, entrando em um novo segmento de mercado. Com a chegada do Kardian nós começamos uma nova fase na Renault do Brasil e estamos preparados para um futuro de crescimento”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

O Kardian é produzido no Complexo Ayrton Senna, uma fábrica moderna com altíssimo nível de excelência. A Renault é única fabricante de automóveis da América Latina a ser reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), como “Advanced 4th Industrial Revolution (4IR) Lighthouse” – “Farol da 4ª Revolução Industrial Avançada”, por ser uma planta referência em tecnologia da indústria 4.0.

O Kardian se diferencia pelas inovações e recursos normalmente encontrados no segmento superior, como o freio de estacionamento eletrônico, a alavanca de marchas do tipo “e-shifter” e as regulagens do sistema Multi-Sense que permitem customizar a condução e o ambient lighting, com personalização com oito cores diferentes, além das regulagens do sistema de direção e da resposta do conjunto motor/câmbio.

Além disso, o Kardian traz seis airbags de série em todas as versões e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).

Prazer ao dirigir: motor com maior torque do segmento, câmbio de dupla embreagem úmida e o menor consumo combustível do segmento

O novo motor turbo TCe 1.0 flex do Kardian faz parte da mesma família do motor turbo TCe 1.3 flex, desenvolvido em parceria com a Daimler. Esses dois propulsores compartilham 70% de componentes, tendo como características um alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível. 

O motor turbo 1.0 entrega 125 cv de potência e 220 Nm de torque, sendo 200 Nm (90% da força máxima) já disponível a 1.750 rpm.

Produzido no Paraná pela Horse, empresa do Renault Group que desenvolve motores de baixas emissões, híbridos e de combustão interna, esse propulsor se beneficia do histórico de robustez e confiabilidade do motor turbo 1.3 flex que tem mais de 1,6 milhão de unidades produzidas. Apenas para o desenvolvimento flex do motor turbo 1.0 foram mais de 13 mil horas para a calibração, além de testes de emissões e durabilidade.

A operação brasileira da Horse, localizada na Grande Curitiba, conta com o único Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia especializado na tecnologia flex. O know-how em design de peças, desenvolvimento de softwares de gerenciamento de motores, calibração de powertrains e rigorosos testes de validação, são refletidos nos mais de 5 milhões de motores produzidos.  

O eficiente propulsor do Kardian traz as mesmas tecnologias que a Renault desenvolveu nas pistas da Fórmula 1, categoria que a marca já conquistou 12 títulos mundiais, como a injeção direta central com 200 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem uma combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível.   

A construção moderna e o novo motor turbo flex foram desenvolvidos para o perfil de uso do brasileiro, beneficiando ao máximo o prazer de dirigir com baixo nível de emissões e máxima eficiência.  

O Kardian com o motor turbo TCe 1.0 flex é o mais econômico do segmento no consumo urbano: 13,1 km/l com gasolina e 9 km/l com etanol, segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, e, também, o que tem a melhor eficiência energética com 1,59 MJ/km.

Entre as principais características do motor turbo 1.0 flex estão:   

·        Turbocompressor (performance e eficiência): trabalha com a pressão máxima de 1.5 bar controlada com precisão pela wastegate comandada eletronicamente, que proporciona 90% do torque máximo a 1.750 rpm. Com essa tecnologia, o motor ganha em agilidade, para responder melhor às variações de pressão na admissão. 

·        Injeção direta de combustível: a adoção de injetores centrais com pressão de 200 bar com design desenvolvido para o etanol (vazão, direção e tamanho de jato), com seis furos por injetor, garantem uma maior atomização do combustível, proporcionando maior torque e potência.  

·        Comando de válvulas: o duplo eixo do comando de válvulas no cabeçote tem temporização variável das válvulas de admissão e escape, comandada eletronicamente permitindo variação contínua dos ângulos de abertura e fechamento das válvulas, garantindo assim melhor performance e menor consumo em qualquer rotação. Além disso, o comando tem balancins roletados, que proporcionam redução de atrito e, consequentemente, menos consumo de combustível.  

·        Cabeçote em formato delta: essa construção permite um tamanho mais compacto reduzindo massa, centro de gravidade mais baixo e auxiliando no controle térmico do motor. O coletor de escape integrado ao cabeçote proporciona uma melhor resposta do turbo, otimizando a curva de torque. 

·        Start & Stop: usando a tecnologia Reflex start para desligar o motor nas fases de parada e otimizar o consumo de combustível 

·        Tratamento DLC (Diamond-Like Carbon): utilizando nano tecnologia desenvolvida na F1, os componentes móveis do cabeçote, anéis, pinos dos pistões receberam tratamento superficial (DLC) para reduzir atrito e consumo de combustível.

·        Bronzinas polímero-metálicas: aplicação de tratamento superficial de polímero para redução de atrito no sistema virabrequim-mancais e aumento da durabilidade. 

·        Cilindros com BSC (Bore Spray Coating): o bloco de alumínio tem tratamento superficial inovador na parede dos cilindros, chamado de Bore Spray Coating (BCS). Isso permite troca térmica mais eficiente entre a câmara de combustão e a camisa d’água, reduzindo atrito com os anéis e pistões, além de um melhor controle da pré-detonação. Só esta medida já permite reduzir o consumo e as emissões em aproximadamente 1%. 

·        Sonda lambda proporcional: analisa qualitativamente os gases, que permite controle mais preciso de qualidade da combustão assegurando a melhor performance em qualquer situação e de maneira mais rápida.

Além da economia de combustível graças também ao sistema Start & Stop, a combinação com o câmbio automático com dupla embreagem EDC (Efficient Dual Clutch) proporciona um prazer de dirigir ainda maior, com baixo consumo e emissões de CO2 reduzidos.  

A conexão do câmbio EDC com o motor turbo flex se dá por meio de um sistema de volante bimassa que proporciona amortecimento de vibrações, tornando a condução mais confortável. 

Agilidade na troca das marchas sem interrupção no torque

Assim como vários modelos europeus da marca, o Kardian associa um motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm a um câmbio com dupla embreagem úmida (EDC, Efficient Dual Clutch). Este sistema agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens, favorecendo o conforto e a reatividade ao dirigir. As marchas também podem ser trocadas manualmente usando as paletas do câmbio tipo borboleta (“paddle-shifts”), localizado atrás do volante.  

Além disso, este câmbio traz a tecnologia de dupla embreagem úmida, o que constitui uma verdadeira vantagem competitiva já que esta tecnologia otimiza o resfriamento das embreagens e aumenta a vida útil. Com o nome técnico DW23, este câmbio faz a sua estreia mundial com o Kardian.  

O câmbio EDC oferece o melhor compromisso entre prazer ao dirigir em uma caixa de câmbio automática e eficiência de combustível próxima à transmissão manual, em comparação com a CVT atual, especialmente com tecnologia confiável de embreagem úmida.  

Com tecnologia comprovada, mais de 1,3 milhão de veículos Renault e Alpine no mundo usam a embreagem “dual clutch” úmida, como Captur, Megane, Scenic, Talisman Espace, Traffic, Alpine A110, entre outros.  

O funcionamento se dá da seguinte maneira: duas meias caixas de câmbio controladas eletronicamente, cada uma com uma embreagem (uma para marchas pares e outra para ímpares). Com isso, acontece mudança de marcha suave, aceleração rápida e robustez melhorada com embreagem úmida.  

Para maior conforto em congestionamento e durante manobras de estacionamento, por exemplo, basta soltar o pedal do freio gradativamente que o veículo já inicia o movimento, sem necessidade de pressionar o pedal do acelerador.  

O câmbio EDC oferece o desempenho de uma caixa manual, com o conforto e praticidade de um câmbio automático. A dupla embreagem reduz o atrito indesejado e melhora a eficiência de transmissão de movimento do motor para as rodas. Ele apresenta uma unidade de controle eletrônico e atuadores elétricos para otimizar a e economia de energia. As regras de mudança são otimizadas para permitir baixas rotações do motor, reduzindo consumo de combustível e as emissões de CO2.  

O câmbio EDC já deixa automaticamente a próxima marcha selecionada, proporcionando assim uma troca de marcha instantânea para todos os estilos de condução em quaisquer situações (modos Sport, Eco e My Sense), tanto no modo automático como no manual com os “paddle-shifts”. 

 Entre os principais destaques do EDC estão as funções: 

·        Creeping: o veículo se move suavemente quando o motorista solta o pedal do freio (alavanca na posição D ou R) para facilitar as manobras de estacionamento e melhorar o conforto em congestionamentos. 

·        Freio de estacionamento eletrônico inteligente: o câmbio EDC controla a sincronização entre a posição “P” e o freio de estacionamento para evitar trancos e ruídos das alavancas convencionais ao mudar sua posição de “D” até “P”.  

·        Assistente de partida em rampas (HSA): evita que o veículo se mova para trás durante a saída em aclives.  

 Outra característica importante é que a unidade de controle do câmbio EDC e a embreagem úmida (banhada a óleo) são integradas. A embreagem úmida trabalha com uma embreagem multidisco resfriada, que é acionada e lubrificada pelo óleo lubrificante. Esse tipo de embreagem é utilizada em veículos com motores de maior toque, pois o óleo da embreagem é resfriado pelo sistema de refrigeração do motor e câmbio. 

O uso do câmbio EDC banhado a óleo no segmento do Kardian é uma importante vantagem competitiva. Essa tecnologia comprovadamente tem alto desempenho e oferece performance superior com: 

·        Melhor resfriamento do sistema: Significa maior capacidade e qualidade do sistema 

·        Durante a condução, o motorista se beneficia de Mudanças de marcha mais suave e rápidas 

Resposta do motor mais ágil pois há menos atraso na troca de marcha do que nas embreagens secas. Essa maior capacidade de arrancada não prejudica as manobras, pois o movimento do veículo sem aceleração permanece muito suave e confortável.