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Land Rover Evoque chegou na oficina com reclamação que estava sem carga de bateria, o que devo fazer?


O veículo Premium estava com uma grave falha no sistema elétrico. Esse é o caso de uma Evoque com motor 2.0 16 válvulas turbo, gasolina, que chegou de guincho reboque totalmente sem bateria, com a chave desmontada, pois nem abria a porta

Por: JP Scopino - 07 de julho de 2023

A quantidade de sistemas inteligentes e eletrônicos nos veículos modernos, ainda mais na linha Premium, é muito grande. Em um veículo muito tecnológico, temos o sistema de carga e partida a partir de um botão, ou seja, a chave é dividida em parte mecânica e parte eletrônica. Dentro da normalidade, a parte mecânica fica escondida em um alojamento dentro da própria chave. É utilizada apenas para abrir a porta do motorista quando não tem carga nenhuma na bateria e não é possível abrir o veículo pelo botão do controle eletrônico. Esta Evoque chegou de guincho tipo plataforma e, ainda, com patins! Isso mesmo. As rodas traseiras estavam travadas e só foi possível subir o veículo no guincho colocando apoiadores tipo patins (ou skate, dependendo do nome usado na sua região) abaixo dessas rodas para movimentar o carro na plataforma.

A entrevista com o cliente

A tão importante conversa com o cliente, com perguntas básicas e respostas que podem auxiliar em uma linha de raciocínio para levar a um diagnostico mais rápido e mais assertivo, foi feita via telefone, já que o veículo chegou guinchado e seu proprietário estava em outra cidade, de férias. Começou com a afirmação de que o veículo estava em ordem e não estava lotado, com quatro passageiros (contando com o motorista) e poucas malas a bordo (a família estava em viagem de férias). Seu último abastecimento fora em uma rede de posto e conveniência bem grande, tendo sido colocado combustível de bandeira e qualidade. Ao chegar na cidade de destino, o cliente rodou em um trecho de estrada sem asfalto, com muito pedregulho solto, e, de repente, a luz da bateria acendeu e foi apresentado um gongo no painel. O cliente ainda conseguiu chegar até o seu destino, mas com força e desempenho limitados do veículo, praticamente sem carga de bateria. Então, acomodou sua família e acionou o serviço de emergência do seguro da sua Evoque. No dia seguinte, chegou o serviço de guincho tipo plataforma. Foi frustrada a tentativa de destravar o carro soltando o freio de estacionamento elétrico e mudando a alavanca, que na Evoque é um joystick que baixa quando o veículo é desligado e sobe quando o veículo é ligado com esse joystick em P, de “estacionado”. Como o carro estava sem carga de bateria, as rodas traseiras estavam travadas, e, por não terem conhecimento de procedimentos nesse caso, os responsáveis pelo serviço do guincho colocaram as rodas traseiras do veículo sob patins para movimentar o veículo e subí-lo na plataforma.

Os testes iniciais

Chegando na Scopino Auto Club, com muita pressa, o motorista do guincho desceu o veículo da plataforma e já foi tirando os skates da Evoque. Logo de cara, nosso primeiro diagnóstico foi de falta de carga de bateria. Apenas para movimentar a Evoque e colocá-la em um boxe de serviço adequado, colocamos um auxiliar de partida, mas sem funcionar o motor, pois até então não sabíamos onde estavam as possíveis falhas. Fizemos, mesmo com problemas de carga, o procedimento de desengatar o veículo de P para N, que consiste em: 1) acionar o botão de ignição com a chave presencial próxima; 2) acionar e segurar o pedal de freio; 3) acionar e segurar por cerca de 10 segundos a alavanca de troca de marchas para cima +  junto ao volante de direção. Pronto, o joystick vai subir e será possível tirar a alavanca de P e mudar para N para movimentar essa Evoque. Nos testes iniciais, além de constatada falha de carga, com a utilização do scanner automotivo apareceu “falha de carga” em praticamente todas as unidades eletrônicas do veículo.

A descoberta das falhas

O primeiro passo foi recarregar a bateria, de tecnologia AGM e com função Start-Stop, para depois funcionar o motor e seguir com os testes de bateria, carga e alternador. Nesses testes, o alternador foi reprovado, pois estava sem recarregar a bateria ao funcionar o motor. A tensão da bateria se mantinha com o mesmo valor com o motor ligado ou desligado. Antes de condenar o alternador, verificamos o seu acionamento e, então, foi possível identificar que a correia auxiliar que aciona o alternador estava danificada. Portanto, estávamos com um caso que parecia de falha na chave, depois na bateria, depois no alternador, depois na correia auxiliar. Mas, no final, esses itens eram consequência de uma falha na polia dianteira do motor.

A solução do reparador

Assim, foi identificado que a polia, tipo Damper, estava danificada. Essa polia está ligada diretamente à engrenagem dianteira do eixo virabrequim, responsável pelo sincronismo do motor com uma corrente metálica. Para a sua substituição, foi preciso sincronizar o motor – no caso da Evoque, com ferramentas especiais. Muitas horas de serviço foram necessárias, substituindo-se a correia auxiliar, a polia dianteira, o tensionador e demais itens da frente do motor. Após a montagem, foram efetuados os testes de funcionamento do motor e, depois, o teste de rodagem, e o veículo foi entregue em perfeitas condições de funcionamento.
Este foi um caso real de reparador para reparador.

Abraços e até a próxima edição, com mais dicas do seu consultor OB.