Notícias
Vídeos

Aplicação do scanner e literatura técnica automotiva na prática


Nessa matéria vamos apresentar o passo a passo da aplicação do procedimento de diagnóstico no qual utilizamos o scanner para visualizar a topologia da Rede CAN, bem como a literatura técnica automotiva interpretando o esquema e a caixa de fusíveis e relés e solucionar mais um caso de difícil solução na oficina

Por: Laerte Rabelo - 19 de fevereiro de 2024

Veículo chegou na SIMCAR diagnóstico avançado automotivo, no reboque, enviado por outra oficina, ao realizar a entrevista consultiva descobrimos que após um serviço de reparo de um vazamento de óleo no retentor do volante o veículo não entrou mais em funcionamento.

A primeira verificação que fizemos foi referente à comunicação entre as diversas unidades de controle através da análise da topologia da rede CAN, utilizando o scanner

Constatamos que a unidade de controle do motor PCM (vermelho), não estava se comunicando. Como os outros módulos ligados a mesma rede CAN estavam se comunicando (módulos em verde e amarelo) figura acima, sabíamos que o problema não estava na parte física da rede CAN. Desta forma, partimos para a conferência da alimentação da unidade de controle do motor, para tanto, consultamos o esquema elétrico no manual injeção eletrônica.

Primeiramente conferimos os fusíveis que protegem o circuito presente na CVM (central do vão do motor), ou seja, o fusível F20 de 20 A e o fusível F56 de 5 A. Conforme exibe a figura acima. (Fig.3).

 

Após a análise evidenciamos que todos estavam em perfeito funcionamento, assim sem perda de tempo, passamos para o teste do conector da central quanto a mau contato ou oxidação. Identificamos que havia um problema no conector B da UCE do motor, corrigimos o problema e fizemos uma nova verificação da topologia da rede CAN.

Com a unidade de controle do motor (PCM) se comunicando (módulo em amarelo) com a rede CAN, acionamos a partida, entretanto, o motor não entrou em funcionamento.

Dando prosseguimento aos testes, iniciamos a verificação da alimentação das válvulas injetoras e bobinas de ignição utilizando o esquema elétrico do manual injeção eletrônica .

Conferimos o estado dos fusíveis e confirmamos que estavam em perfeito funcionamento.

Um dos pontos chave presentes nos esquemas elétricos do são os conectores de junção ou conectores auxiliares (indicados pelas setas), estes conectores tem por função interligar diferentes chicotes que estão distribuídos pelo veículo.

Vale destacar que nesses conectores ocorrem mau contato, oxidação, zinabre, que acarretam a interrupção da alimentação de vários componentes.

Outro ponto fundamental acerca desses conectores de junção diz respeito a falhas relacionadas a má fixação de seus terminais, principalmente quando o veículo passou por alguma manutenção em que foi necessário sua desconexão e posterior conexão ocasionando os conhecidos defeitos colocados.

Seguindo o chicote das válvulas injetoras e das bobinas pelo compartimento do motor identificamos a localização do conector de junção.

Ao abrir o conector observamos que estava com deficiência em sua fixação, bem como a presença de oxidação e zinabre. .

Realizamos as medições nos pinos 14 e 01 referente à alimentação das bobinas e os pinos 08 e 09 referentes às válvulas injetoras, confirmando a passagem dos 12V tanto na entrada como na saída do conector. Feito isso demos a partida no veículo e ele entrou em funcionamento, confirmando a assertividade do diagnóstico.

Fizemos uma boa revisão e o fixamos de forma a garantir o contato entre seus terminais