Notícias
Vídeos

Ferramentas para ajudar a reparar o carro, manter o reparador atualizado e conectado


A eletrônica dominou os veículos e para acompanhar toda tecnologia embarcada é preciso fazer uso destes avanços também nas oficinas com equipamentos, softwares, aplicativos e muito conhecimento

Por: Diego Vieira - 02 de outubro de 2017

Figura 1 – Aplicativo Oficina BrasilNa edição deste mês não teremos nenhum diagnóstico de veículo. Nenhum dado ou parâmetro de funcionamento ou imagens de osciloscópio. Trataremos de uma competência que o reparador moderno, que pratica diagnósticos avançados, também deve ter domínio: a informática.  Mostraremos algumas dicas de softwares, aplicativos e páginas web que vão turbinar a sua oficina!! Estas dicas, aliadas a uma correta metodologia de trabalho e ferramentas adequadas, darão um ganho de produtividade e lucro. Prontos?
Então mãos ao teclado!!!

APLICATIVO FÓRUM OFICINA BRASIL

Começaremos com este aplicativo que revolucionará a reparação automotiva. A união do melhor do fórum oficina Brasil com a praticidade do Whatsapp. Dúvidas que poderão ser respondidas em tempo real e a certeza de ter em mãos um software que foi desenvolvido unicamente com uma missão:  tornar-se uma ferramenta de auxílio ao reparador.

Diga adeus às formatações do seu celular pois todos os dados de conversas e informações deste novo aplicativo ficarão em uma página web e seu smartphone terá a memória preservada. Nada de assuntos que não dizem respeito à reparação automotiva. As informações e dicas estarão guardadas. E muito bem guardadas. Uma organização impecável!  Vale a pena conferir. Da mesma forma da figura 1, digite “fórum oficina brasil” na barra de busca da loja do GooglePlay e selecione o APP.  Simples e fácil.

REMIX OS

Se você leu a dica do primeiro software e ficou desanimado por não possuir um smartphone, este aqui é pra você. O REMIX OS permite que você rode o aplicativo ANDROID em um computador de mesa ou notebook.  Seu computador agora pode funcionar o aplicativo do Fórum Oficina Brasil e centenas de outros que estão disponíveis na loja do GooglePlay. O download poderá ser feito em  http://www.jide.com/remixos-for-pc. No Youtube tem dicas de instalação, passo a passo e muitos blogs passam tutoriais de instalação. Legal, né? Mas atenção, caso não tenha experiência com instalações de sistemas operacionais, contrate um profissional de informática para não ter dor de cabeça. Confira o belo ambiente de trabalho do REMIX OS na figura 2.

Figura 2 – Remix OS

ATUBE CATCHER

Na edição passada, a de agosto de 2017, vimos um caso de pane elétrica intermitente que acontecia no Kia Cerato. Por muitas horas o carro funcionou sem manifestar a pane. Se eu tivesse que ficar acompanhando a tela do scanner via pc e do osciloscópio constantemente até o defeito se manifestar, perderia um tempo enorme. A solução foi instalar um software que gravasse a tela do notebook enquanto estivesse ausente, trabalhando em outro veículo. Quando o carro desligou, todos os dados estavam na tela do notebook. Bastou apenas voltar o vídeo alguns minutos antes e fazer uma análise dos dados. O ATUBE CATCHER cumpriu bem essa função, capturando não somente o que acontecia na tela, mas também o áudio do ambiente.  Além desta função, este software faz download de vídeos do Youtube, converte arquivos e tantas outras funções, tudo isso de forma gratuita e com a linguagem em português. O download pode ser feito na página oficial do desenvolvedor:  http://www.atube.me/pt-br/.   Lembrando que o leitor deve possuir algumas habilidades na instalação dos softwares.  Caso não tenha, procure a ajuda de um amigo ou profissional.  Cuidado com a instalação de propagandas e não esqueça de criar um ponto de restauração.

A figura 3 mostra uma das telas de trabalho do ATUBE CATCHER.

Figura 3 – Atube Catcher

TEAMVIEWER

Que tal controlar um computador remotamente usando seu smartphone? Parece coisa de filme, em que um hacker monitora a tela da uma vítima mas é uma realidade.

O teamViewer permite o compartilhamento de documentos, dados e a possibilidade de controlar remotamente outro computador. Você pode me perguntar: como este poderoso software pode ajudar numa oficina mecânica? Vejamos estes pontos:

• Caso você seja líder de uma equipe de profissionais e aparece uma emergência que precisa ser resolvida imediatamente, porém você não está presente na empresa naquele momento. Sem problemas. De onde você estiver poderá fazer ligações por voip, reuniões ou acessar o computador da empresa e resolver um problema no software de gestão da oficina, por exemplo;

• Talvez você precise acompanhar um diagnóstico de veículo e se, o scanner e notebook estiverem ligados num sistema de injeção por exemplo, poderá auxiliar o mecânico a finalizar um diagnóstico e passar o orçamento para o cliente;

• Se porventura estiver trabalhando em um veículo, monitorando os parâmetros de um scanner que funcione no PC ou mesmo analisando imagens de osciloscópio e precise se afastar da tela do PC, como espetar um fio para ligar um canal do osciloscópio em um lugar de difícil acesso, mas não quer perder nenhum detalhe da tela? Um “espelhamento” do PC e smartphone é possível se o TeamViewer estiver instalado nestes dispositivos.  Veja a figura 4, baixe e siga as instruções em https://www.teamviewer.com/pt/.  

Figura 4 - Teamviewer

DIAG APP

Desenvolvido pela Ciclo Engenharia, este aplicativo para smartphones é uma verdadeira mão na roda. Já passou por aquela situação em que, ao escanear o veículo em busca de códigos de falha, aparece a inscrição “código desconhecido” ou “código reservado”? Quem nunca!  O aplicativo tem uma base de dados com mais de 70 mil códigos de falha (DTC) registrados e mais um conversor de unidades e muitas dicas automotivas.

Digite DIAG APP na barra de pesquisa da Playstore, veja a figura 5, baixe e desfrute desta ferramenta.

Figura 5 – Diag App

CARRORAMA

E por último, um interessante aplicativo android que ajudará aquele seu cliente que reclama que o carro está com consumo alto mas não sabe fazer as contas da média de consumo. Figura 6. Existem várias opções de aplicativos deste tipo na loja do google play, só que esse app não faz somente o cálculo de média, mas também qual o melhor combustível para carro flex e gerenciamento de gastos do veículo. Apresente soluções ao seu cliente, destaque se e saia na frente da concorrência! Figura 6.

Figura 6 – Carrorama

Até a próxima.