RUÍDO NO SISTEMA DE FREIO: PRINCIPAIS CAUSAS E COMO EVITÁ-LAS.
1. Ruído de
trepidação (Judder) Sintoma no veículo: trepidação do pedal de freio e volante;
Característica: frequência dependente da rotação das rodas, geralmente entre 10
e 100 Hz (baixa);
Causa: variação na espessura do disco de freio ou elevado
batimento do disco montado no cubo; Solução: retífica ou substituição do disco.
Condição de
ocorrência: Alta
velocidade Acima de 80 km/h Média pressão de frenagem Entre 10 – 20 bar.
2. Ruído de baixa
velocidade (Creep Groan) Sintoma no veículo: trepidação do veículo ao liberar o
freio lentamente, ocorre principalmente em carros automáticos; Característica:
ocorre em velocidades extremamente baixas, tipicamente em manobras de estacionamento
e ou em rampas entre 50 e 500 Hz (média);
Causa: propensão do veículo associada
às características do material de fricção.
Condição de
ocorrência: Baixa
velocidade Entre 0 - 1 km/h Baixa pressão de frenagem Entre 5 – 10 bar.
3. Ruído de “assovio”
(Squeal Noise) Principal ruído de freio Sintoma no veículo: ruído de alta
frequência, tipo assovio, emanado em diferentes condições de frenagem;
Característica: ruído com frequência definida, não associado à velocidade de
rotação das rodas, geralmente entre 1k e 16k Hz (alta);
Causa: instabilidade
dinâmica do sistema de freio.
Condição de
ocorrência: Baixa
velocidade Entre 0 - 10 km/h Média pressão de frenagem Entre 5 – 30 bar.
Evolução do
ruído após sequencia de frenagens (SAE J2521); Algumas vezes, o ruído aparece
ao longo do uso das pastilhas em função de modificações nas superfícies, devido
ao desgaste e efeitos de temperatura.
4. Ruído de “batida”
freio acionado (Clack) Sintoma no veículo: ruído de batida quando ocorre
mudança na direção do veículo, entre frente e ré acionando o freio;
Característica: ruído de “marteladas espaçadas” no sistema de freio;
Causa:
Folgas de desgaste no caliper, molas com baixa força de retenção ou aplicação
incorreta da pastilha no veículo.
Condição de
ocorrência: Mudança de
direção 0 km/h Média pressão de frenagem Acima de 5 bar.
5. Ruído de “batida”
freio não acionado (Rattle) Sintoma no veículo: ruído de batida quando rodando
em piso irregular;
Característica: ruído de batidas seguidas no sistema de
freio sem frequência definida e não associado à velocidade de rotação das
rodas;
Causa: Folgas de desgaste no caliper, folgas nos pinos guias, molas com
baixa força de retenção ou aplicação incorreta da pastilha no veículo.
Condição de
ocorrência: Alta
velocidade Entre 0 - 80 km/h Sem acionar o freio 0 bar.
Dicas de
manutenção:
• Trocar ou
manutenção dos discos (retífica, quando permitido) a cada troca de pastilhas:
evitando a geração de ruídos pela área de contato irregular.
• Garantir
a integridade da superfície do disco para o perfeito assentamento da nova
pastilha: reduz o risco de ocorrência de variações de espessura e divergência
do batimento.
• Na
montagem do freio, garantir uma boa limpeza e lubrificação de todos os
componentes, tais como caliper, pinos deslizantes e cubo: evita o contato
involuntário da pastilha com o disco, reduzindo o risco de geração de ruídos.
• Nunca utilizar discos e o tambores de freio
além do limite de desgaste especificado (espessura mínima ou diâmetro máximo):
Isso poderá deixar o sistema mais suscetível ao surgimento de ruídos.