Você sabe
instalar tambor e disco de freio da maneira correta? Veja dicas para instalar
as peças com segurança de verdade para todos os veículos.
Tão
importante quanto escolher produtos de qualidade é fazer a instalação de forma
adequada. Por isso, os especialistas Fremax prepararam dicas que vão ajudar
você a instalar discos e tambores de freio com o máximo de segurança.
Instruções: Disco de freio
A montagem inadequada causa desalinhamento entre o disco e a
pastilha. Isso provoca desgaste irregular, trepidação do pedal de freio e do
volante de direção, causa desconforto para o condutor e pode afetar a segurança.
Dica: a recomendação é nunca aplicar pastilhas novas em
superfícies irregulares da pista de frenagem do disco. Isso provocará
ineficiência de frenagem. Substitua ou retifique os discos se a medida do
limite de desgaste permitir. As medidas de desgaste estão gravadas nas peças e
também disponíveis em nosso catálogo.
Etapa 1. Remova as pinças de freio (utilize um pequeno gancho evitando
deixá-las suspensas pelo flexível).
Ao
retornar os pistões, abra o sangrador para expulsar o excesso de líquido
concentrado na carcaça das pinças e não comprometer o funcionamento do
modulador hidráulico do ABS ou do cilindro-mestre.
Utilize sempre o coletor de fluido.
Etapa 2. Remova o disco de freio usado.
Etapa 3. Lixe o cubo de roda, para evitar que qualquer impureza permaneça
na superfície de contato com o disco e comprometa a montagem (crosta de
oxidação, sujeiras ou rebarbas).
Etapa 4. Com um relógio comparador, faça uma inspeção no cubo para
verificar empenamento e a folga do rolamento (oscilação máxima: 0,05mm e a
folga no rolamento 0,02mm). O empenamento do cubo resulta em um empenamento
duas vezes maior no disco.
Etapa 5. Monte o disco novo, fixando-o com os parafusos ou porcas de roda
(use espaçadores, se necessário). Posicione o relógio comparador a 5mm do
diâmetro superior da pista de frenagem do disco para observar a oscilação na
montagem do conjunto (oscilação máxima: 0,10mm). Em discos com cubo, tenha
cuidado ao colocar as capas de rolamento para que fiquem bem assentadas.
Lembre-se: todos os discos de freio Fremax vêm com a exclusiva tecnologia
Ready to Go, que não contamina as pastilhas e dispensa a limpeza, tornando a
aplicação muito mais prática e rápida.
DICA:
nunca aperte os parafusos ou porcas de rodas com ferramenta pneumática: utilize
um torquímetro com torque de 8 a 10 kg para automóveis e de 10 a 13 kg para
camionetes. O aperto deve ser feito no sentido cruzado dos parafusos. Observe a
aplicação correta ou o sentido de colocação dos anéis centralizadores em rodas
de liga leve (esportivas.
Etapa 6. Verifique os rolamentos de roda, caixa de direção, pivôs de
suspensão, embuchamentos, juntas homocinéticas e amortecedores. Folgas ou
desgastes nestes componentes poderão comprometer a eficiência do sistema de
freio, fazendo o pedal de freio e volante de direção trepidar, provocando um
falso diagnóstico.
Etapa 7. Antes de movimentar o veículo, acione algumas vezes o pedal de
freio para assentar as pastilhas sobre as pistas de frenagem do disco.
Antes
de entregar ou utilizar o veículo normalmente indicasse realizar o
pré-assentamento, realize aproximadamente dez frenagens de 60km/h para 40km/h,
com um intervalo médio entre as frenagens de 300m.
DICA: Também devemos orientar o motorista a utilizar de forma moderada o
sistema de freio nos primeiros 300km, para que o assentamento total seja
realizado de forma correta e não prejudique a eficiência, a durabilidade e o
conforto do sistema.