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Sensor de temperatura de gás do escapamento, mais um componente para controles de emissões de poluentes utilizado na linha diesel


É um importante sensor aplicado na linha diesel que permite um melhor controle de poluentes e quando avariado, faz o sistema entrar em emergência

Por: Pedro Luiz Scopino - 28 de maio de 2023

Os sensores de temperatura de gás de escapamento são componentes indispensáveis para proteger os sistemas de e peças contra o sobreaquecimento do fluxo de gases de escapamento. São muitas as aplicações deste componente, que informa a ECU - unidade de controle eletrônico do motor -  sobre a temperatura dos gases de escapamento, ou seja, sobre o seu correto funcionamento, já após a conversão de gases, há normalmente um aumento da temperatura. 

O sensor de temperatura dos gases de escapamento é um elemento indispensável 

Com aplicações típicas, tanto em motores ciclo Otto e Diesel, este sensor pode ser aplicado em peça única ou em mais de uma, sempre para comparar a temperatura após o catalisador, conversor catalítico ou filtro particulado. 

Vantagens da aplicação deste sensor: 

.monitoramento do processo de combustão; 

.proteção de componentes sensíveis a temperatura como catalisador, turbo compressor, e conversores; 

.monitoramento do processo de combustão e regeneração dos filtros de partículas de motores diesel; 

.medição de temperatura dos gases de escape e EGR, recirculação de gases de escapamento, no âmbito On-board diagnosis OBD. 

Está previsto no controle do OBD 

Em razão de normas rigorosas sobre os gases de escapamento, os sistemas tornam-se mais abrangentes e complexos para a redução de poluentes. Há cada vez mais componentes no sistema de escapamento com um controle preciso da temperatura de funcionamento. O elemento em si de medição é uma resistência semicondutora, que pode ser do tipo PTC (aumenta a temperatura e aumenta a resistência) ou NTC (aumenta a temperatura e diminui a resistência). 

COMENTÁRIOS DE REPARADOR PARA REPARADOR 

Amigo reparador e reparadora, muitos veículos entram em “emergência”, ou seja, entram em modo de recovery, uma espécie de proteção do motor e transmissão, sistema powertrain, limitando a sua total e plena potência quando há uma falha grave registrada. E por se tratar de um sistema vital para o motor, falhas no sensor de temperatura dos gases de escapamento vão limitar a potência do motor. Esse sensor funciona em uma faixa de trabalho entre -40 a + 1.000 .C com alta precisão em um curto espaço de tempo.  

Os sensores de temperatura de gás de escape estão sujeitos a um desgaste causados por choques e vibrações, e até por excesso de temperatura por falha na combustão da mistura ar e combustível. 

É mais tecnologia nos motores e maior a necessidade de conhecimento técnico. Pensem nisto. 

Abraços e até a próxima edição com mais dicas sobre tecnologia em motores modernos.