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Parte 1 - Sistema imobilizador Volkswagen


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Por: Rino Liciani Jr. - 27 de março de 2009

Para oferecer uma maior segurança quanto a furtos de veículos, as montadoras desenvolveram um sistema imobilizador através das chaves de ignição, denominado transponder. Este sistema vem evoluindo desde a sua criação, há cerca de 15 anos, quando foi lançada a primeira geração, que possuía código fixo, ou seja, o módulo requisita o código que está faltando, (o gravado no transponder), completando assim os códigos do sistema e a liberação da ignição.

Já na Geração II (código rotativo), o código é trocado toda vez que se desliga a chave de ignição; neste momento um novo código é armazenado e estará disponível para a próxima partida.

E, a Geração III (código criptografado) fragmenta o código do transponder para então passar para o módulo, sendo rotativo também.

Nesta edição vamos conhecer o as caractéristicas do sistema adotado pela Volkswagen, que utiliza sistemas das Gerações I e III, e apenas o Passat importado utiliza a Geração II. O sistema desabilita a partida do motor caso os códigos de acesso não sejam compatíveis.

O sistema é composto por:

Chaves de ignição com transponder (TRANS = transmitir/PONDER = responder), um circuito integrado que, quando energizado pela bobina/antena do comutador da chave de ignição (pois não possui pilha própria), envia um sinal de rádio com o código da chave.

 

 


Bobina/Antena

É um enrolamento de fio que, na primeira fase, ao ligar a chave de ignição, gera um campo magnético e energiza o transponder. Na segunda fase, funciona como antena, enviando o código da chave para o sistema imobilizador.

Módulo de Comando do Imobilizador

É uma central eletrônica que aciona a bobina/antena, recebe o sinal de código da chave e envia este sinal à central de Injeção Eletrônica.

Central de Injeção Eletrônica

 

 



É responsável por todo o funcionamento do sistema de injeção e ignição do veículo.


Led do painel

Ao ligar a ignição à central do imobilizador, realiza verificações necessárias em todo o sistema, inclusive o próprio acionamento do led do painel. Se o sistema apresentar alguma anomalia, a central aciona o Led, indicando assim que existem falhas no sistema.

Na próxima edição, apresentaremos os procedimentos de manutenção do sistema.

Até lá.

 

Matéria da edição Nº217 - Março de 2009