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Novo Vertis HD Iveco tem como proposta oferecer solução de menor custo operacional


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Por: Da Redação - 26 de fevereiro de 2013

Caminhão médio da montadora chega em duas versões: 9 toneladas e 13 toneladas – cabine estendida 

Produzido e desenvolvido na cidade mineira de Sete Lagoas, o novo Vertis HD é um veículo de grande importância para a estratégia comercial da montadora. Para se tornar ainda mais competitivo no mercado, em suas duas versões, o novo Vertis HD carrega uma série de diferencias técnicos e componentes. “Com o lançamento do Vertis HD, a Iveco completa a linha Ecoline, que agregou à nossa frota uma série de modificações técnicas para levar aos nossos clientes mais desempenho, economia de combustível, robustez, sempre a custos de manutenção cada vez mais reduzidos”, afirma Marco Mazzu, presidente da Iveco na América Latina. Nascida do processo de adaptação dos veículos à normativa Proconve P7, a geração Ecoline já conta com os veículos Daily, Tector, Trakker e Stralis. 

A versão 9 toneladas chega às concessionárias com preço público sugerido inicial de R$ 115 mil. Para a versão 13 toneladas, os valores começam de R$ 135 mil.

MOTOR

Foi apresentado oficialmente o novo NEF 4 Euro V para equipar o Iveco Vertis HD. O motor de quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro,  chega ao mercado em duas versões (177cv e 182cv) e traz inovações que proporcionam 5,5% de redução no consumo de combustível, além de  melhorar a performance. A curva agora possui torque máximo em rotações mais baixas e em uma faixa mais ampla (de 1.250rpm a 2.100rpm), dispensando diversas trocas de marcha no caso de uma subida, por exemplo.

Com sistema SCR (Selective Catalyst Reduction), o novo propulsor atende aos novos limites de emissões do Proconve P7 da legislação brasileira. A tecnologia é utilizada para remover o NOx dos gases de exaustão. Para isso, é adicionada ureia (ARLA 32) no sistema de exaustão com um módulo de dosagem específico, promovendo a redução catalítica de NOx para N2. 

Pelo uso do SCR, o NEF 4 utiliza uma nova central que se adapta melhor à evolução da arquitetura eletrônica para garantir os reduzidos índices de emissões de poluentes. Outra alteração foi feita nos pistões, criando uma nova câmara de combustão. O NEF 4 Euro V conta ainda com novos bicos injetores CRIN2 que proporcionam uma pressão de injeção 14% maior, passando de 1.400bar para 1.600bar, o que melhora a relação estequiométrica entre ar e combustível e diminui os níveis de emissões de poluentes e o consumo de combustível.

O novo propulsor teve ainda seu turbo compressor renovado para maior pressão da admissão do ar, melhorando a pressão de combustão. Assim, a queima dentro da câmara melhora, proporcionando mais eficiência do motor com menor consumo. O rotor do turbo agora também passou a ser em alumínio forjado, o que garante maior durabilidade. O novo motor permite paradas a cada 60.000 quilômetros porque utiliza o óleo sintético 5W30. Antes, as trocas eram realizadas a cada 20.000 quilômetros.

Ficha técnica NEF 4 Euro V

Cilindrada: 3.9l

Combustível: Diesel

Potências máximas: 177cv @ 2.100rpm a 2.700rpm / 182cv @ 2.100rpm a 2.700rpm

Torque máx.: 570Nm @ 1.250rpm a 2.100rpm / 610Nm @ 1.250rpm a 2.100rpm

Taxa de compressão: 17,0 : 1

Diâmetro x Curso: 102,0mm x 120,0mm

Emissões: Euro V