Notícias
Vídeos

NC² estreia no país com dois modelos


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Da Redação - 10 de novembro de 2010

Este mês a empresa começa a vender o pesado International 98000i, um cavalo mecânico de 417cv de potência e 2010Nm de torque, de PCBT de 57 e 74 toneladas


A partir deste mês, uma nova montadora de veículos comerciais inicia atividades no Brasil. É a NC², joint venture das conhecidas Navistar e Caterpillar. A Navistar é uma holding que tem como produto mais conhecido os caminhões da marca International. Já a Caterpillar é uma das principais fabricantes de equipamentos para construção e mineração.


No Brasil, a NC² oferece dois produtos, ambos com a marca International: o modelo pesado International 9800i, e, no início de 2011, o semipesado International DuraStar. O 9800i é equipado com motor eletrônico de 11 litros, com 417cv de potência e 2010Nm de torque, temperatura de escapamento reduzida e freio motor de compressão com até 395cv.


Com duas opções de tração – 6x2 e 6x4 – e PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 57 e 74 toneladas, respectivamente, o 98000i conta com transmissão sincronizada Eaton FTS-20112L de 13 velocidades. Segundo a NC², o modelo suporta até 1,2 milhão de Km.
A embreagem é a Eaton 430, monodisco a seco, de revestimento orgânico e acionamento hidropneumático de baixo esforço. Os eixos traseiros são Meritor MT46-160 e MS23-185 e já vem com freios ABS com quatro (6x4) ou seis (6x2) canais de série.
A cabine é equipado com suspensão a ar como item de série, apresenta teto alto de série, assoalho plano, ar-condicionado, bagageiro externo duplo, controles de ventilação e iluminação no dormitório. Vem ainda com pacote aerodinâmico, com saias laterais, defletores e extensões laterais para a cabine.


Já o modelo semipesado DuraStar estará disponível nas versões 4x2, 6x2 e 6x4, com motor eletrônico MWM International MaxxForce 7.2 litros Euro III, de 260cv e 900Nm de torque.Traz como diferencial o sistema elétrico Multiplex, que combina a distribuição da corrente elétrica e a disponibilização de informações sobre o veículo.


De acordo com a montadora, esta tecnologia pode ser totalmente programada para a automação de tarefas e apresenta redução em até 20% do tempo gasto no diagnóstico de problemas elétricos.
Apresenta interruptores no volante que podem ser utilizados para mostrar códigos de falhas elétricas e o sistema também vem equipado com um módulo de integração para equipamentos externos da carroceria, o que facilita as conexões e diminui a necessidade de cortar e modificar chicotes pelos encarroçadores.


O DuraStar tem eixos Meritor, com duas opções de transmissão: Eaton FS6406A de seis marchas, com a exclusiva tecnologia “boosted synchronizer”, que reduz o esforço de engate em até 48% nas versões 4x2 e 6x2; e a de 10 marchas tipo RT8908LL, com marcha tratora para serviços pesados na versão 6x4, que apresenta um chassi plano, livre de rebites, facilitando os reparos.

Investimento
Em evento de apresentação à imprensa, a NC² anunciou investimentos na ordem de US$ 200 milhões no País, que serão destinados à compra de equipamento, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, bem como à contratação e treinamento de funcionários.


Segundo o presidente da NC², Al Saltiel, já foram iniciados investimentos em projetos de expansão a longo prazo no Brasil que incluirão a produção local de caminhões e o lançamento, em 2012, de produtos com uma nova cabine avançada.
No curto prazo, a NC² assume a responsabilidade pela atual operação Navistar, em Caxias do Sul (RS), a qual manterá acordo para a produção de caminhões com a tecnologia NC2 em uma das unidades industriais da Agrale, fabricante brasileira de caminhões e tratores. A NC2 vai investir US$ 10 milhões na expansão da linha de montagem da planta existente, com planos de abrir 150 novas vagas de emprego até 2011.


Em 2012, a empresa pretende introduzir no mercado brasileiro uma nova linha de caminhões com cabine avançada das marcas International e Cat. A nova linha de produção incluirá mais de 15 modelos – abrangendo desde o modelo 10 toneladas até o de 74 toneladas PBTC (peso bruto total combinado), com motores variando de 180 hp a mais de 500 hp.
Os caminhões produzidos pela NC² serão distribuídos no Brasil por meio de redes de revendedores das marcas International e Cat. Até 2015, a empresa planeja contar com mais de 60 pontos de venda em todo o país. A rede de revendedores da International, recém-chegada ao País e que vem apresentando um rápido crescimento, já conta com cinco pontos de venda e chegará a 10 até o final do ano.