Notícias
Vídeos

Agrale lança o 8500 TR


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Da Redação - 13 de dezembro de 2010

 

 

A Agrale lançou primeiro cavalo-mecânico, o caminhão Agrale 8500 TR, o menor caminhão com quinta roda produzido no Brasil. Com o novo veículo a montadora visa atender, principalmente, a demanda dos CFCs (Centro de Formação de Condutores) e das auto-escolas para treinamento e habilitação na categoria E (motoristas de cavalo-mecânico com capacidade de carga superior a 30 mil kg).

 


Entre as principais vantagens do novo Agrale 8500 TR estão os baixos custos de operação e aquisição. O modelo proporciona redução de aproximadamente 30%, em relação aos de veículos com cinco anos de uso e com características semelhantes, utilizados atualmente pelos CFCs e Auto-escolas para formação e habilitação de condutores.

A legislação limita a idade de 15 anos do caminhão usado em auto-escolas e CFC´s e os cavalos mecânicos convencionais (PBT superior a 30 toneladas) são mais caros. O veículo da Agrale cria uma nova opção para esse nicho de mercado, que normalmente usam veículos já usados, com custo de manutenção maior e vida útil menor.


Equipado com freio de acionamento totalmente a ar e capacidade de carga de 5.250 kg, o Agrale 8500 TR possui motor MWM 4.10 TCA Euro III (quatro cilindros), com potência de 115 cv a 2.400 rpm e torque de 392 Nm a 1.500 rpm, caixa de câmbio EATON de cinco marchas e direção hidráulica. O veículo também é possui eixo de tração Dana, caixa de câmbio Eaton e sistema de direção ZF Servocom.
Desenvolvido a partir do caminhão Agrale 8500 convencional, esse modelo possui quinta roda original de fábrica - exigência da legislação para a utilização pelos CFCs e Auto-escolas – e entre-eixos menor. O processo de validação do novo modelo demorou 12 meses para ser concluído.