Notícias
Vídeos

Valeo desenvolve equipamento capaz de eliminar mais de 95% dos vírus em ônibus


A fabricante desenvolve sistema de esterilização do ar em circulação nas cabines de ônibus, que elimina mais do que 95% dos vírus, inclusive o da Covid-19

Por: Da Redação - 09 de outubro de 2020

A empresa desenvolveu um sistema de esterilização de ar em circulação nas cabines de ônibus. De acordo com a Valeo, após a ativação, o sistema elimina, em um único ciclo de fluxo de ar, mais do que 95% dos vírus, inclusive o da covid-19. 

Os dispositivos Valeo estão disponíveis como uma caixa de solução autônoma ou podem ser integrados diretamente no sistema de ar-condicionado do veículo. Eles usam a tecnologia de luz ultravioleta (UV), semelhante à usada na medicina e nas instalações hospitalares. Os raios ultravioletas funcionam como um bactericida e germicida e podem matar micróbios, como vírus e patógenos. Eles impedem a propagação e podem ser usados ​​como uma alternativa a outros métodos de desinfecção, evitando o uso de produtos químicos.

Ao desenvolver esse equipamento, a Valeo criou uma solução integrando luz UV e um "labirinto de luz", que impede que os raios UV se espalhem para fora da caixa de metal. Com isso, garante-se que os passageiros não sejam expostos a eles. Apenas o ar que circula na caixa de ventilação é purificado pela luz.

O Instituto de Virologia Médica, do Hospital Universitário Goethe, em Frankfurt (Alemanha), confirmou a eficácia virucida dessa tecnologia.