Notícias
Vídeos

Umicore alerta sobre a importância do catalisador para a manutenção da qualidade do ar


Peça em plenas condições de uso colabora com a prevenção de doenças respiratórias típicas da estação mais fria do ano

Por: Da Redação - 17 de julho de 2014

Com a chegada do inverno e o clima mais seco, gases tóxicos ficam presos nas camadas mais baixas da atmosfera, aumentando e agravando a ocorrência de doenças respiratórias e alérgicas típicas da estação, como bronquite, rinite alérgica e irritação nos olhos, entre outros. Por essa razão, a Umicore - fabricante de catalisadores automotivos - informa que o uso do catalisador em perfeitas condições de funcionamento é decisivo para a qualidade do ar.

Segundo a empresa, a peça é responsável pela conversão de até 98% dos gases nocivos em gases inofensivos. O catalisador é uma peça fundamental para reduzir a emissão de poluentes produzidos por motores à combustão. A fabricante alerta ainda aos proprietários de veículos sobre a necessidade de realizar revisões periódicas no sistema de exaustão automotivo como forma de contribuir para qualidade de vida.

“O catalisador é composto por uma colméia cerâmica que, em meio à reações  químicas, transforma em inofensivos os gases tóxicos produzidos pela queima do combustível. As condições do ar em grandes centros urbanos, como as capitais, são preocupantes, entre outros fatores, pela quantidade de veículos em circulação equipados com catalisador ineficiente, desgastado, ou até mesmo falsificado” explica o gerente comercial da Umicore Brasil, Alexandre Achcar.

A Umicore indica que é necessária uma verificação preventiva no automóvel para detectar e solucionar problemas, como rachaduras, amassados, vazamentos e furos nos componentes do sistema de exaustão. Em caso de necessidade de troca da peça, o consumidor deve exigir o certificado de garantia, a nota fiscal e a embalagem padronizada do produto, garantindo a originalidade do catalisador e a compra de um produto de origem confiável.

 “A população deve estar atenta às emissões de seu veículo, a revisão periódica é imprescindível, pois permite detectar qualquer problema nesses sistemas. Mesmo um catalisador de boa qualidade depende do bom funcionamento dos demais componentes do veículo”, esclarece Achcar.

Além do catalisador, é importante verificar outros sistemas do automóvel que influenciam na exaustão de gases poluentes, como o de ignição, que engloba velas, cabos e bobinas; o de arrefecimento do motor e, por fim, o sistema de alimentação de ar e combustível, de acordo com comunicado enviado pela Umicore.