Notícias
Vídeos

Rally Rota SC: Irmãos Varela vão atrás de mais vitórias e liderança


"vou estrear o Can-Am" - Gabriel Varela.

Por: Da Redação - 10 de junho de 2014

O ponto alto das festividades do aniversário do município de Tijucas será a realização do Rally Rota SC, válido como 5ª e 6ª etapas dos Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country, que será disputado neste final de semana (13 a 15 de junho). E a tradicional família Varela de ralizeiros vai para o litoral de Santa Catarina disposta a vencer novamente e ficar com a liderança dos certames nas categorias Quadriciclos e UTV.

"A expectativa pra este rally é a melhor possível. Vou estrear um equipamento novo e quero vencer nos dois dias para aumentar a minha folga na frente do campeonato", planeja Gabriel Varela (Circuit/CAN-AM/Divino Fogão), quevem de vitória e lidera os dois Campeonatos Brasileiros que disputa, o Baja e o Croos Country.

"Quero fazer uma prova boa e tranquila, para acelerar bastante e ir em busca de um resultado tão bom quanto na última corrida, que venci", emenda o irmão mais velho Rodrigo Varela (Divino Fogão/Bike Box), que venceu a última etapa disputada e está em terceiro no Campeonato Brasileiro de Rally Baja na categoria UTV.

A festa que brindará os 154 anos de emancipação do município ao lado de Itapema, Porto Belo e Bombinhas, e a apenas 50 Km de Florianópolis e a 30 Km de Balneário Camboriú, está marcada para as 20h de sexta-feira (13 de junho) com a largada promocional na Praça Concha Acústica.

No sábado os competidores farão um deslocamento inicial em torno de 60 Km para a largada da prova, e depois de disputarem duas especiais cronometrada de 70 km, completando 140 km de competição, a chegada será na tradicional reta da P4, muito conhecida dos Rallys de Velocidade e local que concentra forte público na curva à direita de 90˚ que finaliza a reta de 1.800 metros.

O Super Prime a partir das 16h de sábado será no mesmo local do quartel general do rally, na Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente do município. Será uma competição em pista montada especialmente para o show ao público.

No domingo a programação se repete com mais 140 km de disputas. "O piso deve ser bem rápido, com poucos buracos e muita velocidade, se a chuva não estragou. Agora, se chover durante a prova teremos grandes dificuldades, pois o UTV não tem parabrisas e a visão fica muito prejudicada", afirma Rodrigo.

"Vou estrear o Can-Am Renegade 1000, um quadriciclo com tração nas quatro rodas que vai me ajudar bastante, pois está chovendo muito na região da prova e o terreno vai estar pesado, com muito barro e lama", comenta o líder Gabriel Varela.

O Rally Rota SC 2014 está batendo o recorde de inscritos na temporada com 24 duplas entre Carros e Caminhões no Brasileiro de Rally Cross Country, e 32 competidores na Categoria UTV, 16 nos Quadriciclos e 41 nas Motos pelo Brasileiro de Rally Baja para Motos, Quadriciclos e UTVs, totalizando, até o momento, 111 veículos no grid.

Programação:

Sexta-Feira (13/06)
08h às 20h - Vistorias Administrativas
Local: Av. Hercílio Luz, 400 - Centro - Tijucas - SC
20h - Largada Promocional - Festa de Aniversário do Município de Tijucas
Local: Praça Concha Acústica - Centro - Tijucas
21h - Briefing
Local: Tijucas Clube
22h - Festa do Rally Rota SC
Local: Blue Brasil - Rua Cel Buchelle, 389 - Tijucas

Sábado (14/06)
07h30 às 08h30 - Vistoria Técnica (CBM)
10h - Largada na SS1
16h - Super Prime (SS2)
20h - Briefing
Local: Tijucas Clube

Domingo (15/06)
09h - Largada SS3
15h - Festa de Premiação
Local: Blue Brasil - Rua Cel Buchelle, 389 - Tijucas (SC)

Pontuação do Campeonato Brasileiro de Rally Baja após as quatro primeiras etapas - Quadriciclos:

1) Gabriel Varela, Raptor 700, Divino Fogão Rally Team, Barueri/SP, 90 pontos;
2) Ernesto Jun Watashi, Renegade Can Am BRP, Mogi das Cruzes/SP, 83;
3) Osmar de Mendonça Jr, Polaris Scrambler 850, Mendonça Racing, Itapoá/SC, 74;
3) Richard Amaral, Protótipo, Amaral's Racing, Suzano/SP, 74;
5) Leonardo Milesi, Scrambler XP 850 H.O. 2012/2013, Caxias Do Sul/RS, 56.
Pontuação do Campeonato Brasileiro de Rally Baja após as quatro primeiras etapas - UTV:
1) Nuno Fojo, Super Production, Polaris RZR XP000 Dakar, Polaris Racing Brasil, 85;
2) Denísio Casarini Filho, Super Production, Can Am Maverick, Casarini, São Paulo/SP, 84;
3) Rodrigo Varela, Super Production, Can Am, Divino Fogão, Barueri/SP, 77;
4) Rafael Braga, Super Production, Cariocas Racing, Cariocas Racing, Petrópolis/RJ, 62;
5) Richard Carida, Super Production, Maverick 1000r, Carida Racing Team, Barueri/SP, 61.