Notícias
Vídeos

Nakata ajuda a identificar os sinais de desgaste dos freios do seu carro


A Nakata também está participando da Semana Nacional do Trânsito

Por: Da redação - 21 de setembro de 2015

A Nakata também está participando da Semana Nacional do Trânsito, que vai até o dia 25 de setembro, com dicas para a manutenção do sistema de freios do seu carro. Composto por pinça, disco, tambor, servo freio, cilindro mestre e de rodas, pastilha, lonas e tubulação, entre outros componentes, é item de extrema importância na revisão e ficar atento a ruídos, vibração, pedal baixo, pedal duro, podem indicar desgaste e sinal de advertência no painel. 

Entre os fatores que podem contribuir negativamente para a durabilidade do freio, estão a contaminação de agentes externos, rugosidade do disco, sobrecarga no freio dianteiro e modo de dirigir do usuário. 

“Revisar o veículo com periodicidade recomendada pelo fabricante, lembrar que a forma de conduzir o veiculo também influencia no desgaste do freio. Portanto, é importante, por exemplo, utilizar o   motor como freio em declives acentuados”, afirma Jair Silva, gerente da qualidade e serviços da Nakata. 

A pastilha também é um item importante, e sempre que for substituída deve-se levar em conta a substituição dos discos. Na maioria das situações, a troca se faz necessária: “A usinagem da superfície do disco usado não é uma retifica como nos discos novos e em muitos casos, é o acabamento desta superfície com elevada rugosidade, que acaba gerando ruídos na frenagem“, finaliza Silva.