Notícias
Vídeos

Manutenção preventiva é essencial para circular com a moto em segurança


Seguir prazos recomendados no manual do proprietário para as revisões e realizar manutenções periódicas trazem segurança no trânsito.

Por: Da Reprodução - 08 de janeiro de 2023

Grande parte das motocicletas é um meio de transporte ágil, econômico e mais acessível à população. Por isso, dos 46,6 milhões de veículos da frota em circulação, somente as motocicletas somam 12,8 milhões de unidades em vias públicas, segundo o Relatório a edição de 2022 da Frota Circulante do Sindipeças. Mas, motociclistas devem ficar atentos à manutenção periódica da moto já que um descuido pode acarretar graves acidentes no trânsito. “Além de seguir os prazos indicados no manual do proprietário para as revisões, os motociclistas devem checar periodicamente os principais componentes da moto para evitar problemas como os originados por lubrificantes vencidos, sapatas e pastilhas desgastadas”, afirma Jefferson Credidio , gerente de Produtos e Engenharia da Nakata.

Segundo Credidio, a manutenção preventiva traz segurança no trânsito, pode também evitar desperdício de tempo e dinheiro, além de praticamente eliminar paradas inesperadas por desgaste ou quebra de alguma peça da moto.

Outra vantagem de fazer revisões periódicas é que todo o conjunto terá maior durabilidade, pois de acordo com o gerente, as revisões programadas evitam o desgaste prematuro de componentes.

Há ainda o benefício econômico. “Além das manutenções preventivas serem mais baratas do que as corretivas, resultam em menor gasto de combustível já que o motor está trabalhando adequadamente e menor emissão de poluentes”, comentou.

Credidio cita que as revisões periódicas devem ser realizadas em todos os sistemas: motor, câmbio, relação, cabos, pneus, freios, suspensão e elétrica.