Notícias
Vídeos

Magneti Marelli destaca sua linha de sistemas de iluminação automotiva


O sistema de iluminação de um veículo é essencial para a segurança dos motoristas, passageiros e demais usuários das vias públicas

Por: Da Redação - 20 de novembro de 2022

Itens obrigatórios, os faróis iluminam o trajeto em condições de pouca luz ou má visibilidade; enquanto as lanternas – ou luzes de posição – e as luzes DRL, presentes nos modelos de veículos lançados nos anos mais recentes, sinalizam aos demais condutores intenções e ações realizadas pelo motorista, como mudanças de direção, frenagens e até o sentido do deslocamento, em condições de neblina, por exemplo.

Utilizar produtos com qualidade reconhecida pelo mercado é fundamental para reduzir os riscos de acidentes e, além de faróis e lanternas, e devem ser regularizados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o que confirma o elevado nível de qualidade com o qual são produzidas.

Composta por mais de 250 códigos, a linha de iluminação automotiva Magneti Marelli atende a diversas aplicações para veículos da linha leve como Fiat, Volkswagen, Nissan e Toyota, além de modelos premium de Audi, BMW, Land Rover e Mercedes-Benz.

O desempenho dos faróis e lanternas depende de alguns cuidados de manutenção que, se não forem executados, podem comprometer a segurança nas vias públicas e pesar no bolso. Conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), circular com faróis desregulados, defeito no sistema de iluminação, sinalização ou com lâmpadas queimadas é considerado infração de trânsito e o motorista pode ser multado e penalizado com pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Os faróis desregulados ou com lentes opacas precisam ser regulados ou substituídos em oficinas especializadas, capazes de auxiliar na manutenção e preservação desses itens. Além da regulagem periódica do alinhamento o facho luminoso, que garante a incidência adequada de luz no trajeto, proporcionando boa visibilidade e evitando o ofuscamento para os motoristas que transitam no sentido contrário, os faróis eventualmente requerem a troca das lâmpadas. Embora não haja necessidade de regulagem, também é importante dar atenção à manutenção das lanternas.

Os faróis e lanternas Magneti Marelli podem ser encontrados no catálogo eletrônico disponível para celulares IOS e Android e no site www.mmcofap.com.br.