Notícias
Vídeos

Freios de serviço e de estacionamento devem ter manutenção em dia para evitar acidentes


Freios de serviço e de estacionamento devem ser revisados seguindo as recomendações do fabricante não só para garantia da durabilidade das peças, mas também para não provocarem acidentes.

Por: Da Redação - 03 de fevereiro de 2015

O cuidado com o sistema de frenagem é muito importante na hora da manutenção de empilhadeiras. “A manutenção preventiva, seguindo as recomendações do fabricante, ajudam o sistema a atuar adequadamente, sem causar travamento das rodas, arraste de pneus e sem provocar acidentes”, afirma Claudio Henrique Martins, supervisor da linha industrial da TVH-Dinamica.

O freio da empilhadeira é acionado por pedal e comandado por fluido hidráulico. Já o freio de estacionamento é acionado por alavanca manual e conduzido mecanicamente por cabo e possibilita a parada em terrenos planos e inclinados, quando o operador estaciona o equipamento. “Os componentes do sistema de frenagem – sapata, cilindros, pinça, retentor, jogo de reparos e tambor, bem como o nível do fluido de freio - devem ser revisados, constantemente para garantir a vida útil e o funcionamento adequado da frenagem,”, comenta o supervisor da linha industrial. Ele explica também que ambos os freios são fundamentais durante a operação e devem estar em boas condições porque, muitas vezes, durante os deslocamentos são necessários frenagens emergenciais para evitar o encontro da empilhadeira com pessoas ou outros equipamentos.