Notícias
Vídeos

Ford quer investir na área de compartilhamento de carros e serviços


Até 2025, o segmento deve gerar receita de R$ 1,7 trilhão.

Por: da redação - 27 de maio de 2016

O crescimento do compartilhamento de carros e outros bens e serviços tem se tornado uma forte tendência global nos últimos tempos.

A Ford tem acompanhado este segmento e pesquisa sobre seu público e oportunidades de investimento.

 “A economia compartilhada deve gerar mais de R$52 bilhões em receitas globais, e a projeção é que até 2025 possa chegar a R$1,17 trilhão, com o compartilhamento de carros crescendo 23%”, afirma Will Farrelly, especialista na área de inovação da experiência do usuário da Ford. As pessoas estão muito aptas e preparadas para o compartilhamento, desde carros e música até hospedagem de férias. “Usando o smartphone, você pode rapidamente ‘dividir’ carros e caronas, favorecendo a mobilidade e reduzindo os congestionamentos", diz o executivo da Ford, que participa do painel "Futuro dos ecossistemas da mobilidade" no OuiShare Fest, o maior evento do mundo voltado à economia do compartilhamento, realizado esta semana em Paris.

Na Europa, a Ford promoveu uma pesquisa sobre atitudes dos consumidores em relação ao compartilhamento de carros e serviços. O estudo revelou que grande parte dos europeus diz compartilhar com alguém que não conhecem.

Foram 10.016 pessoas entrevistadas na França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido. Entre elas, 55% compartilhariam o seu carro por dinheiro, 44% compartilhariam a sua casa, 33% o seu telefone celular e 17% até mesmo o seu cão. A maioria também se disporia a dirigir para outros (78%) ou transportar pacotes (78%). Além disso, 76% recorreriam à carona compartilhada, 73% a um serviço de vaga de estacionamento e 72% usariam carros compartilhados. Quanto ao perfil do público, os homens jovens estão entre os mais propensos a adotar a economia do compartilhamento, representando 61%.  A taxa de mulheres que consideram o serviço uma boa opção é menor: 49% das participantes.

A Ford está investindo fortemente em novas oportunidades de negócios através do plano Ford Smart Mobility, visando se destacar nos segmentos de conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e análise de dados. A plataforma FordPass oferece serviços para os clientes em parceria com empresas de combustível, pagamento móvel de estacionamento, compartilhamento de carros e outras. Recém-lançada nos Estados Unidos, ela agora está se expandindo para outras partes do mundo.