Notícias
Vídeos

Ford GT sai vencedor em Le Mans na França


Competição mais difícil do mundo teve equipe entre os quatro primeiros colocados

Por: da redação - 30 de junho de 2016

Nesta semana, a Ford realizou a prova de resistência mais difícil do mundo, e teve três carros entre os quatro primeiros colocados. Os pilotos que dirigiram o Ford GT número 68 foram: o francês Sébastien Bourdais, o americano Joey Hand e o alemão Dirk Müller . O Ford GT 69, pilotado pelo australiano Ryan Briscoe, o neozelandês Scott Dixon e o britânico Richard Westbrook ficou em terceiro lugar. Os dois outros GTs da equipe Ford Chip Ganassi Racing, números 66 e 67, terminaram em quarto e nono lugares. O interessante é que a vitória ocorreu exatamente 50 anos depois da conquista da marca na corrida mais famosa do mundo, em 1966.

 "Este é um momento histórico para a Ford", disse Bill Ford, presidente do Conselho da Ford. "Nós nos atrevemos a sonhar que poderíamos voltar a Le Mans, 50 anos depois da incrível vitória de 1966, e vencer essa competição. O orgulho que sentimos quando o Ford GT cruzou a linha em Le Mans é indescritível. A equipe que projetou, construiu e correu com o Ford GT tem trabalhado incansavelmente para chegar a este resultado e estou orgulhoso de cada um deles. A equipe demonstrou o espírito da Ford de inovação, determinação e verdadeiro trabalho em equipe. Valorizamos a nossa história e herança e hoje fizemos história novamente. Eu não poderia estar mais orgulhoso."

A primeira aparição do O Ford GT foi em 2015 em Le Mans. Um ano após andar pela primeira vez, o carro foi vencedor no Calabogie Motorsports Park, no Canadá.

"Construir um carro novo e correr em Le Mans é uma tarefa monumental", comentou Mark Fields, presidente da Ford mundial. "Nós a enfrentamos e vencemos o maior desafio do automobilismo mundial: as 24 Horas de Le Mans. Foi incrível compartilhar este evento com nossos distribuidores, proprietários, empregados, patrocinadores e convidados, que estão todos explodindo de orgulho em ser parte da família Ford. Cada fabricante na classe GTE Pro lutou com tudo o que tinha de melhor e estamos entusiasmados de ter desempenhado nosso papel nesta corrida incrível".

Depois de disputar acirradamente com a Ferrari 82, o Ford GT 68 assumiu a liderança na 20ª hora, até o final da corrida. Joey Hand pilotou nas três vezes em que a Ferrari foi passada pela Ford. "É uma grande aposta voltar aqui 50 anos depois da vitória da Ford em 1966", disse Hand. "É uma enorme conquista esta equipe ter chegado tão longe num curto espaço de tempo. Todos trabalharam duro, mesmo no Natal e Ano Novo, e nos deram um carro que pode correr muito. Nós o dirigimos como se fosse uma corrida de arrancada por 24 horas. Já ganhei muitas corridas e esta é uma das maiores. Estou honrado de fazer parte deste programa."

O Ford GT 66 disputou a ponta no início da corrida, mas não conseguiu por conta de um problema elétrico que freou o seu ataque. O GT 67 também teve um contratempo no câmbio no começo da prova, precisando fazer uma corrida de recuperação nas 24 horas. Ele chegou em nono lugar.

O Chip Ganassi chegou em sua 175ª vitória como dono da equipe, e é o único na história a ganhar a Indianápolis 500, Daytona 500, Brickyard 400, 24 Horas de Daytona, 12 Horas de Sebring e 24 Horas de Le Mans. O Ford GT 66 alcançou pontuação máxima no Campeonato Mundial de Endurance na etapa. Já o time da equipe Ford Chip Ganassi Racing que disputa o campeonato IMSA (Campeonato SportsCar Weathertech) volta aos EUA para a próxima rodada em Watkins Glen, que acontece no dia 3 de julho.