Notícias
Vídeos

Cuidados com os braços da suspensão garantem segurança ao dirigir e devem ser substituídos aos pares


A Dana orienta sobre a importância do componente e como funciona o braço de suspensão, que é a união articulada da suspensão, que liga o chassis e a suspensão que suporta a roda

Por: Da Redação - 25 de outubro de 2022

Também conhecido como braço de suspensão ou braço oscilante, esse componente promove a união articulada entre o chassi e a suspensão que suporta a roda, controlando a geometria do veículo em movimento, à medida que ela sobe e desce. É quase imperceptível para os leigos, mas tem vital importância por desempenhar papel crítico na segurança e conforto dos motoristas.

No entanto, como fica instalado embaixo do veículo, nem sempre recebe a merecida atenção e pode afetar negativamente outros sistemas quando se desgasta. A maioria das queixas dos prioritários de veículos ao fazerem a manutenção dizem respeito ao desgaste anormal dos pneus, ruídos excessivos ou descentralização do volante quando rodando em linha reta.

Reparadores experientes sabem que, quando surgem essas reclamações, é bem provável que o diagnóstico aponte problemas com os braços oscilantes, como danos ou desgastes. Por isso, para garantir uma manutenção de excelência, o ideal é que os braços oscilantes sejam substituídos pelos pares. Embora os braços de suspensão atinjam vida útil acima de 100 mil km, é prudente sempre realizar uma inspeção completa do item e demais componentes do sistema de suspensão a cada 40 mil km.