Notícias
Vídeos

Carros elétricos Renault integram projeto de mobilidade urbana de Brasília


E tem o objetivo de ser o marco inicial e motivador da expansão da mobilidade elétrica.

Por: Da Redação - 11 de junho de 2014

A Renault anuncia que sete veículos elétricos - três unidades do Zoe, três do Kangoo Z.E. e um do Twizy – começam a circular nas ruas e avenidas de Brasília no projeto Ecomóvel. 

Segundo a empresa, o programa de mobilidade urbana baseado na utilização de veículos 100% elétricos, é uma iniciativa da Companhia Energética de Brasília (CEB) e Itaipu Binacional, com apoio do Governo do Distrito Federal e parcerias com a Aliança Renault-Nissan, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) e Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEiiA), de Portugal.

Ainda de acordo com o comunicado enviado pela Renault, os veículos que fazem parte do projeto foram cedidos em comodato pela Renault (1 Twizy para o Governo do Distrito Federal; 1 Kangoo Z.E. para a CEB e 2 para a EBCT), e por Itaipu Binacional (3 Zoe para CEB). O Brasília Ecomóvel tem por objetivo ser o marco inicial e motivador da expansão da mobilidade elétrica inteligente no Distrito Federal e foi lançado no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek.

 “Brasília é reconhecida internacionalmente por seu planejamento urbano, baseado em conceitos de modernidade e qualidade de vida. O projeto Brasília Ecomóvel está em total sintonia com os valores da Renault na busca da mobilidade urbana inteligente e sustentável”, destacou o vice-presidente da Renault do Brasil, Alain Tissier.

Outros projetos

A Renault também é parceira em projeto semelhante na capital paranaense, o Projeto Ecoelétrico de Curitiba, que entrou em operação no início de junho. Atualmente, circulam pelas ruas e parques da capital paranaense 10 veículos elétricos da marca (cinco unidades do Zoe, três do Kangoo Z.E e dois do Twizy), que estão sendo utilizados no suporte à fiscalização do trânsito, ronda, patrulhamento, centro móvel de informações turísticas e no programa escola pública de trânsito. Este projeto será realizado em quatro fases, estendendo-se até 2020.

Mobilidade Urbana Inteligente

O Brasília Ecomóvel contará com uma rede inteligente que possibilitará conhecer em detalhes as potencialidades dos veículos elétricos. Trata-se do sistema de mobilidade inteligente Mobi.me, desenvolvido pela CEiiA, que faz a conexão entre os veículos elétricos e eletropostos sensorizados para a captura de dados em tempo real.
Os usuários utilizarão um cartão que permitirá o abastecimento dos veículos elétricos em qualquer eletroposto da rede, e ainda terão acesso às informações sobre o desempenho dos veículos de forma customizada e em tempo real.