Notícias
Vídeos

Amortecedores: fique atento aos sinais de desgaste


Perda de estabilidade, balanço excessivo em arrancadas e freadas, vazamento de óleo e barulho anormal são alguns sinais de que pode haver problemas no sistema de suspensão do veículo.

Por: Da Redação - 19 de maio de 2015

Os amortecedores, parte do conjunto de suspensão, são itens de segurança do veículo, responsáveis por amenizar os impactos na carroceria, frear os movimentos da mola e manter os pneus em contato com o solo. Quando comprometidos, podem provocar balanço excessivo em arrancadas e freadas, além da perda de estabilidade, vazamento de óleo e barulho anormal.

“São componentes, que quando desgastados ou danificados, comprometem a estabilidade e a dirigibilidade do veículo, especialmente, em curvas, podendo ocasionar acidentes. Há diversos riscos ao veículo e ocupantes porque aumenta a distância de frenagem, tendência de aquaplanagem em superfícies alagadas e de o veículo sair para o lado de fora das curvas, desgaste prematuro dos pneus entre outras consequências”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Alguns cuidados devem ser observados para não interferir na durabilidade dos amortecedores, como: evitar excesso de peso, não passar em lombadas ou buracos com velocidade incompatível, fazer regularmente o alinhamento de direção e o balanceamento das rodas.

É preciso ficar atento, pois o motorista acaba se adaptando às mudanças geradas pelo desgaste das peças ao trafegar com o carro. Isso porque as alterações acontecem paulatinamente e o motorista se acostuma e acaba achando que é a condição normal do veículo. É recomendado fazer a revisão no veículo a cada 10.000 km em uma oficina de confiança especializada.