Notícias
Vídeos

A substituição dos motores 1.6 por 1.0


Todas estas mudanças fazem com que motores como o do Up! rendam muito e gastem pouco

Por: Da Redação - 06 de agosto de 2015

Motores 1.0, mesmo os mais modernos, costumam ter por volta de 80 cv de potência. Mas as coisas estão mudando. A chegada do Up! TSI, turbinado, pode representar uma nova etapa no segmento. 

O motor de apenas três cilindros turbinado teve sua potência aumentada em 28% (de 82 para 105 cv), enquanto o torque cresceu de 10,4 para 16,8 mkgf (61,5% de elevação). Com isso, o 1.0 turbo passa a garantir desempenho equivalente ao de motores 1.6 ou 1.8, gastando como 1.0 convencional. 

Segundo a Volkswagen, no caso do Up! não trata-se de apenas um motor turbinado, mas sim de um motor praticamente novo, com quase nada aproveitado do modelo convencional. Entre as peças novas estão pistões, cabeçote, virabrequim, válvulas, bielas, comandos de válvulas e até o bloco de alumínio, que recebeu mais um ponto de fixação e canais adicionais para refrigeração. 

Os comandos de válvulas são variáveis tanto na admissão como no escape. O virabrequim passou a ser forjado, em vez de fundido. Isso ajuda a suportar a pressão maior. Além de mais reforçadas, as bielas são mais curtas, mas sem alteração no curso dos pistões. As válvulas também têm menor diâmetro, pois o turbo se encarrega de “forçar” o ar para dentro do motor.

As modificações não se restringem apenas ao motor. O diâmetro dos discos de freio aumentaram, assim como o disco de embreagem, que também cresceu. A suspensão foi recalibrada, e a relação do diferencial sofreu alterações. A consequência é que, em quinta marcha a 100 km/h, o Up! turbo está a 2.400 rpm, contra 3.300 rpm no aspirado. Isso resulta em maior economia, desempenho e conforto. 

Na Europa, o propulsor 1.0 turbinado já está sendo utilizado no VW Golf, gerando 115cv e consumindo apenas 23,25 km/l.

Todas estas mudanças fazem com que motores como o do Up! rendam muito e gastem pouco.