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Parte 3 - Anatomia de um Scooter


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Por: Paulo José de Souza - 19 de abril de 2011

 

Nesta matéria, vamos apresentar o sensor  de inclinação do chassi.
A evolução da tecnologia proporciona benefícios e tornam os veículos mais seguros.


Uma   vantagem para os usuários do Scooter Lead: o sensor de ângulo de inclinação do chassi é um dispositivo de segurança que monitora o ângulo  do chassi, e em caso de queda do Scooter, o fornecimento de combustível é interrompido  por meio da corte da alimentação  da bomba de combustível e ignição.


Este dispositivo tem como principal função a segurança, em condição estática caso haja inclinação superior ao limite máximo  de inclinação que é de 49+/- 4°, haverá o corte do funcionamento do motor, para que não ocorra  maiores prejuízos ao motociclista e também ao Scooter


O sensor  está presente nas demais motos da marca e também nos principais concorrentes. Neste modelo o sensor está localizado na parte traseira do chassi e é alimentado pela tensão proveniente da bateria.

Sensor ou interruptor?
A nomenclatura correta do dispositivo é “sensor de ângulo de inclinação do chassi”. A dúvida existe porque normalmente a função de desligar um componente é atribuição de um interruptor.


Durante a condução do Scooter, o ângulo definido pelo  sensor de inclinação não pode sofrer  alterações, para que o motor não falhe ou até desligue e seu usuário caia. Por exemplo, em uma curva, a força centrífuga mantém os elementos internos do sensor no mesmo ângulo da posição da motocicleta.
Assim, o movimento de oscilação dos componentes internos do sensor de ângulo será reduzido, mesmo em condição de inclinação durante a trajetória de uma curva.


O sensor é montado em coxins que absorvem a vibração que também poderiam provocar falhas no funcionamento  do motor ou até desligá-lo.
Para facilitar a montagem da peça, existe uma referência de montagem “UP” que deve ser montada para cima.


Na Lead, a injeção eletrônica é semelhante aos demais sistemas, relês, sensores, atuadores e interruptores compõem o conjunto.
Caso haja algum defeito no sensor de ângulo de inclinação do chassi o sistema não será acionado e o Scooter não irá funcionar.


A perfeita compreensão do sistema é importante para o diagnóstico adequado dos possíveis defeitos que poderão ocorrer.
O correto funcionamento do motor só é possivel quando o relê de parada do motor está fechando o circuito. Neste momento a tensão da bateria alimenta a bomba de combustível,  por meio de um relê que fornece energia para ativar o modulo eletrônico  que, por sua vez, irá gerenciar a distribuição de tensão para a maioria dos componentes da injeção.


O circuito abaixo mostra que a tensão proveniente da bateria segue até o contato principal do relê de parada do motor, chave da ignição, interruptor de parada do motor  (engine stop). Para que a tensão alimente o relê e a bomba de combustível, assim como  o ECM é necessário que o sensor perceba que o Scooter esteja na posição vertical, condição  para que o circuito seja fechado  pelo relê de parada do motor e o Scooter funcione.

Queda
Durante a queda, o desligamento do motor se dá quando  um relê de corte é desarmado devido ao posicionamento do sensor. Após  levantar o Scooter,  a chave de ignição deverá ser desligada e, após alguns segundos  ligada para que o Scooter volte a funcionar novamente.

Diagnose de defeitos
Informações compartilhadas do manual de serviços I

Passos para a inspeção do sistema
Com a motocicleta apoiada no cavalete central, desligue o interruptor de ignição, remova o assento e o baú sob o assento e remova os parafusos do sensor.


Mantenha o sensor na posição normal e ligue a chave de ignição. O sensor estará normal se o relê de parada do motor emitir um click.
Incline o sensor aproximadamente 49 +/- 4° para a esquerda ou para a direita mantendo o interruptor da ignição ligado.


O sensor estará normal se o relê de parada do motor emitir novamente um click, indicando que o circuito está aberto e nesta condição o motor não irá funcionar.
Caso o sensor não funcione, inspecione o circuito. Caso não haja falhas, substitua o sensor e verifique novamente.

Passos para a inspeção do circuito
Com a motocicleta apoiada no cavalete central, desligue o interruptor de ignição, remova o assento e o baú sob o assento e desacople o conector 6p do sensor de inclinação.
Depois, ligue o contato da ignição e, com um multímetro na escala DCV, meça a tensão nos terminais do conector do lado da fiação.

CONEXÃO:
Preto (+)
Verde ( -)
Padrão: A voltagem obtida deve ser igual à da bateria.

Durante o teste, caso não obtenha o valor de tensão igual a bateria, verifique os itens abaixo:
- Circuito aberto no fio Preto
- Circuito aberto no fio Verde
Caso a voltagem da bateria seja indicada, verifique conforme descrição abaixo:
CONEXÃO: Vermelho/Laranja (+) Verde (-)
PADRÃO: A voltagem obtida deve ser igual à da bateria
Se a voltagem da bateria não for indicada, verifique quanto a circuito aberto no fio Vermelho/Laranja.