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BMW lança nova Série 5 no Brasil


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Por: Da Redação - 16 de julho de 2010

 

A BMW apresentou no último mês a 6ª geração dos veículos da Série 5, que trazem como novidade a carroceria batizada de SAV (Sport Activity Vehicle), um misto de coupé e sedan, mais elevado, como se fosse um SUV.


À primeira vista, o BMW Série 5 Gran Turismo passa a impressão de ser bem mais robusto do que o sedan. E realmente é, pois o GT é 10cm mais comprido, 4cm mais largo, 9cm mais alto e com distância entre eixos 10cm maior. Com isso, o peso também é superior, em expressivos 255kg.


Infelizmente, a BMW decidiu trazer apenas a versão do GT com motor seis-cilindros em linha, enquanto a versão sedan chega também com a opção de motor V8.

Assim, ao todo são ofertados quatro novos veículos aos consumidores da marca: sedan 535i, seis-cilindros (R$ 288.000), sedan 550i, V8 (R$ 395.000), 535i GT (R$ 305.400) e 535i GT Top (R$ 339.400). A versão Top já vem com abertura e fechamento elétrico do porta-malas, sistema de navegação com monitor de TV + sistema iDrive, pacote de entretenimento profissional e rodas de liga leve de 19 polegadas.

Powertrain


O propulsor de seis-cilindros em linha da BMW é um clássico da marca. O que equipa a Série 5 apresenta diversas tecnologias, como a TwinScrollPower Turbo (dupla turbina), injeção direta de combustível (110bar) e controle variável das válvulas.


Com tudo isso, os três litros de capacidade volumétrica do motor desenvolvem 306hp de potência a 5.800rpm, e 400Nm de torque na faixa entre 1.200rpm e 5.000rpm. A taxa de compressão é de 10,2:1 com pistões de curso e diâmetro de 89,6mm/84mm.


Já o V8, tem 4.4 litros de capacidade volumétrica que rendem 407hp de potência na faixa entre 5.500rpm e 6.400rpm, e torque máximo de 600Nm na faixa entre 1.750rpm e 4.500rpm. O motor trabalha com taxa de compressão de 10:1 com pistões de curso/diâmetro de 88,3mm/89mm.


Como todo veículo do segmento Premium, os Série 5 da BMW dispõe da mais refinada tecnologia de controle de propulsão. Segundo o gerente de Treinamento e Serviços da marca, Luiz Estrozi, a central eletrônica já opera com velocidade de 64 bits, por conta da complexidade dos cálculos necessários para o sistema de injeção atuar da forma precisa.


Para completar o sistema de powertrain, todas as versões do Série 5 chegam com câmbio automático de oito velocidades, com opções de trocas manuais.

Tecnologias


A quantidade de eletrônica embarcada no Série 5 é imensa. Tanto que a direção assistida eletricamente dispõe de uma bateria exclusiva, de 24 volts, localizada no porta-malas, ao lado da bateria de 12 volts que alimenta os demais sistemas do veículo.


Uma tendência dos carros de luxo europeus é a aplicação de sistemas de regeneração de energia, aproveitando as desacelerações para recarregar a bateria, mantendo assim a carga do reservatório sempre no maior volume de energia possível.


Outra tendência são os sistemas de auxílio de estacionamento. Se há alguns anos os automóveis Premium tinham como novidade os sensores de marcha à ré, hoje o destaque são os carros que estacionam sozinhos. A ativação do sistema deve obedecer algumas regras, que foram pensadas em nome da segurança.


Tudo começa com a procura da vaga. O condutor deve selecionar o botão do Assistente de Estacionamento e manter velocidade inferior a 35km/h. A partir deste momento, os sensores instalados nos paralamas e na lateral do veículo farão a varredura do tamanho das vagas existentes, medindo a distância entre os veículo. Ao encontrar uma vaga adequada para o tamanho do veículo (pelo menos 1,2m maior do que o carro), um sinal é dado na tela do computador de bordo.


Ai, basta engatar a marcha à ré, sinalizar a manobra (ligar a seta), tirar as mãos do volante, e controlar a aceleração e frenagem do veículo, que realizará a baliza sozinho. Quanto mais devagar o motorista realizar a baliza, mais perfeita será a manobra e, apesar de o volante virar sozinho, o condutor deve ficar atento para a aproximação com o veículo que está atrás e à frente.


Outro sistema que também é tendência neste tipo de veículo é o piloto automático com controle de aproximação de obstáculos, que realiza a parada total do veículo, caso necessário, e retoma a velocidade inicialmente escolhida quando o obstáculo é removido. Em outras palavras, o carro acelera e freia sozinho, tendo o motorista apenas a incumbência de mantê-lo dentro da faixa.

Impressões


No dia do lançamento, realizado nas dependências da Embraer, na cidade de Gavião Peixoto, interior de São Paulo, onde a empresa realiza a montagem final de aeronaves destinadas ao mercado corporativo e de defesa, além de abrigar uma pista de ensaios para vôos, foi possível testar diversas tecnologias dos veículos, tanto no V8 quanto nos seis em linha.


O Assistente de Estacionamento funciona bem, porém leva-se um tempo até se acostumar com os controles, e qualquer descuido desativa o sistema, como o esquecimento do acionamento de seta, para indicar a manobra, ou ainda o destravamento do cinto de segurança.


O sistema de piloto automático com controle de aproximação também trabalha bem, e é mais fácil de acionar do que o assistente de estacionamento. Basta escolher uma velocidade, acionar o piloto automático e apertar um botão no painel. Pronto, sistema ativado. É só escolher a distância para o carro da frente e se concentrar na estrada.


Com estes dois sistemas, os Série 5 limitam a habilidade do condutor a saber virar o volante, quando em movimento, e acelerar e frear, ao estacionar. Mais um pouco transforma o motorista em passageiro.


Na pista de pouso da Embraer foi possível testar a agilidade do Série 5 GT, porém a primeira impressão é de que o carro é muito mais um excelente carro de passeio do que um Gran Turismo. Mesmo com todos os 306hp de potência e 400Nm de torque do motor, o carro é grandalhão, meio desajeitado, e, para um Premium de luxo, podia ser mais esperto.


A caixa de câmbio de oito velocidades mostrou ser um tanto o quanto longa para o modelo, o que provocou certa sensação de falta de motor, ainda mais se considerado o tamanho e peso do GT. Esta sensação deve ser compensada com o motor V8, porém a BMW não manifestou interesse de trazer o modelo com este propulsor. Uma pena.


Em relação ao conforto e posição de dirigir, tanto o sedan quanto o GT são muito bons. Uma característica dos BMW é apresentar veículos potentes, confortáveis e fáceis de dirigir. As tecnologias mostradas neste lançamento mostraram isso muito bem.