Notícias
Vídeos

Aula 67 - Administrando sua automecânica: Empresário desiludido e técnico


Ser empresário ou empresária pode ser uma realidade muito difícil de ser atingida quando não se tem uma boa preparação, e a grande maioria são excelentes técnicos experientes, mas a parte da gestão vira uma desilusão

Por: Da Redação - 26 de agosto de 2022

É uma grande dor ver excelentes técnicos e técnicas, que trabalham muito, resolvem vários problemas nos veículos, mas que no final do mês não conseguem fechar no azul, pois os problemas de gestão vão deixá-los desiludidos.

Ser um empresário desiludido e técnico pode ser uma realidade de muitas empresas do setor automotivo brasileiro. E são muitos anos de trabalho duro mas com poucos resultados, é desmotivador, cria uma desilusão, se perde a esperança pois com pouco dinheiro se investe pouco também, e é criado um senso de desenganado. Seguindo o dicionário:
desiludido

adjetivo substantivo masculino

1.que ou quem perdeu a esperança.

2.que ou quem recuperou o senso de realidade; desenganado.

E isso, para a saúde física, saúde financeira, saúde profissional, deve mudar rapidamente. Mesmo porque tudo começa na parte técnica, ainda mais se falando em serviços, em que a questão de confiança é muito valorizada.

Eu sou um excelente técnico, mas não gosto de fazer a gestão!

Um bom técnico leva muitos anos para ser formado, são muitos parafusos apertados, defeitos sanados, são noites mal dormidas, uma experiência gigante até mesmo difícil para se medir ou se mensurar. Mas de que vale tudo isso se a gestão fica de lado, sem acompanhar os números, sem sobrar dinheiro em caixa para se reinvestir na própria empresa, como investir em novas ferramentas, novos scanners automotivos, comprar novas atualizações, participar de treinamentos e cursos no Brasil ou até mesmo no exterior?

Preciso de ajuda para fazer a administração da empresa!

E quando se trabalha muito na oficina, e não tem a gestão, a empresa não estará completa, pois é tanto tempo consertando “os carros” que não sobra tempo para cuidar de itens importantes, como a gestão de pessoas, de processos, de atendimento, financeira e outras importantes formas de saber conduzir a empresa. Por isso, com mais controles é possível saber e aprender a administrar, e com isso os investimentos no futuro trarão mais e mais possibilidades de crescimento da empresa, da parte técnica e melhorias de processos.

Saber separar a parte gerencial e a parte técnica é muito importante.

Separar a parte técnica da gerencial é difícil, mas isso é possível, com uma ou mais pessoas dedicadas à gestão da empresa, ou se não tem quem faça, o próprio técnico deve cuidar da gestão, com uma reserva de um tempo no começo do expediente, e outro no final do dia, entre 15 a 30 minutos, para cuidar da administração. Analisar os números mais básicos como fluxo de caixa, entradas e saídas, despesas e custos fixos e variáveis, margem de lucro, controles de estoque, ticket médio e ponto de equilíbrio. E essas informações podem modificar totalmente a parte gerencial, para não criar a desilusão de quem trabalha, trabalha, trabalha e não se vê a cor do dinheiro. Isso é muito frustrante, e quanto menos gestão, menos dinheiro vai sobrar, e menos reinvestimento serão possíveis.

CONCLUSÃO

É uma dor muito grande! Ver grandes técnicos e técnicas, que resolvem quase todos os tipos de problemas na parte técnica, mas que não conseguem ser empresários de sucesso. E qual a solução? Fazer a gestão. Se não for você que é o técnico ou técnica, alguém tem que fazer a gestão, a esposa, o filho ou a filha, ou um sócio, ou um administrador. Uma boa oportunidade é o próprio técnico ou técnica conseguir repassar os conhecimentos para a equipe e após estudar muito, pode cuidar também da gestão da empresa. É muito importante ter esses controles para não voltar para ao assunto da dor, quando se trabalha muito e não se consegue fechar o mês com saldo positivo. E quando fica desiludido a desmotivação é grande, e mais se trabalha na parte técnica e menos tempo para gestão se terá.

Não é simples, mas é necessário ter todo esse trabalho na administração da empresa para ser mais bem-sucedido e mais feliz no seu dia a dia. E quando se consegue fazer a gestão muitas coisas podem mudar! Desde o dia a dia na administração da empresa e negócios, assim é possível investir em cursos e treinamentos, equipamentos e atualizações. 

Pensem nisso! Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor. Transforme a sua empresa em uma oficina forte! Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!