Notícias
Vídeos

Renault apoia projeto de ampliação do Hospital do Câncer de Londrina


A participação da Renault, através da campanha “Adote um metro quadrado do HCL”, tem por objetivo apoiar a construção e um novo prédio de oito andares, com 7.500 metros quadrados

Por: Da Redação - 19 de dezembro de 2013

A Renault do Brasil, através do Instituto Renault, contribuiu com R$ 1 milhão para as obras de ampliação e modernização do principal centro de tratamento de câncer das regiões norte e oeste do Paraná, o Hospital do Câncer de Londrina (HCL). Referência para cinco Regionais de Saúde na área adulta e oito na área infantil, o HCL é um polo regional em sua especialidade e abrange mais de 200 municípios do Paraná.

A participação da Renault, através da campanha “Adote um metro quadrado do HCL”, tem por objetivo apoiar a construção e um novo prédio de oito andares, com 7.500 metros quadrados, anexo à estrutura atual, que soma 12 mil m². Esta área irá abrigar novos consultórios, um centro de diagnósticos, área para realização de ressonância magnética, assistência social e recepção. “A Renault é parte da sociedade paranaense e se orgulha em poder contribuir com o desenvolvimento do estado. Temos 6.500 colaboradores diretos e geramos outros 25 mil empregos indiretos em todo o Paraná. Nosso objetivo é estar cada vez mais próximos das comunidades”, destaca Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.

O Hospital do Câncer de Londrina tem seu atendimento concentrado em pacientes do Sistema único de Saúde (SUS). A ampliação das suas instalações é uma necessidade urgente, tendo em vista a crescente demanda por atendimento na região. Em 2012, o aumento da procura foi de 20%. Naquele ano, o HCL realizou cerca de 460.000 atendimentos a pacientes de diversas cidades do Paraná e até de estados vizinhos. Desse total, 91,4% foram atendimentos através do Sistema Único de Saúde (SUS) e 8,6% à particulares e conveniados.

O Hospital do Câncer de Londrina possui hoje 144 leitos, dos quais 51 são cirúrgicos, 47 clínicos, 16 pediátricos, 07 da UTI e 23 para pacientes particulares e conveniados. A taxa de ocupação para pacientes SUS clínicos e cirúrgicos é superior a 98%, considerando-se dias úteis. Por ano, são realizadas cerca de seis mil internações.

Atualmente, o hospital possui um quadro com mais de 570 funcionários e 100 médicos (dos quais 5 são residentes). O HCL está na posição 19º no ranking nacional em número de atendimento dos hospitais da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (ABIFICC), como prestador de serviços ao SUS. No Paraná, segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o HCL é o primeiro hospital oncológico em número de leitos clínicos e o terceiro em disponibilidade de leitos cirúrgicos.

INSTITUTO RENAULT

O Instituto Renault, lançado em outubro de 2010, reforça a atuação social da Renault e a disposição da empresa em contribuir para a melhoria de vida dos brasileiros. Através dele, a Renault fica mais próxima das comunidades de que participa e pode traçar ações planejadas que tragam ainda melhores resultados para crianças, jovens e adultos transformarem suas vidas para melhor.

O Instituto Renault atua em quatro eixos principais: Educação, Segurança no Trânsito, Desenvolvimento Social e Diversidade, e Sustentabilidade Ambiental e Mobilidade. Suas ações já impactaram, direta ou indiretamente, mais de 300 mil pessoas e os investimentos acumulados já somam mais de R$ 9 milhões.