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NTN-SNR investe para crescer no aftermarket


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Por: Da Redação - 12 de agosto de 2013

EVENTO_AGOSTOCom investimentos previstos de R$ 100 milhões até 2014 em suas duas plantas no Brasil, a NTN-SNR, fabricante de rolamentos e juntas homocinéticas, deseja alcançar participação semelhante a que detém no mercado de equipamentos originais, onde abastece as linhas de montagem das marcas Renault, Peugeot, Citroen, Honda, Fiat, Mann/VW, GM, Toyota e Ford.

A NTN-SNR está no Brasil há 13 anos e hoje pertence ao grupo japonês NTN Corporation, com forte atuação no setor automotivo. “Somos o número 1 em rolamentos de roda, com 25% de participação no mercado mundial, e o número 2 em junta homocinéticas, também com 25% de participação”, afirma Eric Malavasi, vice presidente da Divisão Automotiva do Grupo.

A NTN-SNR possui duas fábricas no Brasil, uma de rolamentos de rodas instalada na Fazenda Rio Grande, município vizinho a capital paranaense, e outra unidade de juntas homocinéticas, na cidade de Guarulhos, município vizinho a capital paulista.

Das linhas de produção paranaense saem os rolamentos de roda de terceira geração para atender os novos modelos da Ford Ecosport e Toyota Etios, item onde a NTN-SNR foi pioneira no Brasil. Segundo o planejamento da empresa, até o final de 2013 está fábrica devera produzir 600 mil peças deste componente.

Os R$ 100 milhões previstos para as duas plantas serão usados na ampliação das unidades e no aumento da capacidade de produção. “Queremos estar entre os primeiros fabricantes do mercado da América Latina, com produtos de alta qualidade e desempenho”, afirmou o vice-presidente da Divisão Automotiva do grupo NTN-SNR.

Para isso, a fábrica no Paraná recebeu nos últimos três anos cerca de R$ 50 milhões em investimentos e teve parte da sua planta ampliada, aumentando a capacidade de produção de 2,2 milhões para 4 milhões de peças por ano. “Devemos chegar até o final do ano até uma capacidade de 4,5 milhões de peças de rolamento”, ressaltou Malavasi.

Já a unidade de Guarulhos receberá o mesmo nível de investimentos e reiniciou a produção de juntas homocinéticas, inicialmente para atender o mercado de OEM, já que sua capacidade de produção hoje é de 1,2 milhão de peças por ano.

“Não é normal para nós temos uma pequena participação no aftermarket no Brasil, uma vez que temos uma grande participação no OEM. Por isso decidimos em 2011 iniciar nossa expansão no Brasil. O objetivo é ter no OEM e Aftermarket uma participação equilibrada”, projeta Malavasi e conclui: “A expectativa é conquistar 25% do mercado de rolamentos até 2014 e 15% do mercado de juntas homocinéticas até 2015.”