Notícias
Vídeos

Jovens carentes recebem bolsas de estudo do Senai Conde José de Azevedo


O SENAI Ipiranga, em parceria com a empresa de autopeças Carbwel, possibilitou estudo de qualificação básica automotiva para alunos carentes. A empresa arcou com custos de alimentação, transporte e mensalidade

Por: Da Redação - 16 de maio de 2012

O curso de três meses da primeira turma de 32 alunos que tiveram a oportunidade de adquirir uma formação básica por conta de bolsas de estudo oferecidas em parceria do SENAI com a empresa de autopeças Carbwel, foi finalizado com frequência excelente e alunos satisfeitos.

Valdir de Jesus, agente de treinamento do Senai Conde José de Azevedo, localizado no bairro do Ipiranga em São Paulo, é enfático ao afirmar que a principal insatisfação das oficinas mecânicas é a falta de mão de obra ou profissionais qualificados. “Partindo desse príncipio, jogamos a responsabilidade para as oficinas e passamos a elas a missão  de indicar jovens desempregados ou de baixa renda para que fossem contemplados com bolsas de estudo para o curso de Qualificação Básica.  Solicitamos que fossem adolescentes com até 18 anos e do convívio: filho do mecânico, sobrinho, vizinho,  para que fosse dado um curso de qualificação”, explica Valdir. Houve uma seleção desses garotos indicados e montaram duas turmas com 32 jovens. Apenas uma desistência foi registrada dentre as inscrições, isso porque o garoto recebeu uma oportunidade de emprego.

A formatura da primeira turma foi realizada no mês de Abril e o SENAI espera que assim como a Carbwel, que foi a patrocinadora da primeira turma de alunos comtemplados com as bolsas de estudo, que outras empresas ajudem a possibilitar inserção social e qualificação técnica para jovens oriundos de classes sociais menos favorecidas.

CARBWEL
Carlos Gomes de Moraes, Diretor Comercial da Carbwel, há 2 anos verificou a falta de mão de obra nas oficinas mecânicas. Recentemente o SENAI disponibilizou as bolsas de estudo para que o projeto, idealizado por ele, saísse do papel. “Para recrutar alunos, percorri igrejas e centros comunitários da região e em dezembro de 2011, convoquei as oficinas locais para conhecerem o projeto”, afirma.

Carlos conta ainda que as oficinas gostaram muito da iniciativa e se comprometeram a contratar os garotos após o curso. “Alguns indicaram aprendizes que estavam tendo a oportunidade de trabalhar na oficina, eles estudam meio período e trabalham meio”, explica Carlos.

A Carbwel pagou a condução de ida e volta dos alunos ao curso, um investimento de aproximadamente R$ 10.000,00.  “Joguei a semente, agora espero que outras empresas e fábricas façam o mesmo, pois com essa ação social, damos oportunidade de estudo a jovens que não possuem condições de arcarem com a mensalidade do curso”, finaliza orgulhoso o idealizador do projeto.

QUALIFICAÇÃO BÁSICA
O primeiro curso foi de motor e agora o SENAI oferece um curso de injeção eletrônica gratuito, como sequência do estudo. Para esse ano, Valdir de Jesus informa que aos poucos as bolsas serão disponibilizadas, mas para isso precisa da ajuda de empresas que tenham intenção de ajudar neste projeto social.
Informações com Valdir de Jesus: vjesus@sp.senai.br

FACULDADE SENAI
Outro projeto que deu certo foi a implantação da Faculdade de Tecnologia, que está instalada nas dependências da Escola SENAI Conde José Vicente de Azevedo. Tem como objetivo atender com mão-de-obra qualificada a indústria automotiva e oferecer à população curso superior de tecnologia de alta qualidade.