Especial - Da Redação

Oficinas Online: marketing digital para turbinar negócios nas reparadoras

O bem sucedido programa Guia de Oficinas Brasil, criado em 2003, formou a maior rede de oficinas do país. Para fazer parte do “Guia” é preciso passar por um rigoroso processo de seleção formando um “time” de oficinas diferenciadas

Para donos de carros que procuram estabelecimentos qualificados o Guia oferece um site onde é possível localizar estas oficinas, conhecer seus serviços, visualizar fotos da fachada e interior, e até agendar um serviço!
A operação já conta com mais de 2.600 oficinas posicionadas em todo o território nacional, e assim, pode ser considerada a maior “rede” de oficinas do Brasil.
Esta ação de grande utilidade para as oficinas e donos de carros tem o patrocínio de empresas reconhecidas no setor como: Dayco/Nytron, MTE-Thomson, Sabó, Sachs/TRW, Tecnomotor e Texaco. 

Oficinas Online 

Desde a sua criação, o programa Guia de Oficinas Brasil passou por várias evoluções e sempre esteve à frente na medida em que o mundo digital avançava, tanto é verdade que o primeiro aplicativo de busca de oficinas foi lançado na AUTOMEC de 2013.
Mas assim como a evolução digital que só fez acelerar a criação de novas oportunidades e tendências, o Guia de Oficinas Brasil, além de novos serviços digitais, a partir de agora muda de nome e passa a ser chamado OFICINAS ONLINE.
 Esta evolução se fez necessária, pois o dinamismo do mundo digital exigiu esta modificação, “Na internet as pessoas procuram facilidade, rapidez, agilidade e a começar pelo nome dos sites e serviços, e neste sentido Guia de Oficina Brasil, por ser uma denominação longa não combinava com o ambiente digital, já OFICINAS ONLINE tem a velocidade e a objetividade da própria internet!”, explica Shelli Braz, gerente do programa.

Agência Digital

Na esteira de permanentes novidades, e estudando as necessidades das oficinas e seus próprios desafios no mundo digital, a equipe do “Oficinas Online” desenvolveu um produto para turbinar ainda mais os negócios dos reparadores, aproveitando as mídias sociais e o próprio Google.
“Uma pesquisa realizada pela CINAU - Central de Intelegência Automotiva, unidade do Grupo Oficina Brasil -  identificou que mais de 65% dos donos de oficinas entendem que o Facebook e o Google representam uma boa ferramenta para se comunicar com os clientes e prospectar novos. Esta informação era o que precisávamos para desenhar este novo serviço de agência digital, esclarece Shelli.
A nova Agência Digital já oferece serviços de gerenciamento das atividades nas redes sociais e Google para as oficinas do Programa, mediante a apresentação de relatórios e a própria percepção dos donos destas oficinas (confira os depoimentos nas próximas páginas desta edição).
Para aquelas oficinas que já fazem parte do programa Oficinas Online (ex- Guia de Oficinas Brasil) basta entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (11) 3078-0720 e falar com Barbara ou através do WhatsApp: (11) 94596-7624. Vale ressaltar que o atendimento é feito somente em horário comercial.

Serviços e custos

Os serviços que contemplam o pacote para divulgação das oficinas foi criado estrategicamente para obter o melhor custo & benefícios. Através da plataforma do “Oficinas Online”, serão criadas campanhas no Facebook, Instagram e no Google para alcançar o público alvo de forma segmentada, ou seja, de acordo com a localização das oficinas.
Além disso, a oficina terá uma página no site com fotos, serviços e contatos, e também uma agenda online para gerenciar os agendamentos que seus clientes poderão fazer através da plataforma. 

Confira abaixo os planos disponíveis para tornar a sua oficina, uma OFICINA ONLINE:

A forma de pagamento será feita diretamente do site do OFICINAS ONLINE (www.oficinasonline.com.br) através do agente comercial PayPal, que irá garantir a segurança nas informações de cartões de créditos da oficina.

Oficinas participantes

DIAS AUTO CENTER - Tulio Dias Frausino, proprietário da oficina Dias Auto Center, em Uberlândia-MG, que aderiu ao Oficinas Online, conta um pouco sobre sua trajetória no setor da reparação automotiva: “desde os 13 anos eu trabalho na área, começando em concessionária e fazendo curso no SENAI, porque sempre gostei muito de mexer com carros e da parte técnica deles. Após o curso entrei na faculdade e me formei em engenharia mecânica, para então abrir minha própria oficina”. Tulio ainda se mostra muito antenado às novas tendências do mercado e leva isso para sua gestão na Dias Auto Center. “Hoje a internet traz muita praticidade, todo mundo tem acesso ao Facebook, ao Google, seja em celulares ou pelo computador. Eu não vejo mais retorno em outras mídias já ultrapassadas, como panfletos ou lista telefônica, não se usa mais. As redes sociais e a internet são uma nova tendência, uma forma de colocar minha oficina em evidência, por isso escolhi fazer parte do Oficinas Online”.

O proprietário da oficina não poupa elogios ao atendimento dado pela equipe de gestão do projeto Oficinas Online e já enxerga resultados positivos em seu negócio: “o suporte é muito bom, com o pessoal muito prestativo e o melhor de tudo é que já estamos tendo retorno com e-mail marketing, posts publicados e além de tudo o cliente faz o agendamento da reparação conosco e em questão de minutos já temos um feedback. Isso nos ajuda a estar ligando rapidamente para esse nosso cliente e prospectando venda. É muito interessante. Em dois meses já consigo ver um retorno grande se comparar o antes e depois”, afirma.

Tulio aproveita ainda para deixar um recado aos colegas que não fazem parte do Oficinas Online até o momento. “Eu posso garantir que é uma tendência que compensa, pois hoje em dia o marketing digital é essencial, com retorno muito maior do que outros meios. O digital e o boca a boca são os principais recursos nesse nosso ramo”, finaliza.

AMA AUTO MECÂNICA AIRTON - Alceu Douglas, filho do proprietário e administrador da oficina AMA Auto Mecânica Airton, em Guabiruba-SC,é reparador automotivo desde 2012 por influência de seu pai, Airton, que trabalha no ramo desde 1997 e sempre idealizou ter seu negócio próprio, como conta Alceu: “ele sempre quis ter a oficina dele e essa ideia se fortaleceu em 2002, quando ele trabalhava em uma concessionária e os empresários da região começaram a incentivar, afinal ele prestava um ótimo serviço, sempre muito educado, prestativo, com uma boa assistência. Mas somente em 2013, com o apoio com o apoio de um desses incentivadores, foi aberta a oficina, realizando um grande sonho do seu pai e meu também”.

Formado em consultoria técnica automotiva, Alceu ajuda o pai desde 2012 e foi o principal idealizador da oficina AMA aderir ao programa Oficinas Online: “desde pequeno eu sempre fui com meu pai aos locais onde ele trabalhava e só ficava assistindo. Foi a partir daí que surgiu essa paixão pela reparação. Como estou estudando marketing voltado ao comércio eletrônico e vendas online, eu sempre falei ao meu pai que o uso das redes sociais aumentava a visualização da oficina para atrair mais clientes. O meu primeiro passo nesse âmbito foi um pequeno investimento no Google, há uns 4 meses atrás, até conhecer e surgir o interesse de aderir ao plano do Oficinas Online. Eu mostrei a apresentação do programa para meu pai e o que ajudou muito foi o nome do Jornal Oficina Brasil, que ele recebe desde quando começou a trabalhar com carros”.

Alceu ainda afirma que já pode ver mudanças no comportamento dos clientes e aumento de busca por sua oficina: “teve um bom retorno já e conseguimos medir isso quando o pessoal liga pra cá a gente pergunta como conseguiram nosso número. Prontamente a resposta é de que nos achou pelos mídias sociais.”

O administrador da oficina ressalta que a confiança do pai no nome Oficina Brasil foi grande fator para se arriscar no plano Oficinas Online: “Confesso que no começo a gente não botava fé no plano pelo fato de ser à distância e pelas decepções com outras empresas nas quais a gente pagava e não tinha retorno algum. Mas meu pai sempre dizia que era da Oficina Brasil, que eles não fariam isso conosco de oferecer algo que não nos ajudasse. Então com todo respaldo do pessoal que faz a gestão do plano e nos auxiliam tivemos a certeza de que fizemos a escolha certa”.

NATAL AUTO TECH - Robson Alves Nunes é reparador por influência de seu tio e fez curso no SENAI com apenas 16 anos para aprender ainda mais sobre a profissão que escolheu para a carreira. O curso que durou 1 ano e meio deu a oportunidade de Robson trabalhar em uma grande concessionária logo aos 18 anos. Hoje, como administrador na oficina Natal Auto Tech há três meses, o profissional tem a oportunidade de acompanhar a evolução do mercado para o mundo online e digital. “Quando eu cheguei aqui a oficina já estava funcionando, mas há pouco tempo, então eram poucos funcionários além do proprietário, o Ricardo. Não tinha nenhuma forma de divulgação além do famoso boca a boca e panfletos. Foi então que surgiu a ideia de conversar com o proprietário e seu sócio para que a gente passasse a divulgar nas redes sociais, no Oficinas Online, que eu pude conhecer através do anúncio no Jornal Oficina Brasil”.

Robson conta que entrou em contato com a equipe de suporte e atendimento do Oficinas Online imediatamente para conhecer mais sobre o plano devido à necessidade: “hoje em dia praticamente 100% da população está conectada à internet e redes sociais”.

Segundo o administrador, o Oficinas Online é um projeto de médio a longo prazo e acredita que a previsão de retorno será cumprida no tempo em que é estimado: “está dentro das nossas perspectivas começar a ver um bom retorno daqui dois meses pelo menos, afinal acabamos de começar com esse investimento. É um investimento muito válido.”.

DIMAS NORTE - O empresário e presidente do SINDIREPA, Antonio Fiola, que faz parte do Oficinas Online com sua oficina Dimas Norte, também falou sobre sua carreira no setor da reparação automotiva e do programa: “eu comecei no setor desde criança, por causa do meu pai. Aos 16 anos, quando meu pai faleceu eu resolvi empreender sozinho. E o que me levou a tudo isso foi a paixão por carro desde criança. A reparação está no meu sangue”.

Sempre ligado na evolução do mercado e das novas tendências, Fiola comenta sobre a gestão em seu negócio: “quando me formei eu comecei a ver a necessidade de ampliar meu empreendimento e uma gestão que não fosse apenas técnica, mas também voltada para a administração. Com isso, fomos adequando algumas ferramentas de marketing para uma época que não existia internet. Com a chegada da internet e das redes sociais, eu sempre tive o interesse por esse mercado. Quando eu fui procurado pela Oficina Brasil para fazer um plano de marketing em conjunto, eu vi que poderia ser uma grande oportunidade”.

O empresário ainda elogia o atendimento recebido pela equipe de gestão do Oficinas Online, fala sobre a importância das redes sociais no negócio e mostra muita satisfação: “fui muito bem atendido desde o primeiro dia e isso me deixou muito satisfeito em querer fazer o programa. A recomendação é muito importante no nosso mercado, então quando a gente está atrelado a um programa tão bom quanto esse, passamos credibilidade ao nosso cliente, que é aquele clientenovo, que vai vir não através de uma indicação de parentes e amigos, mas de uma agência que tem a expertise em trazer esse tipo de cliente para nós. Em pouco tempo já pude notar uma movimentação maior e já recebi até feedbacks positivos de clientes. Estou muito satisfeito”.

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