Entrevistas - Vinícius Montoia

Mitsubishi vai estreitar ainda mais a relação com os reparadores e promete site renovado

Com diversas ações voltadas para o aftermarket independente, marca oferece informações técnicas gratuitamente e peças com até 70% de desconto

A Mitsubishi tem se mostrado, nos últimos anos, a principal montadora japonesa no Brasil que realmente se importa com os reparadores independentes. É a única, entre Toyota, Honda, Subaru e Nissan, que oferece um Portal exclusivo para os profissionais do setor, com informações de reparo de veículos, acesso a compra de peças, disponibilizando mais de 100 mil itens em seu catálogo de peças e literatura técnica.

Julio Fiorin, Diretor de Pós-Venda da Mitsubishi Motors, conversou com exclusividade com o Jornal Oficina Brasil e você confere aqui os planos da marca para os reparadores independentes em 2017:


Jornal Oficina Brasil: Conte um pouco sobre o trabalho na área de pós-venda da montadora.

Julio Fiorin: O trabalho na área de pós-venda exige muita dedicação e planejamento. Buscamos definir os processos de forma que fiquem enxutos e flexíveis, intensificando o relacionamento com os clientes e fornecedores, investindo em treinamento e motivação dos colaboradores. 

Nossa área de pós-venda é composta pelas equipes de Operações Comerciais, Serviços, Treinamento, Desenvolvimento de Acessórios/ Remanufaturados e SAC. Tais equipes atuam continuamente no auxílio à rede de concessionárias no que diz respeito aos processos de atendimento, orçamentos, comercialização, desenvolvimento e aplicação de peças/acessórios genuínos, no desenvolvimento de processos e programas de incentivos, suporte para dúvidas ou soluções técnicas e controle dos processos de garantia. Sempre buscamos intensificar os aspectos que superem as expectativas dos clientes na marca.

 

JOB: Qual é a demanda anual da empresa e envolve quantos produtos no pós-venda?

JF: Atualmente, disponibilizamos aproximadamente 117 mil itens no portfólio de produtos, com taxa de 98,6% de primeiro atendimento das demandas geradas pela rede concessionárias em 24 horas.

Dentre os produtos que disponibilizamos temos MITKit Peças, o MITRenova e a linha de produtos M-Tech, todos com excelente custo-benefício e qualidade de peças originais, sendo: O MitKitPeças é composto por itens de alto giro agrupados em um kit e desenvolvidos de acordo com a demanda de peças de maior desgaste e consequente troca com mais frequência. É uma excelente opção para um serviço de qualidade e com preço competitivo.

O MitRenova são itens remanufaturados e itens seminovos certificados pela Mitsubishi Motors. As grandes vantagens de comprar estes itens são a qualidade e os preços, que podem chegar até 70% de desconto. Importante dizer que os itens remanufaturados obedecem aos elevados padrões de qualidade da Mitsubishi Motors e têm a mesma garantia de itens novos. O reparador pode ter acesso a todos os itens disponíveis consultando a nossa Rede de Concessionárias.

Os produtos da linha M-Tech são itens desenvolvidos pela Mitsubishi e trazem em sua composição acessórios do mais alto padrão de qualidade, tecnologia e inovação. 

 

JOB: No site da fabricante há um espaço dedicado a informações técnicas. Como isso funciona? É voltado para os reparadores independentes? 

JF: Criamos o Portal  ReparadorMit para o público de Reparadores Independentes (www.reparadormit.com.br). O intuito é disponibilizar o Catálogo de Peças, o reparador encontra ofertas especiais de peças, literatura técnica, Dicas de Serviços e Literatura de Bordo, tornando-se um canal de comunicação e apresentação de produtos para os reparadores.

 

JOB: Como as peças chegam aos reparadores interessados?

JF: No site ReparadorMit é possível  solicitar cotações ou  análises de dúvidas para uma concessionária  de preferência do reparador. Assim que a concessionária recebe a solicitação entra em contato para confirmar alguns dados do veículo e do reparador, sendo possível otimizar o processo e ter certeza que a necessidade do reparador será atendida.

 

JOB: Qual a importância do reparador na hora de repassar o seu produto?

JF: Para nós, o reparador é fundamental quando falamos da continuidade do cliente na marca, pois o dono do carro muitas vezes desconhece os benefícios da utilização de peças originais em seus veículos. O reparador, sempre visando a qualidade de seus serviços, tendo conhecimento do custo-benefício dos produtos Mitsubishi, pode apresentá-los, explicando a importância da utilização das peças originais para o bom funcionamento do veículo.

 

JOB: Vocês têm noção de quantas oficinas independentes trabalham com os seus produtos?

JF: Nós estamos acompanhando os reparadores cadastrados no site ReapardorMit, que atualmente são cerca de 8.500 reparadores. Entretanto, sabemos que esse número é bem maior, já que muitas pessoas que acessam não efetivam os cadastros.  Aproveitando a oportunidade, convido a todos os reparadores a se cadastrarem no site ReparadorMit!

 

JOB: Quais os próximos passos para aproximar ainda mais a empresa da reparação independente? Quais as próximas novidades?

JF: Estamos preparando para 2017 muitas novidades para o reparador, queremos aproximar ainda mais. O site passará por algumas melhorias que terão como foco a facilidade de navegação e mais interação com os usuários. Além disto, disponibilizaremos mais conteúdos voltados para o reparador como treinamentos on-line e presenciais, dicas de serviços e literaturas técnicas para auxiliar no trabalho do dia a dia.

As promoções continuam e buscaremos ofertar as peças com descontos imbatíveis! E tem mais: como queremos trazer o reparador para mais perto de nós, teremos eventos e visitas na montadora. Fiquem atentos às comunicações divulgadas no ReparadorMit!

 

JOB: Vocês pretendem, com a iniciativa do portal, tornar o produto ainda mais confiável no mercado nacional?

JF: Com toda certeza a confiabilidade nossos produtos e serviços prestados só tende se aprimorar! Nós pretendemos com o Portal ReparadorMit facilitar o contato do reparadores com a Mitsubishi e a rede de concessionárias, disponibilizando o acesso às informações técnicas, esclarecendo algumas dúvidas e ofertando peças originais com qualidade e preços atrativos. Essa aproximação beneficia a todos, principalmente os clientes da marca, pois facilita o acesso a peças originais que obedecem aos elevados padrões de qualidade da Mitsubishi Motors.

 

JOB: Qual é a política de fidelização da empresa? Como vocês convencem o reparador e utilizar peças originais?

JF: A Mitsubishi Motors busca superar as expectativas dos clientes, esteja ele em nossas oficinas da rede ou no reparador independente, ou seja, prezamos pela continuidade do atendimento de qualidade. Para isso, nossa atenção estará cada vez mais voltada para a qualidade do produto, atendimento de entrega de peças de modo que também atendam às necessidades dos reparadores. 

Semanalmente, enviamos ofertas e novidades para os reparadores que estão cadastrados em nosso site e nas comunicações sempre ressaltamos a importância do uso das peças originais, pois terá garantido o direito de trocar a peça diante de casos de defeito de fabricação. 

Nós trabalhamos junto à rede de concessionárias para auxiliá-los e garantir o bom relacionamento e atendimento para o reparador. Para este ano nosso objetivo é nos comunicarmos ainda mais com o reparador.

 

JOB: Qual a percepção dos reparadores sobre os conteúdos oferecidos pela empresa e quais os resultados disso?

JF: Acompanhamos a percepção dos reparadores que acessam os conteúdos e as dicas disponibilizadas no ReparadorMit. Nós sabemos que esses são os conteúdos mais acessados no portal. Recebemos muitos elogios através do Fale Conosco, das redes sociais e em fóruns.

 

JOB: Como você vê as redes sociais, que hoje são uma porta de esclarecimento e que acabaria ajudando a empresa em vários aspectos?

JF: As redes sociais são certamente um meio rápido e objetivo para troca de informações. A interação possibilita conhecermos os hábitos, necessidades e opiniões dos reparadores. Desta forma, podemos atuar diretamente nas demandas mencionadas e apresentar os produtos e benefícios, ampliando as possibilidades de negócios para reparadores independentes.

 

JOB: Todos os produtos são de fornecedores locais ou importados? Qual a porcentagem importada e a porcentagem de fabricantes nacionais?

JF: A Mitsubishi atua com fornecedores nacionais e estrangeiros. Atualmente, 50% das peças são importadas e 50% das peças são nacionais. O processo de homologação das peças nacionais tem as mesmas exigências técnicas do processo de homologação das peças importadas, justamente para mantermos o padrão de qualidade Mitsubishi Motors.

 

JOB: Fique a vontade para deixar qualquer esclarecimento, recado ou informação para nossos leitores.

JF: Gostaria reforçar que estamos empenhados em estreitar a nossa parceria com os reparadores independentes. Entendemos que são fundamentais no ciclo de confiança que buscamos praticar juntos aos clientes na marca! Contamos com vocês em 2017!

comentários
Avaliar:

Comentários