Notícias
Vídeos

Conquista do Prêmio Nacional do Sebrae coroa modelo de gestão da oficina Renova


Formação de mão de obra e práticas sustentáveis marcam os 30 anos de história da empresa

Por: Da Redação - 07 de dezembro de 2017

Avaliação de resultados sempre fez parte da gestão da oficina Renova, localizada em Serra, Espírito Santo, mas com um olhar mais apurado e ajuda de consultores do Sebrae conseguiu aprimorar o modelo de gestão da empresa que tem 30 anos de trajetória e levou a conquista do Prêmio Nacional Sebrae MPE Brasil. O trabalho para chegar a esse resultado de destaque e reconhecimento nacional teve início em 2013 quando o empresário Fabio Tessarolo resolveu se inscrever pelo site do Sebrae para avaliar a gestão da oficina, especializada em colisão. A partir do mapeamento da situação da empresa, Tessarolo foi, com orientação de consultores do Sebrae, implementando melhorias que garantiram aumento de produtividade (receita X número de colaboradores) em 32%, 26% de incremento no faturamento do tíquete médio por veículo. "Antes fazíamos análise financeira e técnica, mas faltava um norte que ganhamos com o apoio do Sebrae. O dia a dia da oficina leva o empresário a ficar muito preocupado com a parte operacional dos serviços e a realizar as entregas dos carros, não avaliando a gestão da empresa", considera.

A empresa realiza há 13 anos trabalho social com a ONG “ Montanha da Esperança – HOPE Esperança Sem Limites” para formação de mão de obra de jovens para oficinas, iniciativa que Tessarolo se orgulha e diz que é transformadora, uma lição de vida. Em sua equipe atual de 23 profissionais, 6 vieram do projeto. O empresário conseguiu apoio de seus fornecedores parceiros PPG e da 3M para dar continuidade a esta ação.

Desde 2004 a Renova implantou projeto ambiental com a orientação do SENAI, e com o SESI realiza acompanhamento no cumprimento das obrigações e prevenção nas questões trabalhistas. Agora, o próximo passo é a certificação do IQA, Instituto da Qualidade Automotiva.

Com relação à premiação, o empresário revela que o reconhecimento oficial de uma instituição de nível nacional como SEBRAE) sobre o trabalho desenvolvido  servirá de referência no mercado de reparação de veículos e que por já ter atuado com liderança representativa do setor (ASSORVES/SINDIREPA-ES), poder inspirar outros empresários é motivador.